Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2009



S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Pessoal daí conseguem dizer se se está a formar alguma coisa de jeito e a dirigir-se para aqui, tal como aconteceu com esta linha de instabilidade?

Pelo que os modelos e os satélites mostram, vai formar-se algo aí nas próximas horas e atingir-nos aqui mais ou menos de madrugada... :unsure:

Vai-se formar alguma coisa aqui?
Que eu saiba não! Mau tempo mesmo só para o próximo fim de semana aqui.
Mas aonde é que viste essa notícia? Deve ser falsa. As previsões apontam novamente para o AA a Leste dos Açores.
Neste momento muito vento, e aguaceiros fortes por aqui.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Estou a referir-me à parte que se tem estado a formar (ver eumetsat, AIRMASS - FULL DISC HIGH RESOLUTION) e que segundo o GFS vai ser a suposta frente de quarta-feira... :rolleyes:

semttuloldm.jpg


Mas, antes disso, ainda se vai formar algo na cauda da linha de instabilidade que ainda nos está a atingir neste momento. :rolleyes:
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Ah ok.
Bem no que toca a previsões aqui as condições de instabilidade irão continuar até amanhã e depois prevê-se bom tempo e mau tempo mesmo só lá para 6 feira.

Vcs poderão apanhar com alguma linha de instabilidade sim, mas as previsões apontam para o regresso do AA para os vossos lados já para o final da semana...
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Estou a referir-me à parte que se tem estado a formar (ver eumetsat, AIRMASS - FULL DISC HIGH RESOLUTION) e que segundo o GFS vai ser a suposta frente de quarta-feira... :rolleyes:

semttuloldm.jpg


Mas, antes disso, ainda se vai formar algo na cauda da linha de instabilidade que ainda nos está a atingir neste momento. :rolleyes:

E parece, pela imagem de satelite, a cut off que se posiciona nos Açores está a ganhar alguma rotação...

:rolleyes:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,970
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
]ToRnAdO[;167387 disse:
E parece, pela imagem de satelite, a cut off que se posiciona nos Açores está a ganhar alguma rotação...

:rolleyes:

De facto reparei que tem parecenças com o que deu origem à TT GRACE...deve ser apenas uma "visão", mas o que está na zona é mais um vórtice que deverá levar alguma instabilidade ao arquipélago.
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Boa noite!

Hojje o dia por cá foi de céu muito nublado com algumas abertas, algum vento e aguaceiros que por vezes foram moderados a fortes.

Tmin - 19,6ºC
Tmax - 23,8ºC

Dados Actuais

Current data for Santa Cruz- Lagoa, São Miguel Açores
segunda-feira, 5 de Outubro de 2009 21:41:09

Temperature (°C):
Current 20,0
Trend (per hour) -0,2
Average today 20,1
Wind chill 20,0
Heat index 19,4
Dew Point 17,7
Rel Humidity 87%

Wind (km/h):
Current Gust 9,7 NNE
Average Speed 5,3 NNE

Rainfall (mm):
Current rate 0,0
Last hour 0,0
Total today 3,6
Total yesterday 9,3
Total this month 44,4


Pressure (hPa):
Current 990,3
Trend (per hour) +0,4
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,714
Local
AGH,terceira,açores
Rog, para mim a segunda foto é linda, pois mostra na mesma foto como a natureza podeser bela com as excelentes quedas de àgua que mostra como assustadora, parace que o monte vai desfazer-se em àgua.

neste momento pela ilha terceira continua os aguaceiros, que vão sendo cada vez mais fracos, o vento é qie continua a soprar com alguma intensidade. o tempo também arrefeceu (16,2 ºC fonte: IM)

Santa Maria regista uma velocidademédia de vento na ordem dos 48 Km/h
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Rog, acerca da 2ª foto tenho alguma dificuldade em avaliá-la, se bela ou assustadora!
As restantes demonstram perfeitamente o risco de se viver num local fabuloso mesmo que sujeito a eventuais perigos de deslizamento de terras devido à saturação dos solos.

O belo e o perigoso por vezes de mãos dadas! :eek:
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Boa tarde.
Aqui por São Miguel todo o dia com períodos de céu mto nublado com abertas, por vezes encoberto com aguaceiros moderados a fortes e ventoso.

Humidade: 88%
Vento: 30 km/h / 8.2 m/s OES-NOROESTE
Pressão:1008 hPa
Temperatura: 19ºC