Seguimento Açores e Madeira - Novembro 2019

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,539
Local
Açores
NK413C8.gif


---

A wind flag is represented by barbs and solid pennants, a full barb representing a wind speed of 5 m/s, a half barb representing a wind speed of 2.5 m/s, and a pennant representing a wind speed of 25 m/s.

scasa_20191124_20_97_flag.png


asc_b_20191124_22_59_flag.png


asc_a_20191124_23_47_flag.png


Em teoria, a temporada de CT's acabou para os Açores.
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,539
Local
Açores
Como o Lorenzo já foi adicionado à base de dados, dá para fazer uma comparação...

Sobrepondo os trajetos do Ophelia (2017), Lorenzo (2019), Gordon (2006) e Gordon (2012), parece-me realista acreditar que num cenário de aquecimento global é bem possível que dentro de poucos anos os Açores possam ser afetados por mais ciclones com intensidade cat. 2 (85/90 nós, ao estilo do Lorenzo). Os Gordons mantiveram a cat. 2 (não esquecer que as atribuições de intensidade são sempre estimativas) até muito próximo das ilhas (e o Gordon 2012 atingiu cat. 2 a sul dos Açores). Continuo a manter o Ophelia numa categoria à parte.

5CMeKmD.jpg
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,962
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Boas ...

por aqui confirma-se de facto que foi uma noite animada no que ao vento diz respeito ...

Agora temos sol e tudo bastante calmo mas durante a madrugada voaram muitos vasos e objectos soltos visto não ter havido nem de perto nem de longe o mesmo grau de prevenção que houve na passagem do Lorenzo ...

Foi rápida a passagem do Sebastian pelo arquipélago mas bastante intensa ...
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,539
Local
Açores
RHA, máximos...

Pico, Lagoa do Capitão - vento: 74.4qph; rajada: 140.9qph

Pico, Lomba do Cácere - vento: 116.9qph; rajada: 156.8qph

S. Jorge, Pico do Areeiro - vento: 102.2 qph

S. Jorge, Pico do Alandroal - rajada: 152.7qph

Infelizmente o IPMA não fez um pequeno relatório a documentar a passagem de mais um CT. É pena, mas infelizmente é o habitual.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,031
Local
Horta, Matriz, (90m)
Bem, em teoria, a temporada de CT deverá ter gerado a sua última tempestade no que concerne aos nossos lados. Espero eu. Esta temporada destaca-se o Furacão Lorenzo. Sem dúvida uma potente tempestade para os padrões Açorianos.
Em termos comparativos, o Sebastien foi um menino pequenino em comparação com o Lorenzo.

Esta época foi de facto bastante interessante, houve a génese de 2 TT nas redondezas dos Açores e a passagem de outras 2 tempestades geradas no Atlântico Tropical.
4 Tempestades numa só época hein!!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Art-J

Cumulus
Registo
26 Fev 2012
Mensagens
140
Local
Funchal
Como na maioria de episódios de CT´s nas imediações nos Açores, na Madeira reporta-se... temperaturas. Temperaturas máximas no Funchal sempre acima dos 26ºC nos últimos 4 dias. E a perspectiva é que o tempo ameno (mais ameno que o normal para estas latitudes) se estenda até Dezembro.

Na verdade, até ontem, o mês de Novembro nas estações do Lido e Ponta do Sol as temperaturas médias (22ºC) foram mais altas que por exemplo o mês de Junho em Lisboa e mais altas que o mês de Agosto no Porto.
 

Açor

Cumulus
Registo
29 Set 2019
Mensagens
198
Local
Água Retorta, ilha de São Miguel, Açores
Circulação zonal completamente bloqueada no atlântico.
É mais um Dezembro seco para juntar aos últimos anos transatos.
Sinceramente, já tem quase 20 anos que já não sei o que é viver este mês como dantes.
E pelas previsões que tenho acompanhado o padrão parece manter se sabe Deus até quando.
Ou muito me engano ou Dezembro já era!
 
Última edição:

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,031
Local
Horta, Matriz, (90m)
Circulação zonal completamente bloqueada no atlântico.
É mais um Dezembro seco para juntar aos últimos anos transatos.
Sinceramente, já tem quase 20 anos que já não sei o que é viver este mês como dantes.
E pelas previsões que tenho acompanhado o padrão parece manter se sabe Deus até quando.
Ou muito me engano ou Dezembro já era!

Ora, portanto “quase 20 anos” digamos que é o normal climatológico agora.
E para reforçar o que escreveste, de ano para ano o inverno vem mais tarde, mais seco e menos frio em relação ao normal climático em vigor. Só para terem uma ideia, hoje nas Flores a temperatura máxima superou os 23°c, na Horta os 21°c e na Lagoa os 21°. Para o final/início de dezembro é algo impensável! Há pessoas a irem à praia tomar banho! O que há 10 anos atrás seria impensável! As mudanças estão a ocorrer a um ritmo surreal... se calhar daqui a 10 anos estamos a comemorar o natal na Praia e a plantar coqueiros


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk