Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2014



Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Na Madeira o Sahara decide atacar depois de um verão onde esteve ausente, neste momento cerca de 26 graus no Funchal e 27 na parte oeste. Depois de uns dias com muitas chuvas vem agora a poeira do deserto e dias extremamente quentes.
 
Última edição:

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Sigo com céu parcialmente/muito nublado e vento fresco a muito fresco com rajadas.

Está em vigor um Aviso Amarelo para os Grupos Central e Oriental devido a aguaceiros pontualmente fortes, acompanhados de trovoada.


----------------------------------------------------------------------------------------------------

AVISO METEOROLÓGICO 105/2014

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu o seguinte aviso:
Na sequência do aviso anterior, emite-se:

*** PARA O GRUPO ORIENTAL ***
--- Aviso AMARELO referente a:
PRECIPITAÇÃO No período entre as 20UTC de 2014-10-21 e as 08UTC de 22-10-2014 Aguaceiros pontualmente fortes, acompanhados de trovoada.

*** PARA O GRUPO CENTRAL ***
--- Aviso AMARELO referente a:
PRECIPITAÇÃO No período entre as 20UTC de 2014-10-21 e as 08UTC de 22-10-2014 Aguaceiros pontualmente fortes, acompanhados de trovoada.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------




tydbw7H.png


anbJECM.png


dhVdyH2.png
 
  • Gosto
Reactions: Cluster

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Ou me engano ou ainda vemos alerta laranja para a Madeira por causa do calor (mesmo que não haja perigo com a chuva que tem havido), algumas estações amadoras já estão nos 28 graus.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: racevw

hfernandes

Cirrus
Registo
27 Ago 2012
Mensagens
75
Local
Funchal
Bom dia,

8h00, sigo com 25,8 e aguaceiros para refrescar... pelas 7h15 tinha 29,1ºC...
 

hfernandes

Cirrus
Registo
27 Ago 2012
Mensagens
75
Local
Funchal
Das estações do IPMA o valor máximo de temperatura até as 6h foi na Ponta do Sol com 31,6ºC...
 

hfernandes

Cirrus
Registo
27 Ago 2012
Mensagens
75
Local
Funchal
No funchal após a passagem dos aguaceiros a temperatura volta a disparar
 

hfernandes

Cirrus
Registo
27 Ago 2012
Mensagens
75
Local
Funchal

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Isto é impressionante será que se bate o recorde de temperaturas para o mês de Outubro? Alguém me sabe dizer como aceder aos dados em tempo real das várias estações por exemplo foi nos dito que se atingiu 31.6 as 6 da manha na Ponta do Sol não tenho acesso a essas informações:).
 
Última edição:

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
As previsões de calor ficaram bastante abaixo do que realmente está a acontecer (acho que já se passou os 33 graus a aguardar confirmação), provavelmente passamos os 35 graus na Ponta do Sol.
 

Azathoth

Nimbostratus
Registo
18 Jul 2012
Mensagens
593
Local
Funchal, Madeira
Isto é impressionante será que se bate o recorde de temperaturas para o mês de Outubro? Alguém me sabe dizer como aceder aos dados em tempo real das várias estações por exemplo foi nos dito que se atingiu 31.6 as 6 da manha na Ponta do Sol não tenho acesso a essas informações:).

Ainda me lembro há uns anos atrás deu um vaga de calor muito semelhante no início de Novembro na Madeira. Neste momento tenho o meu carro cheio de poeira do Sará.
 
  • Gosto
Reactions: Cluster