Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2015

Fada

Cumulus
Registo
3 Out 2015
Mensagens
109
Local
Algarve
Boa noite

Por motivos profissionais estou, de momento, residir na Calheta... costumo ler este forum... mas raramente participo... como resultado esta é a 3ª identidade que tenho de criar porque nunca me lembro dos dados nem do mail com que criei as contas:o.

De qualquer maneira, só queria informar que:
- Estive durante grande parte do dia de hoje no Funchal e nunca apanhei chuva... o tempo esteve sempre muito abafado e no tapa / destapa.
- Quando regressei à Calheta encontrei o tempo encoberto mas quente... ao anoitecer chuviscou... mas pouco mais do que isso.
 


Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Boa noite

Por motivos profissionais estou, de momento, residir na Calheta... costumo ler este forum... mas raramente participo... como resultado esta é a 3ª identidade que tenho de criar porque nunca me lembro dos dados nem do mail com que criei as contas:o.

De qualquer maneira, só queria informar que:
- Estive durante grande parte do dia de hoje no Funchal e nunca apanhei chuva... o tempo esteve sempre muito abafado e no tapa / destapa.
- Quando regressei à Calheta encontrei o tempo encoberto mas quente... ao anoitecer chuviscou... mas pouco mais do que isso.

Bem vindo!
Única Netatmo com sensor de chuva, é pena, pois em temperatura temos 5 estações dessas.

https://www.netatmo.com/weathermap/...394576/32.462115683466656/-17.368137895605514
 
  • Gosto
Reactions: lserpa

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
@Vince ja testei varias vezes no terreno... Podemos daí tirar apenas, onde haverá maior tendência, mas não consumir aquela informação como algo concreto!!! O que no Post do Twitter indica! Sendo assim, os Açores estavam quase sempre sob aviso vermelho sempre que passasse um sistema com atividade moderada... Quase que aposto que, não se vai registar 90mm em 3 horas!!
.

Não é assim tão raro choverem 90mm nas serras da Madeira em poucas horas em situações destas, diria até que se a linha instável passar pela ilha, que isso ou mais é o expectável.

Mas também seria errado pôr já aviso vermelho, até por coisas que disseste, passaríamos a vida em avisos vermelhos, a história do Pedro e do Lobo já mil vezes repetida aqui no fórum. Porque neste tipo de situações a incerteza é sempre muito grande. A maioria das pessoas tem alguma dificuldade em entender estas coisas, mas por exemplo, se tiveres uma depressão muito cavada, que é modelada por vários modelos, é mais fácil pores um aviso vermelho por exemplo de vento, que neste tipo de situação é muito fácil de prever. Já o vento por exemplo resultante de convecção profunda, downbursts por ex.,, são praticamente imprevisíveis, antes só consegues ter uma ideia de que isso poderá acontecer, algures, e em nowcasting sabes que poderá acontecer em determinada zona, mas mesmo aí sem poderes prever se de facto acontecerá.

O que quis dizer é que modelos de alta resolução podem dar-nos uma ideia do que pode acontecer.
Em situações de muita incerteza, só depois em nowcasting, imaginemos no caso da Madeira, se se confirmar um desfile de células a passar na Madeira, aí sim alguém teria que accionar determinado aviso/alerta, e modelos como o AROME dão-nos uma ideia do que realmente se pode estar a enfrentar.

Em relação ao twitter ou facebook, defendo que não se devem divulgar certas coisas sem explicar minimamente do que falamos aqui, tem que se dar o devido enquadramento.

Tal como é errado pensar que acaba tudo em desastres, já expliquei várias vezes que o que aconteceu na Madeira em 2010 foi uma sucessão de eventos e não apenas um. Duas semanas antes houve uma estação no norte da Madeira que acumulou mais de 300mm antes do evento que acabou em tragédia.

Amanhã é estar atento, sem dramas, e fazer o necessário acompanhamento preventivo da situação.Não existem fórmulas milagrosas de lidar com incerteza na meteorologia, se querem um sistema mais eficaz, ele terá que passar a jusante das previsões de modelos, em nowcasting haver uma comunicação eficaz que chegue às populações, meia hora ou uma hora antes.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Já há bastante tempo que não havia avisos para agitação marítima. Infelizmente não calha 'aqui' :hehe:

Quanto ao AROME há que enfatizar a sua pontaria (sim, eu sei que é da orografia):

71dyX8Q.gif
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e lserpa

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
(sim, eu sei que é da orografia):

71dyX8Q.gif

Nessa carta do modelo o fluxo de ar muito húmido, água precipitável, deve ser o mesmo na linha a leste da ilha onde o modelo não passa dos 10/20mm, neste exemplo concreto é precisamente a orografia que transforma isso em precipitação bastante intensa num lado e noutro não, penso que isso ajudará o @lserpa a perceber melhor o que quis dizer. Um modelo global como o GFS ou ECMWF não consegue ver isso, as ilhas quase que não existem no modelo, não tem resolução e orografia para tal, neste caso particular um global mostra apenas os 10/20/30mm, por aí...

O que acontece muitas vezes nos modelos de maior resolução como o AROME, uma pequena variação da localização desse fluxo neste caso (noutros podem ser muitas outras outras coisas), dá enormes oscilações entre saídas, de 90mm pode passar-se para 5mm por exemplo, o que acaba por dar a ideia que um modelo de mesoescala parece mais "marado" ou errático que os outros globais, mas isso acontece porque quanto maior a resolução, mais se amplifica estas coisas, incluindo erros.

E não se esqueçam que os mesoescala tem que ser inicializados com dados de um modelo global, que tem todos erros, em maior em menor escala, é impossível existir uma simulação perfeita da atmosfera, todos os modelos estão um pouco ou muito errados, e o mesoescala depois amplifica ainda mais esses erros. Mas quando está tudo mais ou menos certo, quando a simulação está bastante próxima da realidade, também podem acertar na "mouche".

Todos são ferramentas úteis e limitadas de uma forma ou outra, convém é tentar perceber o que passa por detrás.
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Tanto o GFS como o AROME apontam para elevados níveis de precipitação entre às 9h às 15h, tudo isto pode correr bem, tal como pode correr mal, é tão simples como às células passarem a 20 km ao lado ou acertarem em cheio.
Se acertar em cheio, o aviso amarelo é demasiado conservador a menos 24h para um evento deste género, embora não se justifica o vermelho, na minha opinião.
...A falta que faz o radar...
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Por aqui em dia de eleições cai um autêntico dilúvio neste momento ... :rain::rain::rain:


Impressionante ... Parece o dilúvio do dia 4 de Setembro ... Esperemos que não com as mesmas consequências ... :surprise:
Esse dilúvio é o fim da frente... Significa que vai entrar em pós-frontal