Seguimento Açores e Madeira - Novembro 2013

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
De 522,4mm para 148,2mm. Isto entre a run das 12h e as 18h.

Já a previsão para Praia da Vitória, na ilha Terceira, passou para 395mm. Serão dias a acompanhar!

Isto ainda vai dar muita volta, mas parece-me que as ilhas mais afectadas poderão ser São Miguel e Terceira, a que se acresce aqui o factor da orografia, já que os meteogramas previstos para as diferentes zonas destas duas ilhas, falam por si.

Veremos como isto vai correr, mas para já preocupa-me valores perigosamente altos como os que estão previstos.

Sigo com 14 º C e tempo calmo. Será certamente a bonança antes da tempestade....
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Entretanto reparei que a estação do Sunderlandz, em Machico, que estava na casa dos 30/40mm, subiu para os 61mm, em meia hora.

E o IPMA volta a colocar as regiões Montanhosas da ilha da Madeira em AVISO LARANJA.
Aviso válido entre as 23h de hoje e as 6h de amanhã.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Rotunda da Queimada, há meia hora:

5fr8.jpg


Foto de Carlos Freitas.

In: Facebook - Concelho de Machico
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
WRialIJ.png



Para os Açores a partir da tarde de amanhã e até á tarde de Domingo espera-se então uma situação de algum risco, a área mais favorável está a verde nesse esboço.


Quanto á RAM, mantem-se alguma instabilidade devido ao mesmo lobo de forçamento dinâmico que amanhã chega aos Açores.
Como referi na previsão de ontem, e foi agora pelo IPMA, a influencia da cut-off na RAM deverá diminuir a partir desta madrugada, com o risco de precip forte a diminuir bastante a partir do inicio da manhã.
 
  • Gosto
Reactions: Afgdr e icewoman

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Sigo com céu pouco nublado e vento bonançoso a moderado de NE.

Temperatura: 14ºC

Hoje, o céu apresentou-se inicialmente pouco nublado, tornando-se muito nublado, com boas abertas.



Bom fim-de-semana.
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Antes de mais, um abraço para os madeirenses.

Esta situação já anda ser modelada há alguns dias...

A precipitação modelada pela run das 12z do GFS sofreu alterações. A run das 18z do GFS indica menos precipitação, mas não deixa de ser uma situação preocupante, uma vez que se tratam de valores elevados de precipitação em poucas horas. No entanto, esta última saída indica mais precipitação na Terceira do que a inicialmente prevista.

Vila do Porto, Ilha de Santa Maria

Run das 12z

lWGx7bN.png



Run das 18z

vJe8xL4.png




Angra do Heroísmo (Santa Luzia), Ilha Terceira

Run das 18z

d8hAWP8.png



A run das 12z do ECM indica também muita precipitação, entre os 50 os 100 mm em 6 horas, principalmente no Grupo Central.


vEBJfqE.gif



B88Mxd9.gif



tuUSWe0.gif





Vamos ver o que indicam as novas atualizações...
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
A chuva continua a não dar tréguas no concelho de Machico.
Infelizmente não há nenhuma estação na região a debitar dados.

Santo da Serra está off desde ontem de manhã, assim como Santana.
A do Caniçal mantém-se activo, mas está numa região extremamente "seca" da ilha, e sem qualquer influência orografrica.

Ribeira de Machico, há meia hora:

adl8.jpg


Fotografia de Odete Viveiros
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Neste caso podemos acompanha a estação do nosso colega sunder, apesar de estar no centro de Machico sempre da para ter uma ideia
Http://www.meteomachico.com

Consultei logo de manhã, mas os dados estão desactualizados. Deve haver um erro de ligação.
0ºC; 0km/h; 0mm; 0%, etc.
 

ijv

Cumulus
Registo
28 Nov 2010
Mensagens
482
Local
Funchal-Santo António (Altitude-808m)
Consultei logo de manhã, mas os dados estão desactualizados. Deve haver um erro de ligação.
0ºC; 0km/h; 0mm; 0%, etc.

Se não estou em erro a estação só esta ligada a internet durante o dia.

EDIT:
Horário de funcionamento da estação é entre as 09:00 horas e as 22:20 horas. Entre as 22:21 horas e as 08:59 horas a página não receberá dados, sendo atualizado todo o histórico, assim que estiver online.
 

jonhfx

Cumulus
Registo
26 Set 2008
Mensagens
409
Local
Madeira-Calheta
Se não estou em erro a estação só esta ligada a internet durante o dia.

EDIT:
Horário de funcionamento da estação é entre as 09:00 horas e as 22:20 horas. Entre as 22:21 horas e as 08:59 horas a página não receberá dados, sendo atualizado todo o histórico, assim que estiver online.

Parece mesmo que não está a actualizar, ele ontem tinha dito que estava com algumas falhas.
A minha estação também sofre de problemas ligação à Internet, sempre que a ligava ao pc, a consola deixava de receber dados ( é o que dá ter coisa baratuxas :lmao: ).
____________________________________________________________
Por estes lados ( Calheta-Oeste da ilha) nos últimos 3 dias, tenho um acumulado de precipitação de apenas 9 mm. O dia hoje amanheceu com sol, mas já ficou nublado, chuva a que nem vê-la.
Sigo com 19ºc, humidade 88%, Hpa 1017, e vento fraco de sudeste.

Ontem à tarde, o céu tinha este aspecto:
xu1t.jpg
 

pumabr

Cirrus
Registo
30 Nov 2013
Mensagens
38
Local
Funchal (Santa Luzia)
Boa tarde a todos! Embora este seja o meu primeiro post neste fórum, há já algum tempo que sigo estas threads sobre o seguimento metereológico. Acho muito interessante os comentários e previsões que fazem, gosto de ver os mapas que publicam, os dados sobre chuva que caiu em x lugar, comentários quase em tempo real sobre o que está a acontecer. E, embora eu não perceba praticamente nada sobre os termos técnicos que usam, acabo ao menos por ficar com uma ideia do que está a acontecer ou o que pode acontecer.

Eu gostava também de ter uma pequena estação metereológica na minha casa, algo simples e barato. Após alguma procura no ebay, a que me chamou mais a atenção foi esta:

http://www.ebay.co.uk/itm/W-8681-Wi...e_Garden_Weather_Stations&hash=item5af74e4dbc

Acho que faz um pouco de tudo, e tem a vantagem de ter uma unidade destacada com que se comunica sem fios, o que seria muito útil para mim já que pretendia colocar a estação num ponto atrás da minha casa, afastado uns metros e acima do telhado desta. Seria um ponto em que praticamente está tudo aberto à volta. Mas claro, antes de avançar com o que for, gostaria de saber o que acham disto e o que podem aconselhar a quem está a se iniciar neste mundo!
 
  • Gosto
Reactions: Thomar