Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2015

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Não houve precipitação muito intensa na Madeira. Máxima horária de 14,5mm na Ponta do Sol entre as 12:00 e as 13:00.
Os acumulados de 45 horas (desde as 19:00 de dia 14 até às 16:00 de hoje) são estes. Atingidos os 106,8 mm no Areeiro e 78,2 mm em Santo da Serra. Valores inferiores a 50 mm nas restantes estações.

cGOdQ2j.gif


Nas estações WU, acumulados de hoje (em cm):
suyEUc5.jpg


Acumulados do mês e diários:
TAh025V.gif


A variabilidade espacial da precipitação na Madeira é grande. O factor da orografia é muito importante.
 
Última edição:


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Que monstruosidade de célula que afetou a Madeira!!

Em tamanho sim já em termos de chuva não despejou muito. Deve ter sido muito localizada (a chuva). Os ventos fracos em altitude (sobre a Madeira) permiram a célula desenvolver-se de uma forma mais 'homogénea' e visualmente mais impressionante. Sob outras circunstâncias a severidade teria sido superior.

9D1zXWl.gif


Não está disponível a imagem das 15h. Visualmente, os topos mais altos, que eu presumo que indicam a localização das correntes ascendentes mais fortes, ficaram no mar a sudeste/este:

tou1MiV.jpg


Fico com a sensação, na minha humilde e amadora opinião, que a chuva mais forte da célula não atingiu diretamente a ilha. Isso ou esteve presente outro fator que desconheço que teve uma grande influência na distribuição da chuva. Tinha expectativas mais gravosas relativamente a essa mancha nebulosa.
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Visualmente, os topos mais altos, que eu presumo que indicam a localização das correntes ascendentes mais fortes, ficaram no mar a sudeste/este
a chuva mais forte da célula não atingiu diretamente a ilha

Partilho dessa opinião também. A própria variação sobre a ilha, com aumento de oeste para leste nos acumulados e intensidade sustentam essa descentragem do evento em relação à ilha. Foi por pouco e ainda bem.

Com o radar a funcionar teria sido muito mais interessante de seguir aquelas células a sueste.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Não é bem uma célula... mas sim um núcleo com convecção profunda, ao estilo de uma tempestade tropical... Considera-se uma commacloud... este sistema tem muitas características tropicais... não no todo do sistema, mas sim na área nuclear... convecção muito profunda!!!
Ah ok! É que pela imagem de satélite parecia mesmo uma célula... :hehe:
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Ah ok! É que pela imagem de satélite parecia mesmo uma célula... :hehe:
Na prática, é bem pior lol, é um ''comboio de células avassaladoras neste caso... Apesar de a analise de satélite demonstrar uma frente fria neste momento... não concordo muito na análise... mas...
SAFN-EU-ASII_-MAG1-LAST.GIF


Já agora, a respectiva legenda
ASIINWP_Legend.gif
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
WOW!!! Não sei em que é que o IPMA se baseou, mas acaba de colocar o grupo Ocidental em aviso AMARELO. Precipitação pontualmente forte!!! É uma frente fria, a qual para já não tem nenhum RDT e a altura dos Topos nem é muito significativa... com isto até vou consultar o Apocalítico arome a ver se ele está em sincronia com o IPMA. :P
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
WOW!!! Não sei em que é que o IPMA se baseou, mas acaba de colocar o grupo Ocidental em aviso AMARELO. Precipitação pontualmente forte!!! É uma frente fria, a qual para já não tem nenhum RDT e a altura dos Topos nem é muito significativa... com isto até vou consultar o Apocalítico arome a ver se ele está em sincronia com o IPMA. :P

Já começou a chuva no Grupo Ocidental. Nas últimas três horas:

4,9 mm Corvo
6,5 mm Flores
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e lserpa