Seguimento Açores e Madeira - Novembro 2011

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
ilhas.gif

Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto de Meteorologia.
 


Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Açores em Aviso Vermelho, Madeira em Aviso Laranja na agitação Marítima.

Situações mais perigosas:

Madeira
TI1RB.png


Açores
mNJe6.png
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
Bom dia,

tal como previsto o vento a fazer sentir-se com muita intensidade, neste momento sopra de sudoeste entre os 40-50 Km (segundo o Weather undergroud). de quando em vez cai um ou outro aguaceiro.

contudo o pior, para o grupo central, espera-se para o final da tarde quando o vento passar de Oeste para Nordeste,sendo esse o pico. para o grupo oriental o pico do vento deverá ser já à noite.

Ps: Neste momento cai uma aguaceiro forte
 

LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada
10h.png

By lmcg at 2011-11-01

Bom dia,

Aqui por São Miguel já se faz sentir algum vento. Rajada máxima de 28 km/h de Sul aqui junto à Universidade.
Nas Serras temos velocidades médias de 30 a 50 Km/h.

Cumprimentos,
Luís Guilherme.
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
Após o forte aguaceiro que referenciei no meu post anterior as ribeiras chegaram fortes, felizmente que foi apenas um aguaceiro (de longa duração) mas já parou.
fica aqui as fotos da ribeira

dscf1643m.jpg
[/URL][/IMG]

dscf1644u.jpg
[/URL][/IMG]

dscf1645r.jpg
[/URL][/IMG]
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boa tarde,

Nesta altura o vento está a soprar forte por S.Miguel. Aqui pelas Eiras já cai um ou outro aguaceiro e o céu está encoberto. O mar também já está ruim mas o pior está ainda para vir em relação ao vento e à odulação.
Nesta altura o vento sopra numa média de 50.4 km/h com rajadas mais fortes, ou seja, ainda um pouco abaixo dos 100-110km/h previstos para quando ele mudar para Oeste.

Cumprimentos a todos
 

Snowy

Cumulus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
272
Local
Ponta Delgada
Após o forte aguaceiro que referenciei no meu post anterior as ribeiras chegaram fortes, felizmente que foi apenas um aguaceiro (de longa duração) mas já parou.

Boa tarde

Isto não está bonito por aí...espero que as ribeiras tenham tempo de escoar entre aguaceiros... Que corra pelo melhor :thumbsup:

Por PDL, temp. 21º, mantém-se vento constante numa média de 50km/h SW, segundo o Weather Underground a maior rajada atingiu 72,2km/h na última hora e continuam os aguaceiros pontuais. Quanto ao mar, não consigo ver nada, está tudo encoberto e estou "sem vista" aqui de onde estou :(
Estou curiosa para ver se a SATA que está a chegar de Lisboa vai mesmo aterrar, se bem que já a vi aterrar em dias piores, mas hoje não sei, o vento está bastante instável.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
O tempo nos Açores agrava-se a partir de hoje ...

Previsão de vento com rajadas até 130 km/h e ondas com nove metros para os próximos dias

O estado do tempo vai sofrer um agravamento nos Açores a partir da madrugada de terça-feira, esperando-se vento forte com rajadas que podem atingir 130 quilómetros por hora e ondas de nove metros de altura.
A previsão do Instituto de Meteorologia indica que o mau tempo vai começar a fazer-se sentir nas ilhas do Grupo Ocidental (Flores e Corvo) a partir das 03:00 de terça-feira e mantém-se até às 12:00 de quinta-feira, com ondas de oeste, passando a noroeste, com mais de nove metros. Neste grupo de ilhas, entre as 03:00 de terça-feira e as 09:00 de quarta-feira, espera-se também vento de oeste entre 75 e 87 quilómetros por hora, com rajadas que podem chegar aos 130 quilómetros por hora.
No Grupo Central (Terceira, Graciosa, S. Jorge, Pico e Faial), entre as 09:00 de terça-feira e as 12:00 de quinta-feira, espera-se agitação marítima com ondas de oeste, passando a noroeste, entre oito e nove metros de altura. Ainda neste grupo de ilhas, entre as 09:00 de terça-feira e as 09:00 de quarta-feira, a previsão aponta para vento de oeste entre 75 e 87 quilómetros por hora, com rajadas que podem atingir 130 quilómetros por hora.
Relativamente ao Grupo Oriental (S. Miguel e Santa Maria), a previsão indica agitação marítima, com ondas entre oito e nove metros, das 18:00 de terça-feira até às 12:00 de quinta-feira. O vento vai soprar de oeste entre 65 e 74 quilómetros por hora, com rajadas até 100 quilómetros por hora, das 12:00 de terça-feira até às 06:00 de quarta-feira.
Na sequência desta previsão, o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores emitiu hoje um aviso em que recomenda às populações que adotem as medidas de precaução habituais nestas ocasiões.

