Seguimento Açores e Madeira - Novembro 2012

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,215
Local
loule-caldeirao
A anterior passou a noroeste, vamos ver o que sucede com a seguinte.

DeaBj.gif

O comboio da instabilidade vem a caminho! A partir de agora a prioridade é nowcasting e a prevenção acima de tudo. Já se sabe que a orografia da Madeira é um perigo nestes eventos por isso mais vale não subestimar a coisa.
Atenção às viagens de carro nas zonas altas e a quem vive em zonas instáveis e/ou ribeirinhas.
 


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
25.11.2012_12h00.jpg

Fonte: Observatório Meteorológico do Funchal

O estado do tempo no Arquipélago da Madeira está condicionado pelo cavamento de um centro de baixas pressões que ficará centrado na região. As quantidades de precipitação poderão ser relativamente elevadas porque ao factor do relevo associa-se a própria dinâmica de um centro de baixas pressões e da posição relativa das suas massas de ar.
Se o vento for predominante de sul, então o centro da depressão estará a oeste do arquipélago e as precipitações ocorrerão sobretudo nas vertentes expostas a sul; se o vento for predominante de norte, então o centro da depressão estará a este do arquipélago e as precipitações ocorrerão sobretudo nas vertentes expostas a norte. Inicialmente o centro de baixas pressões localizar-se-á a oeste do arquipélago e fará posteriormente o seu deslocamento para este do arquipélago.
As precipitações terão um valor mais expressivo quando consideradas ao longo do período de tempo que a depressão estiver activa, uma vez que o centro de baixas pressões deverá permanecer e exercer a sua acção sobre todo o arquipélago durante os próximos dias. Assim, as precipitações tornar-se-ão menos intensas e significativas após a depressão atingir o seu máximo cavamento (menor pressão atmosférica no seu centro, ao nível do mar), período a partir do qual entrará em fase de enchimento e dissipação.
Um indicador precioso ao nível da evolução desta depressão será fazer a monitorização da evolução da pressão atmosférica no Funchal e Porto Santo, fazendo sempre uma comparação entre ambas as localidades.

Actualizado às 23h54UTC
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Parece que temos uma grande célula a aproximar-se de S/SW, talvez consiga atingir pelo menos a porção leste da Madeira e/ou o P.S.

De resto, parece que as coisas seguem relativamente tranquilas..

Mas não se esqueçam que poderão sempre surgir células fortes isoladas, ou complexos em linha mais severos associados a pequenas linhas de convergencia nos niveis baixos..

Portanto ainda haverá muito para ver até á manhã de amanhã..
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,458
Local
Olhão (24 m)
Entre as 21h e as 22 h, acumulados mais significativos no Arquipélago da Madeira:

Calheta: 27.7 mm
Lombo da Terça: 23.4 mm
Porto Santo: 14 mm
Caniçal, São Lourenço: 8.2 mm
Funchal: 7.6 mm
Areeiro: 7.6 mm
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Ao final da primeira meia hora do dia temos já bons acumulados nas estações amadoras da região do Funchal:

17,0mm - Sítio do Salão - S. Roque, Funchal
13,0mm - Santo António, Funchal
12,0mm - Fórum Madeira, Funchal

A ribeira parece levar já algum caudal.

fullsizef.jpg