Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2009

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
re: Evento Esp. «Isabel» / TS "Grace": Açores e Madeira # Chuva e Trovoadas - Out. 2009

Posso te dizer se te serve de consolo que foi bonito de se ver da altitude do meu quintal as descargas umas atrás das outras no mar.
Quero ver com o agravar do tempo já para essa madrugada se csg tirar umas boas. Ontem à noite foi um espectáculo unico e lindo de se ver com a passagem do temporal pela ilha de S.Miguel. Foi LINDO LINDO mas ao mesmo tempo meio assustador pk as trovoadas estavam mto baixas e o barulho era tanto q as casas de pedra mais antigas (como a minha) estremeciam todas e os vidros do meu quarto parecia que iam se partir. Foi forte ontem à noite!

Olha, obrigado pela inveja que me estás a fazer... :angry: :lmao:

Serve-me de consolo? Serve-me é de inveja... :p
 


S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
re: Evento Esp. «Isabel» / TS "Grace": Açores e Madeira # Chuva e Trovoadas - Out. 2009

Olha, obrigado pela inveja que me estás a fazer... :angry: :lmao:

Serve-me de consolo? Serve-me é de inveja... :p

Tem calma homem.. o mau tempo qd chega, chega pa todos...
Normalmente aqui costuma ser mais forte mas tb há vezes que ele chega aqui fraco e depois já chega aí mais forte portanto n desesperes.. tem paciência q tb irás ter o teu dia ;)

P.S. Já era altura para esse AA sair daqui de uma vez por todas...
Acendam velinhas a Santa Bárbara e a São Pedro :lol::lol:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
re: Evento Esp. «Isabel» / TS "Grace": Açores e Madeira # Chuva e Trovoadas - Out. 2009

P.S. Já era altura para esse AA sair daqui de uma vez por todas...
Acendam velinhas a Santa Bárbara e a São Pedro :lol::lol:

Eu qualquer dia acendo velinhas a todos os Santos do mundo... :lmao:

É que estamos mesmo a precisar de alguma água... :(

E se calhar nem com isso esse AA sai daí... Eu queria era um bom temporal de chuva e vento como este (não comparando com o facto de ser um tufão claro, mas queria uma superfície frontal que provocasse algo deste tipo - que já aconteceu umas escassas vezes aqui, mesmo apesar de ter durado menos de dois minutos, pois eram picos de precipitação e vento :lmao: lembro-me bem dessas vezes... ):

 
Editado por um moderador:

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
re: Evento Esp. «Isabel» / TS "Grace": Açores e Madeira # Chuva e Trovoadas - Out. 2009

Há muita gente a ler o tópico. Conversas acessórias serão apagadas. Mantenham-se no assunto do tópico. Obrigado.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
re: Evento Esp. «Isabel» / TS "Grace": Açores e Madeira # Chuva e Trovoadas - Out. 2009

A intensidade da convecção tem diminuído nas últimas horas. O centro esteve ali a interagir com o Pico o que também não lhe deve ter feito muito bem. Uma vez afastado das ilhas talvez melhore novamente.

A pressão estimada do centro do sistema foi definida como sendo de 984hPa o que é notável e bastante mais baixo do que foi modelado por modelos. Mas na Horta a pressão já está a subir um pouco.

Animação:

animn.gif


Horta:

histgraphall.gif
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
re: Evento Esp. «Isabel» / TS "Grace": Açores e Madeira # Chuva e Trovoadas - Out. 2009

Bonito e interessante vídeo sem dúvida..
Ontem S.Miguel esteve assim.. claro que o vento n era tto como no vídeo mas a chuva e a trovoada forte eram uma constante e pior qd soprada pelo vento...

Há anos atrás cerca de 5 anos atrás em Dezembro passou por aqui um ciclone com trovoada feia e bruta acompanhada de chuva intensa q a ilha ficou às escuras pk um raio atingiu um gerador eléctrico. A ilha ficou praticamente às escuras à noite e só se viam as luzes dos carros no meio da tempestade..

E muitas outras q já passaram por aqui e que me lembro perfeitamente...

Mas noto é que cada vez mais chove menos em Portugal Continental... Porque qd o AA encaixa-se aqui nas ilhas por largos períodos ele depois ao deslocar-se mais para leste dos Açores parece q aí fica para sempre e bloqueia todo o mau tempo q possa vir a afectar a Europa Ocidental... Há quem diga q estamos a caminho n de um aquecimento global mas sim de um resfriamento global pk no passado os ciclos de aquecimento antecediam os ciclos de esfriamento...

O que é certo é q tb aqui nos Açores há cada vez mais dias de sol ( o q n é normal nem nc foi para aqui), do q havia dantes e isso nota-se perfeitamente na nossa paisagem q é extremamente sensível a pequenas alterações climáticas, logo digo e afirmo que essa chuva q está a cair aqui nos Açores é uma benção dos céus... Pena é que ela não dê para todos :sad:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
re: Evento Esp. «Isabel» / TS "Grace": Açores e Madeira # Chuva e Trovoadas - Out. 2009


Vince, é verdade que a velocidade do vento no centro da depressão é bastante menor do que à sua volta?

É o que os modelos mostram, uma bela "tempestade de vento" à volta da depressão, e no seu centro vento praticamente nulo, uma calma total...

Se sim, então aquelas ilhas na animação, que estão praticamente no meio da depressão não têm, pelo menos de momento, vento praticamente nenhum, certo?