Fonte: RTP/RDP Açores
 

Snowy

Cumulus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
272
Local
Ponta Delgada
Segundo o Weather Underground, neste momento a situação está "invertida" em relação às previsões de vento. Neste momento o vento médio está significativamente mais forte no grupo oriental (média 55km/h rajadas 70km/h), a seguir no grupo central (média 40km/h, rajadas 60km/h) e finalmente nas Flores a média do vento neste momento ronda os 22km/h mas com rajadas que chegam quase aos 70km/h. Em PDL a chuva mantêm-se.
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Corrijam-me se eu estou errada, mas pelos modelos GFS, neste mês de Novembro vão ser seguidas e o dia de hoje é só o começo. Sei que as previsões a longo prazo não são muito fiáveis mas facto é que parece que a cada dia os modelos pioram um bocado e não é só para os Açores mas também para todo o país.

Boa tarde,

Ainda é muito cedo para termos certeza ...pois ate 48h podem alterar as previsoes..
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boa tarde,

Sigo com chuva intensa e vento muito forte com rajadas que já devem ter ultrapassado os 100 km/h. Já tive baixas de luz 2 vezes. Aqui na zona das arribanas uma árvore grande foi arrancada pelo vento e disseram-me há poucos minutos que os bombeiros tinham ido tirá-la do caminho.

Continua a chover intensamente. Da tarde vou tentar tirar fotos ( se o tempo não piorar mais)

Cumprimentos
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Corrijam-me se eu estou errada, mas pelos modelos GFS, neste mês de Novembro vão ser seguidas e o dia de hoje é só o começo. Sei que as previsões a longo prazo não são muito fiáveis mas facto é que parece que a cada dia os modelos pioram um bocado e não é só para os Açores mas também para todo o país.

Boa tarde,

Falei ontem com um pescador e ele disse que o "cabeço" do mar só iria acalmar lá para principios ou meios de Dezembro. Até fiquei incrédulo mas eles são homens sábios e já andam nestas andanças do mar há "podês".

Cumprimentos
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Boa tarde,

Sigo com chuva intensa e vento muito forte com rajadas que já devem ter ultrapassado os 100 km/h. Já tive baixas de luz 2 vezes. Aqui na zona das arribanas uma árvore grande foi arrancada pelo vento e disseram-me há poucos minutos que os bombeiros tinham ido tirá-la do caminho.

Continua a chover intensamente. Da tarde vou tentar tirar fotos ( se o tempo não piorar mais)

Cumprimentos

Pelos relatos aqui descritos...não se justificava um alerta amrelo para a precipitação? No site do IM so esta alertas para a agitação maritima e vento:confused:
 

Snowy

Cumulus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
272
Local
Ponta Delgada
Boa tarde,

Ainda é muito cedo para termos certeza ...pois ate 48h podem alterar as previsoes..



Desculpa, tive que alterar o post uma vez que estava off-topic. Mas já consultei o topic certo e realmente é mais ou menos isso. De facto falta muito mas por aqui não vejo "jeitos" de dias de sol este mês, nos melhores dias temos tido as quatro estações num dia, o que é mesmo típico. A ver vamos o que virá.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Segundo o Weather Underground, neste momento a situação está "invertida" em relação às previsões de vento. Neste momento o vento médio está significativamente mais forte no grupo oriental (média 55km/h rajadas 70km/h), a seguir no grupo central (média 40km/h, rajadas 60km/h) e finalmente nas Flores a média do vento neste momento ronda os 22km/h mas com rajadas que chegam quase aos 70km/h. Em PDL a chuva mantêm-se.

Boa tarde,

As previsões de vento nos Açores e para os 3 grupos nunca devem ser levadas à letra porque como todos nós sabemos essas previsões podem correr o risco de caírem sempre por terra. Há ilhas nos Açores em que a exposição aos ventos é maior e outras em que ela é menor - nas ilhas mais próximas às suas vizinhas, e mais forte nas ilhas um pouco mais isoladas, independentemente seja-se do grupo oriental, central ou ocidental.
Muito provavelmente estarei já com rajadas de 110 km/h aqui em cima nas Eiras freguesia da Covoada - zona de Arribanas e Amaro Dias, porque é uma zona alta e dada a ventos e a nevoeiros constantes tal como também S.Sebastião na Terceira.

Cumprimentos