Seguimento Açores e Madeira - Novembro 2011

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Mais um mês acabando, mais um mês seco em termos de precipitação aqui na Madeira, tenho acumulado desde 01 de Nov. 54,2 mm muito abaixo da média, menos 50% dos registos. Penso que toda a faixa sul da ilha vai e será assim, já que não se espera grandes novidades de precipitação para este mês, desde que inicio do Outono tenho acumulado Set, Out e Nov = 104,3mm pelos menos nesta altura em noutros anos já tínhamos uns 250mm - 320mm acumulados. Outono seco de momento... vamos lá ver dezembro...como se comporta...
 


Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
O primeiro da tabela em termos recorde de precipitação em 24h é na Madeira na altura do 20 de Fev??? na estação do Pico Arieiro??

Tenho outros valores certificados:

274,7mm de Monchique em 18 de Outubro de 1997

220,0mm nas Penhas da Saúde a 14 de Janeiro de 1977.

158,6mm no Funchal, a 26 de Fevereiro de 1920.

118,0mm no Lisboa/Geofísico, a 18 de Fevereiro de 2008.

Juntando os 151,6mm do Pico do dia 24 não certificados por enquanto...
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Nos próximos dias não está previsto situações anómalas para a faixa do Atlântico onde se situa os arquipélagos Portugueses.

A situação hoje as 00h

iDkz3.jpg


Alta pressão entre os Açores e a Madeira, inserida no triângulo da ZEE
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boa tarde,

Por aqui neblina e nas zonas mais altas nevoeiro, mas está muita humidade no ar.
Como disse o Knyght nos próximos dias seguintes não se espera actividade ciclónica na zona dos arquipélagos, à excepção de 4 e 5 f que os modelos já parece que querem meter uma cut-off a passar pelos Açores vinda de Noroeste e depois sendo empurrada para sudoeste dos Açores. Depois disto e sempre em frente temos tempo anticiclónico.

Uma pergunta aos mais entendidos na matéria: Consideram este tempo normal para a altura do ano em que estamos? Tipo, Novembro, Dezembro, Janeiro e Fevereiro são os meses mais activos de actividade ciclónica aqui no atlântico e no entanto temos tempo que mais parece ser de Verão. Não entendo. Já li gente a dizer que a América está arrefecendo e com ela a diminuição dos campos de altas pressões pelo atlântico, mas no entanto nem o frio parece deter as altas pressões, já que elas estão aí em força e pelos vistos não se irão embora tão rápido.

É aproveitar o que temos. Mas eu pessoalmente não suporto um Dezembro e um Natal de verão. Nem sabe a Inverno e nem sabe a nada. Cada estação devia de pertencer à sua época, mas agora está tudo trocado. Uma tristeza! Lá vou eu ter que pedir ao meu vizinho para me regar os araçaleiros e os alecrins nas 3 semanas de Dezembro que terei de me ausentar da ilha. Regar árvores em Dezembro é obra!!! Nunca tal vi :angry:
Desculpem o off -topic!
 

Snowy

Cumulus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
272
Local
Ponta Delgada
Boa tarde

Aqui em PDL está um lindo dia de sol :) A temperatura chega aos 20º e a humidade anda apenas nos 68%. O vento de sudeste pouco se sente. Parece que vamos ter chuva 4ª feira mas isso não é anormal por aqui.

A mim parece-me que vamos ter, outra vez, um inverno a começar em...março! :huh: É o que tem acontecido quando "não há" inverno (nos açores á mais outono...mas pronto.) Depois chega o inverno a sério pouco antes e NA primavera:( Espero estar enganada desta vez.
 

LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada
Boa tarde,

Máximas de vento médio nos PE's da EDA esta semana:

Flores -138 Km/h (13:30 4f)
São Jorge -122 Km/h (17:00 4f)
Pico -122 Km/h (11:30 4f)
Graciosa -111 Km/h (14:30 4f)
Faial -95 Km/h (17:00 4f)
Terceira -87 Km/h (16:00 4f)
Santa Maria -70 Km/h (13:30 4f)

Cumprimentos,
Luís Guilherme.
 

LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada
Boa tarde,

Vento médio nos PE's da EDA às 18h30:

Flores -63 Km/h
Pico -45 Km/h
São Jorge -43 Km/h
Faial -37 Km/h
Graciosa -36 Km/h
Terceira -36 Km/h
Santa Maria -27 Km/h

Cumprimentos,
Luís Guilherme.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boa noite,

Por S.Miguel alguma chuva. A frente depois de passar as ilhas vai ondular a sul do arquipélago por isso a maior parte vai ficar no mar.
Para os dias seguintes (4 feira) temos chuva novamente com mais uma frente.
Vá lá que apesar de um centro de altas pressões à superfície, as ilhas estão a receber ainda alguma água. Nem tudo é asim tão mau :)

Cumprimentos, boa noite
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Boa noite,

Todo na mesma aqui na ilha da Madeira, sem precipitação e vento calmo, o dia de ontem foi nublado, com alguns raios de sol no inicio da manhã e final da tarde quando o sol se encontrava no horizonte, a Máx chegou aos 20,4ºC.

Temp. atual às 03h: 16,4ºC
HR: 61%
Vento fraco quase nulo

Este mês será considerado seco...

Já hoje foi obrigado a regar as plantas do quintal e jardim...

Está noite ando nas decorações de natal, para ver se me lembro dos dias mais invernosos.
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
As minhas esperanças de ver alguma precipitação será no dia 01 e 02 de Dezembro na 5ºf e 6ºf, com o surgimento de algumas células em formação junto a ilha e pela passagem de uma frente fria numa fase já desgatada e desorganizada.

A frente vai arrastar uma bolsa de ar frio em altitude, que colidiram com o ar mais quente e humido em altitudes mais baixas, condições ideias para formação de células dispersas numa fase pós frente e que poderão atingir ou não / talvez arranhar a ilha.

A frente fria que nós vai atravesar já estará numa fase de enfraquecimento e por tanto não vai trazer grandes precipitações, mas vai promover a formação de células que ai seriam interessante acompanhar.

Penso que no pós frente a formação das ditas células, poderão provocar maiores acumulações, claro está isto é se as células nos acertarem em cheio...

Para a minha amiga ICEWOMAN que não gosta de trovoadas, existe essa possibilidade mais ainda não é dado totalmente garantido só no nowcasting se confirmará estas situações acima descritas….
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Bom dia,



Analisando alguns modelos em alguns sites, até agora não vejo nada de especial para dia 1/ Dezembro.

Ainda falta alguns dias mas esta frente já vai atingir o Continente bem fraquinha...portanto penso que tambem não trará grandes surpresas para nós..a acompanhar.