Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2014

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,029
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Até agora há pouco estava a ouvir alguma trovoada mais distante, com destaque de apenas um mais recente que pareceu estar mais perto. Pouca chuva (1.5mm/h) e vento de 9.7km/h a SW.

Nas webcams da Av.Arriaga vê-se a chover bem
http://www.madeira-web.com/camera/ritzmadeira-cam01.html
Zw7oyFk.jpg
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,029
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A primeira célula já passou, muito rápido, assim os acumulados não são perigosos:
O4HNok4.jpg


Nova célula em geração a sul mas deve passar de raspão. Portanto, de certo modo, a ilha da Madeira a manter-se no "corredor"; Porto Santo a receber mais.

É realmente uma pena que a transmissão das EMA's e RUEMA's não esteja a ser divulgada, ficamos "às escuras", excepto pelo Funchal e Porto Santo. :mad:
 
  • Gosto
Reactions: Azor

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
A primeira célula já passou, muito rápido, assim os acumulados não são perigosos:
O4HNok4.jpg


Nova célula em geração a sul mas deve passar de raspão. Portanto, de certo modo, a ilha da Madeira a manter-se no "corredor"; Porto Santo a receber mais.

É realmente uma pena que a transmissão das EMA's e RUEMA's não esteja a ser divulgada, ficamos "às escuras", excepto pelo Funchal e Porto Santo. :mad:

Se os solos não estiverem encharcados como os dos Açores, em principio não deverá haver problemas de maior. Assim se espera.

Stormric por cá o mesmo problema por vezes também acontece e por coincidência é sempre à noite...
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

dunio9

Cirrus
Registo
12 Set 2007
Mensagens
83
Local
Vila das Lajes, Ilha Terceira
Alguém conhece um site que mostre a actividade eléctrica à volta da Madeira? Ou para isso é preciso a ilha ter um detector específico, e não tem isso?
http://wdtinc.com/imap-weather/
Abra o link, clique onde diz layers depois lightning, e assim terá a atividade eletrica em tempo real. estou a acompanhar neste momento e existe muita atividade eletrica pela Ilha da Madeira. cumps
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,029
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Mas não deixa de ser estranho que isso aconteça a todas as 14 estações, excepto duas. Não estão todas no mesmo circuito de comunicações?

Retiro tudo o que disse, os registos apareceram agora, incluindo os da 1h utc ! Foi só um interregno de comunicação ao site mas sem perda de registos. :thumbsup:
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Azor

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,029
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Alguém conhece um site que mostre a actividade eléctrica à volta da Madeira? Ou para isso é preciso a ilha ter um detector específico, e não tem isso?


:DEncontrei! Bem me parecia que as Canárias tinham detectores próprios:

http://www.aemet.es/es/eltiempo/observacion/rayos?w=1

Descargas até às 4h (3h utc)
0rTX47G.gif


Aqui se vê claramente a Madeira num "corredor" entre células e a apanhar de raspão pela parte Este.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: pumabr

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,029
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Última edição:
  • Gosto
Reactions: dunio9 e pumabr

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,029
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Segunda célula também passou de raspão, sobre a Ponta de S.Lourenço
10BFsaO.jpg


logo a seguir a passarem a ilha "explodem" mas é curioso que até às 3h ainda não há registo de precipitação em Porto Santo, embora as descargas eléctricas tenham sem dúvida passado por cima da ilha.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Esse é bom pois abrange grande área atlântica mas o da AEMet é muito mais completo.
http://www.aemet.es/es/eltiempo/observacion/rayos?w=1

Sabes se esse também abrange a região dos Açores?
É porque dava um jeitão a partir de 2 f.
Não percebo como um instituto português como o IPMA não tem nenhum link associado que sirva para acompanhar em tempo real as descargas eléctricas pelo atlântico... se existe, desculpem a minha ignorância mas não tenho conhecimento
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,029
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Sabes se esse também abrange a região dos Açores?
É porque dava um jeitão a partir de 2 f.
Não percebo como um instituto português como o IPMA não tem nenhum link associado que sirva para acompanhar em tempo real as descargas eléctricas pelo atlântico... se existe, desculpem a minha ignorância mas não tenho conhecimento

Este é só de Espanha ( e Baleares e Canárias). Para os Açores, o único, que fiquei agora a conhecer, é o que foi posto nesta mensagem:

http://wdtinc.com/imap-weather/
Abra o link, clique onde diz layers depois lightning, e assim terá a atividade eletrica em tempo real. estou a acompanhar neste momento e existe muita atividade eletrica pela Ilha da Madeira. cumps