Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2014

jonhfx

Cumulus
Registo
26 Set 2008
Mensagens
409
Local
Madeira-Calheta
Poeiras ainda continuam...
_MG_1118_19_20.jpg
 


Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Sim, um bafo terrível...
Só não acho normal as temperaturas registadas pela Madeira nesta altura do ano...
Só espero que elas não cheguem

Mas é normal essas temperaturas escaldantes por aí em pleno mês de Outubro?
Por aqui seria uma coisa surreal, do outro mundo até...
O que eu noto é que as médias anuais e mensais terão de ser todas actualizadas e adaptadas às novas realidades...

As temperaturas que se registaram no Funchal foram um recorde para o mês de Outubro (35.3 em Ponta do Sol não sei se é recorde para essa estação). O antigo recorde era de 34.1 e passou a 34.3, portanto este extremo não é nada regular. A normal diz que as temperaturas máximas para o Funchal em Outubro são de 25 graus, portanto uma temperatura de 30 graus não seria nada de impensável para o Funchal, já 34.3 é outra história.

Os Açores estão a ficar bastante mais quentinhos, prova disto o verão passado, mas estes extremos não devem acontecer lá tendo em conta que se encontram já bem distantes do Sahara.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Art-J

Cumulus
Registo
26 Fev 2012
Mensagens
140
Local
Funchal
Sim, um bafo terrível...
Só não acho normal as temperaturas registadas pela Madeira nesta altura do ano...
Só espero que elas não cheguem

Mas é normal essas temperaturas escaldantes por aí em pleno mês de Outubro?
Por aqui seria uma coisa surreal, do outro mundo até...
O que eu noto é que as médias anuais e mensais terão de ser todas actualizadas e adaptadas às novas realidades...

As temperaturas máximas na Madeira têm como que um limite invisível de 29-31ºC mesmo no verão, devido à influência moderadora do oceano, logo, temperaturas acima disso são sempre consideradas anormais e associadas com o tempo leste. Principalmente porque podem resultar em >30 ºC durante a noite.

Agora.. apanhar um dia de sol em 25ºC em Dezembro é perfeitamente normal. Não é todos os dias mas ainda se encaixa bem dentro da normalidade.
No inverno passado penso que pelo menos duas vezes por mês entre Dezembro e Fevereiro houveram localidades da costa norte a atingir os 27 ºC.
 
  • Gosto
Reactions: Cluster e StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Isso não foi em Outubro foi num mês mais bem frio. Ponta do Sol teve 31,6 por volta das 6 da manhã no outro dia mas este valor de Abril é bem mais impressionante.

A insolação em Abril é superior à de Outubro (número de horas de sol): Abril está a dois meses do solstício; Outubro a quatro meses. Se as temperaturas tiverem uma estreita correlação com a insolação então Abril teria vantagem. Mas é claro, o factor mais importante é a estação precedente. Resta saber se a posição da estação de Ponta do Sol não a torna especialmente vulnerável à insolação.
 
  • Gosto
Reactions: Cluster

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Sigo com céu parcialmente/muito nublado e vento fraco. Agora há pouco, caiu algum chuvisco.

A temperatura ronda os 18°C e a humidade está alta, rondando os 80%.

Hoje, foi um dia marcado por céu em geral pouco/parcialmente nublado, apresentando algumas zonas maior nebulosidade. Agora à noite, o céu apresentou-se muito nublado e caíram alguns aguaceiros/chuva fraca.



Continuação de uma boa sexta-feira. Um bom fim-de-semana a todos.
 
Última edição:

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
A insolação em Abril é superior à de Outubro (número de horas de sol): Abril está a dois meses do solstício; Outubro a quatro meses. Se as temperaturas tiverem uma estreita correlação com a insolação então Abril teria vantagem. Mas é claro, o factor mais importante é a estação precedente. Resta saber se a posição da estação de Ponta do Sol não a torna especialmente vulnerável à insolação.

Eu acho que me expliquei mal ou não estou a perceber bem:P
Duas situações distintas, o que aconteceu há uns dias e o que aconteceu em Abril de 2013. Há uns dias atrás Ponta do Sol atingiu 31,6 na madrugada (sem sol portanto) e depois lá chegou aos 35.3 durante o dia sendo que o Funchal também deve ter andado acima dos 30 de madrugada. A situação em Abril (que mostrei aqui na imagem)foi à uma da manhã na estação do Funchal, bateu se os 32 graus nessa noite e acho que o recorde desse mês foi exactamente nessa noite:)

Ps: Ponta do Sol como muitos já devem ter conhecimento é a estação oficial mais quente do País, no entanto duvido que seja a que atinge extremos de temperatura máxima mais altos na Madeira, por ser relativamente perto do mar e mais afastada do Sahara que a costa este.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Eu acho que me expliquei mal ou não estou a perceber bem:P
Duas situações distintas, o que aconteceu há uns dias e o que aconteceu em Abril de 2013. Há uns dias atrás Ponta do Sol atingiu 31,6 na madrugada (sem sol portanto) e depois lá chegou aos 35.3 durante o dia sendo que o Funchal também deve ter andado acima dos 30 de madrugada. A situação em Abril (que mostrei aqui na imagem)foi à uma da manhã na estação do Funchal, bateu se os 32 graus nessa noite e acho que o recorde desse mês foi exactamente nessa noite:)

Ps: Ponta do Sol como muitos já devem ter conhecimento é a estação oficial mais quente do País, no entanto duvido que seja a que atinge extremos de temperatura máxima mais altos na Madeira, por ser relativamente perto do mar e mais afastada do Sahara que a costa este.

:hehe: Peço desculpa, eu é que percebi mal! Madrugada em Abril! Sem dúvida ainda mais extraordinário do que a situação recente. :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: Cluster

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Pequeno grupo de células a OSO da Madeira com actividade eléctrica, chegará à ponta oeste em menos de uma hora.
pHqgs9c.jpg
7C3A3BR.gif


Quanto às grandes células, não ameaçam nenhum dos arquipélagos por enquanto. Poderão vir a acercar-se mais da Madeira para amanhã.
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Sigo com céu parcialmente/muito nublado e vento fraco.

A temperatura ronda os 17ºC.

Hoje, o céu apresentou-se inicialmente pouco/parcialmente nublado, tornando-se quase limpo para a tarde, tendo-se apresentado muito nublado nas zonas altas, com boas abertas. A madrugada foi marcada por algum chuvisco e algumas rajadas.



Continuação de um bom sábado.
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A frente de células em aproximação lenta à Madeira mantém o aspecto potente e tem bastante actividade eléctrica. Deve chegar dentro de seis ou sete horas, mantendo-se a previsão dos modelos da sua dissipação durante um período de 24 horas, não estando previstas quantidades muito significativas de precipitação (10mm em 24 horas).
NqBghMk.jpg
KLLBeDk.gif


A previsão oficial do IPMA está de acordo com este cenário; não há avisos.

Baseados apenas na observação das imagens de satélite poder-se-ia pensar que uma situação que justificasse avisos se aproximava. Tal parece não ser o caso.
rM1BCAo.jpg
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Sunderlandz

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A dissipação tem atrasado a chegada das células à Madeira, ainda não há registo de precipitação em qualquer estação:
rgjJ5hr.jpg
IL8Vlg6.jpg


curiosamente a nublosidade organiza-se melhor agora e tem mais aspecto de frente, como aliás aparece identificada na carta sinóptica de superfície das 06horas, associada a um vale depressionário muito pouco cavado:
Vj5W0Pu.jpg


A actividade eléctrica tem diminuído:
HLDqoms.gif
 
Última edição: