Seguimento Açores e Madeira - Novembro 2011

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
não sei se é devido à ondulação forte ou ao ento o que é certo é que, segundo a imagem da rtp1, a ilha das flores mudou de grupo passando do ocidental para o oriental :lmao:
é cada uma que de uma pessoa tem de ver :surprise:

30081910150364850086806.jpg
[/URL][/IMG]

o oque é certo é postes de telefone caídos.

Boa noite,

Como é possivel haver tanto desconhecimento sobre os açores em pleno século 21? No comment :surprise: Isto é um erro muito grave!

Mas, quem sabe eles estavam a fazer confusão com as formigas? Sim, porque o Grupo Oriental é constituído por três ilhas: 2 ilhas e uma ilhota a meio delas duas, se bem que isso não justifica o erro mas pronto. Além disso vejo ali o Corvo muito próximo do Grupo Central :lmao: lol lol quando na verdade flores e o corvo ficam bem mais afastadas. Enfim, isso só mesmo para rir :lmao:
Continua o vento Muito Forte por aqui


Cumprimentos
 


Snowy

Cumulus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
272
Local
Ponta Delgada
:shocking: A ventania até empurrou a ilha para os nossos lado! Feliz por saber que temos novos vizinhos :lmao::lmao::lmao:

Por aqui continua tudo igual, o vento não descansou um minuto mas não chove neste momento.
 

Aero

Cirrus
Registo
26 Set 2011
Mensagens
35
Local
Horta / Nazaré
esta tarde no Faial (aeroporto) a media foi de 30 nós, rajadas de 45 nós, e maximo de 54 nós. A precipitação foi despresável, se bem que quando chovia era mesmo muito forte, mas 20s após, já não havia nada.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boa noite,

Segue o vento muito forte. E está a começar a chover forte de novo. Acho que é mais um aguaceiro forte e acompanhado por vento ainda mais forte.
Curioso que nem sei como o aeroporto de P.Delgada está a permitir ainda vôos com esse temporal. Eu não seria capaz de me pôr num avião com um tempo desses. Só mesmo suicídio. Descolou agora há pouco um avião no ar e vi ele dar uma forte guinada para baixo empurrado pelo vento e desapareceu nas nuvens. Até pensei que ele fosse cair. Bem posso imaginar o sobressalto dos passageiros naquela altura. Segundo o rumo dele acho que deveria de ir para o Continente. Que tenham uma boa viagem.

Abraços e cumprimentos
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Boa Noite! Aqui pela Lagoa a unica coisa boa que o dia teve foi a temperatura que foi amena, até amena demais para a época do ano :lol::lol:. Pois eu ainda ando de manga curta. Quanto ao resto tivemos chuva forte a partir do meio da manhã que passou a aguaceiros por vezes fortes durante a tarde, o vento tem soprado ao longo do dia com bastante intensidade. O mar também continua com ondulação forte, oiço bater na rocha com violencia.
 

LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada
Boa noite,

Ainda não consegui uma rajada acima dos 40 Km/h! Mas já era de esperar com vento de Oeste. Só quando sopra de sul é que tenho campo aberto (sem prédios) e assim consigo comparar a minha estação com a do aeroporto.
Estou curioso para saber o valor das rajadas na Graciosa medidas no Parque Eólico da EDA, soube que a seguir ao Corvo a Graciosa registou a segunda maior rajada. Aqui em S. Miguel questiono se tivemos rajadas de 100 km/h.

Cumprimentos,
Luís Guilherme.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boa noite,

Ainda não consegui uma rajada acima dos 40 Km/h! Mas já era de esperar com vento de Oeste. Só quando sopra de sul é que tenho campo aberto (sem prédios) e assim consigo comparar a minha estação com a do aeroporto.
Estou curioso para saber o valor das rajadas na Graciosa medidas no Parque Eólico da EDA, soube que a seguir ao Corvo a Graciosa registou a segunda maior rajada. Aqui em S. Miguel questiono se tivemos rajadas de 100 km/h.

Cumprimentos,
Luís Guilherme.

