Seguimento Açores e Madeira - Novembro 2011

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
A manter-se assim...vai ser complicado em algumas zonas :confused:

Eu não sou ainda "expert" como vocês a ler mapas mas, estou a ver uma "linha" a passar na Madeira, isto significa que os nossos "vizinhos" do Atlântico também vão ser brindados com alguma instabilidade e chuva certo?

Boa noite,

Sim poderá ser complicado mas felizmente ela vai ter uma passagem rápida.
Sim os nossos vizinhos da Madeira também irão ser regados, embora penso que com menor intensidade do que nos Açores, mas ainda assim com bons valores de precipitação.

P.S. De que zona de S. Miguel estás a transmitir?

Cumprimentos
 


Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Mesmo da cidade de Ponta Delgada, S.José :)

Boa noite,

São José? Ok. S. José ainda é grande e abrange muitas zonas desde a parte N da cidade até ao poente da mesma.
Se conheceres a Covoada bem podes imaginar como é... sempre forrado de nevoeiro e de muita humidade...
Ainda vamos ter notícias essa noite. Vamos lá ver se tal se surgir eu consigo ainda tirar algumas fotos ;)

Cumprimentos :thumbsup:
 

LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada
Boa noite,

O vento continua a aumentar por todo o arquipélago.

Nas últimas horas o vento médio (30 minutos) máximo nos PE's foi:

Flores - 128 Km/h
Pico - 117 Km/h
Terceira - 91 Km/h
São Jorge - 89 Km/h
Faial - 71 Km/h
Graciosa - 62 Km/h
Santa Maria - 48 km/h

Cumprimentos,
Luís Guilherme.
 

LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada
Boa noite,

Fui agora à consola da minha estação meteorológica e para meu espanto já apanhei uma rajada de sul com 56,9 Km/h!

Cumprimentos,
Luís Guilherme.
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
Boa noite,

Fui agora à consola da minha estação meteorológica e para meu espanto já apanhei uma rajada de sul com 56,9 Km/h!

Cumprimentos,
Luís Guilherme.

Estás com mais sorte do que eu, onde tenho a estação raramente apanho mais de 40km/h..

Neste momento estou com 19.3º e 99% de humidade...mas indo à rua parece que está a 110%:lmao:

Imagens de satélite:
http://www.ssd.noaa.gov/goes/east/natl/flash-vis.html
http://www.ssd.noaa.gov/goes/east/natl/flash-wv.html
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
liguei o computador porque a chuva que está a cair por esta zona é imensa, teve uma altura que esta associada ao vento era mesmo assustadora. o caudal da ribeira cresce muito rápidamente e as pedras já rolam.
Espero que não tenha acontecido nada por esse arquipélago fora.

Ilhas do grupo oriental, cuidado pois a frente é muito activa e está a deixar muita precipitação!
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Ilhas do grupo oriental, cuidado pois a frente é muito activa e está a deixar muita precipitação!

Boa noite,

Estou a acompanhar também a situação. E a qualquer momento ela está a chegar aqui para os nossos lados. Aqui nesta altura está Vento Forte com rajadas fortes e muita humidade. começou também a cair uns pingos grados agora.
Só espero que isso não dê dor de cabeça essa noite e que não aconteça também nada por aí pelo grupo central. Por aqui as terras estão a rebentar de água pelas costuras e as grotas ainda escorrem água dos dias anteriores.

Pela imagem penso que ela ainda não passou do grupo central, e está neste momento entre o canal terceira.são miguel. Contagem decrescente até chegar a são miguel e santa maria.

Boa sorte ppl

Cumprimentos, e boa noite


 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
A chuva já diminuiu de intensidade.
a ribeira que corre ao lado da minha casa continua enorme arrastar pedras, a àgua está muito escura (castanha) sinal que está a trazer terra de algum lugar :/
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
A manter-se assim...vai ser complicado em algumas zonas :confused:

Eu não sou ainda "expert" como vocês a ler mapas mas, estou a ver uma "linha" a passar na Madeira, isto significa que os nossos "vizinhos" do Atlântico também vão ser brindados com alguma instabilidade e chuva certo? (estou a falar da parte "azul" pois o resto está cortado onde aparece a Madeira...)

Esse modelo é o do Mesoescala da UKMetOffice onde os avisos oficiais do Reino Unido são lançados. Para os Açores é sem dúvida o melhor, para a Madeira serve também mas aí temos a opção de verificar pelo WRF e do MM5 da UL

Actualmente a linha de instabilidade passa pelo Grupo Oriental (e aqui tem ocorrido algum erro porque Oriental significa Este e peço desculpa)

SVouN.jpg


Para a Madeira a Alta Pressão irá diminuir o efeito da passagem da linha de instabelidade para amanhã.
 

Rayco

Cirrus
Registo
22 Jan 2010
Mensagens
43
Local
Todoque, sur de La Palma (Canarias)
Oi, eu gostaria de encontrar dados de precipitação cai nos Açores, a meu ver neste forum quase ninguém publica dados sobre precipitação, há uma estação meteorológica na web, com dados de precipitação das ilhas? Gostaria de me fornecer os endereços web destas estações.

Obrigado.
 

LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada
Oi, eu gostaria de encontrar dados de precipitação cai nos Açores, a meu ver neste forum quase ninguém publica dados sobre precipitação, há uma estação meteorológica na web, com dados de precipitação das ilhas? Gostaria de me fornecer os endereços web destas estações.

Obrigado.

Bom dia,

http://servicos.sram.azores.gov.pt/morhi/#

Cumprimentos,
Luís Guilherme.