:huh:
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
re: Evento Esp. «Isabel» / TS "Grace": Açores e Madeira # Chuva e Trovoadas - Out. 2009

A intensidade da convecção tem diminuído bastante nas últimas horas. O centro esteve ali a interagir com o Pico o que também não lhe deve ter feito muito bem.

A pressão estimada do sistema foi definida como sendo de 984hPa o que é notável e bastante mais baixo do que foi modelado por modelos. Mas na Horta a pressão já está a subir um pouco.

Animação:

animn.gif



Neste momento pressão na Horta : Pressão: 992.9 hPa

Neste momento pressão em Ponta Delgada: 1002 hPa
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
re: Evento Esp. «Isabel» / TS "Grace": Açores e Madeira # Chuva e Trovoadas - Out. 2009

Vince, é verdade que a velocidade do vento no centro da depressão é bastante menor do que à sua volta?

É o que os modelos mostram, uma bela "tempestade de vento" à volta da depressão, e no seu centro vento praticamente nulo, uma calma total...

Se sim, então aquelas ilhas na animação, que estão praticamente no meio da depressão não têm, pelo menos de momento, vento praticamente nenhum, certo?

:huh:

Exacto! No centro é a calmaria total.

Repara no gráfico horário da intensidade do vento para a EMA do Pico (aeródromo):



Das 16h50 às 17h00 teve uma velocidade média de 40Km/h, depois das 17h50 às 18h00, praticamente não houve vento (provavelmente foi quando o centro da depressão passou por cima da ilha do Pico), e depois das 18h50 às 19h00, voltou o vento.

Relembro que o gráfico mostra a velocidade média do vento dos últimos 10 minutos de cada hora.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
re: Evento Esp. «Isabel» / TS "Grace": Açores e Madeira # Chuva e Trovoadas - Out. 2009

Vince, é verdade que a velocidade do vento no centro da depressão é bastante menor do que à sua volta?

É o que os modelos mostram, uma bela "tempestade de vento" à volta da depressão, e no seu centro vento praticamente nulo, uma calma total...

Se sim, então aquelas ilhas na animação, que estão praticamente no meio da depressão não têm, pelo menos de momento, vento praticamente nenhum, certo?

:huh:

Os sistemas tropicais tem o vento mais intenso nas paredes do olho. No olho obviamente não há vento como todo a gente sabe. Uma das formas de ver se estamos na presença de um sistema tropical é precisamente os ventos mais intensos serem simétricos e próximos desse centro, ao contrário de um sistema extra tropical.

Nestes casos em que estamos na presença de sistemas híbridos isso é mais confuso, muitas vezes coexistem ventos fortes em redor de um centro mas também ventos mais afastados do tipo que se encontram nos sistemas frontais.

Em relação aos modelos, é irrelevante olhar para eles nesta altura, pois este sistema tal como está (ou esteve) não existe para eles, só em próximas saídas.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
re: Evento Esp. «Isabel» / TS "Grace": Açores e Madeira # Chuva e Trovoadas - Out. 2009

Em relação aos modelos, é irrelevante olhar para eles nesta altura, pois este sistema tal como está (ou esteve) não existe para eles, só em próximas saídas.

Pois, realmente comparando as previsões dos modelos (que se sabe que é impossível acertarem na realidade, tal como disseste no tópico do seguimento dos modelos) estiveram bastante distantes da pressão que se chegou a verificar, segundo informações de certos membros daqui. :)
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
re: Evento Esp. «Isabel» / TS "Grace": Açores e Madeira # Chuva e Trovoadas - Out. 2009

Pois, realmente comparando as previsões dos modelos (que se sabe que é impossível acertarem na realidade, tal como disseste no tópico do seguimento dos modelos) estiveram bastante distantes da pressão que se chegou a verificar, segundo informações de certos membros daqui. :)

Este sistema está no meio termo... nem depressão nem furacão... Não passa de uma simples tempestade a variar entre 1008 mb e os 998mb, embora hoje ela já tivesse atingido os 982mb penso que na Horta ou nas Flores n sei precisar mto bem.

Na minha opinião esta tempestade não irá evoluir mto mais e pior quando for absorvida por uma depressão nas ilhas britânicas ao caminhar para águas mais frias a norte, lá para depois de Domingo se as previsões realmente se concretizarem claro :confused:
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
re: Evento Esp. «Isabel» / TS "Grace": Açores e Madeira # Chuva e Trovoadas - Out. 2009

Hoje o dia foi de céu geralmente muito nublado, com aguaceiros, alguns deles moderados a fortes. Houve também algumas abertas. Por aqui nada de trovoadas no dia de hoje.

Tmin - 18ºC
Tmax - 24,2ºC

Dados Actuais:

Current data for Santa Cruz- Lagoa, São Miguel Açores
quinta-feira, 1 de Outubro de 2009 21:43:09

Temperature (°C):
Current 22,6
Trend (per hour) -0,4
Average today 22,3
Wind chill 22,6
Heat index 22,0
Dew Point 19,9
Rel Humidity 85%

Wind (km/h):
Current Gust 3,6 NW
Average Speed 2,5 NNW

Rainfall (mm):
Current rate 0,0
Last hour 0,0
Total today 15,3
Total yesterday 28,8
Total this month 15,3

Pressure (hPa):
Current 990,4
Trend (per hour) +0,5