Boa noite,

Estou curioso também por saber qual a rajada máxima nos Graminhais que com certeza deve ter sido bem mais forte do que em P.Delgada por causa da inexistência de casario humano. Estava para ir hoje lá mas por motivos de força maior não me pude deslocar.
Tenho a certeza absoluta que na zona ocidental sul da ilha as rajadas superaram facilmente os 100km/h. Aqui por exemplo na minha zona como é alta e no centro da ilha, sente-se mais o vento quando sopra do quadrante Oeste porque atrás da freguesia e da minha casa não existem prédios nem casas mas sim só montanhas, matas, pastos e terrenos baldios livres, logo não há nada a servir de barreira. Por acaso não tenho estação mas estou para adquirir uma. Mas se rajadas que te levam ao chão ou que te empurrem até pairares no ar como eu pairei hoje não são de 100 km/h então fico com as minhas dúvidas. Já estive a tentar pesquisar qualquer coisa sobre isso no CLIMAAT mas o browser não me deixa entrar. Mas pelo senso comum e por já estar familiarizado com essa intensidade de vento aqui nas ilhas posso arriscar mesmo a dizer que elas superaram os 100 km/h. Já em P. Delgada a história deve ser diferente por causa da concentração de prédios. mas atenção. Não estou a falar em nós mas sim mesmo em km/ h.

Continua o vento forte e de vez em quando um aguaceiro
Cumprimentos
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boa noite,


Este site regista que nesta altura o vento em S.Miguel está a soprar de W a 31 mph com rajadas de 45 mph . N sei o que isso significa mas a mim parece me ser forte e que as rajadas estão a superar os 40. Mas claro que isso depende e muito das zonas. Em zonas altas ele sopra mais forte que em zonas baixas ( como em P. Delgada, Vila do porto ou Horta por exemplo). Mas aqui na minha zona o vento está a soprar muito forte de W porque localizo-me numa freguesia de zona alta e de montanha do Concelho de P. Delgada.

Mas nem tudo é mau, ao menos os meus araçaleiros estão a sobreviver às rajadas :D



http://www.tititudorancea.com/z/tempo_previsao_temperatura_ponta_delgada_nordela_acores_portugal.htm


Cumprimentos e uma boa noite a todos
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Boa noite,

O vento se intensificou a 1h atrás, já tive uma rajada a 4 minutos atrás, de 51,4 km/h, o vento médio já esta nos 23,8 km/h, já pingo por volta da meia-noite acumulou 0,2mm.
Vento do Quadrante SSW.
Temp. atual: 21,1ºC
Hr: 82%
Penso que o pico do vento acontecerá no inicio do dia até perto do meio-dia, enquanto a precipitação esperada também vai ser por volta disso, não se espera grandes acumulações, mas poderá verificar-se precipitação com efeitos orográficos que provocará a maximização das acumulações nas zonas altas e intermédia da ilha.

A pressão encontra-se a com tendência de descida progressiva e sustentada. 1013,9 mb. Desceu 2,5 mb nas últimas 3 horas.
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Ultima imagem de satelite, mostram algumas bandas de nuvens sobre a ilha da Madeira. O vento de altitude deve ser intenso, devido que a passagem esta ser muito rapida de essas banda de nuvens. A frente esta numa fase de encurvar-se e o vento vai rodar aos poucos num quadrante OESTE (W). Mas para o inicio do dia e perto do meio-dia.

23831700.jpg
 

figueira

Cirrus
Registo
27 Dez 2010
Mensagens
90
Local
Funchal
Boas noites amigo Alex é verdade vento esta mas cada vez mas forte estou de serviço mas não se registou nenhum pedido devido queda de arvores coisa parecida vamos aguardar para ver espero que não seja presiso nossa intervensão
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
Bom dia,

hoje o vento já diminui de intensidade, embora ainda seja forte com rajadas.
os aguaceiros ainda são frequentes, sendo um ou outro moderado mas de curta duração.

o que à a salientar é a descida de temperatura.
 

ijv

Cumulus
Registo
28 Nov 2010
Mensagens
482
Local
Funchal-Santo António (Altitude-808m)
Bom dia,

Por aqui o vento faz se sentir com algumas rajadas. Hoje ja acumulou 33,9 mm
Na minha estação as rajadas são fracas pois onde eu moro não apanha muitos ventos, vivo num vale ai o vento passa todo por cima :D .
Aqui no meu local de trabalho Ribeira brava (boa Morte) aqui sim tem algum vento e com rajadas penso que na ordem dos 20km/h com alguma percipitação