Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2015



algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Continua a muita chuva na Madeira.

Na webcam do Clube Naval do Seixal até já se vêem duas cascatas:

HsjT29I.jpg


Também muita água em São Jorge

Z9COEcu.jpg


Das 6h às 7h UTC:
24,6mm - São Vicente
19,2mm - Santo da Serra
9,3mm - Santana
7,3mm - Santa Catarina (aeroporto)

Das 7h às 8h UTC
12,2mm - São Vicente
10,4mm - Santo da Serra
10,2mm - Areeiro
9mm - Lombo da Terça
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,030
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Continua a muita chuva na Madeira.

Está relativamente localizada na costa norte. Os terrenos estão saturados, situação a manter-se perigosa. São Vicente, Santana e Santo da Serra, mais do que os cimos elevados, com valores muito elevados. Efeito local muito pronunciado.
Só os modelos de pequena escala conseguem "ver", em princípio, estes valores tão significativos, e mesmo assim não os localizam nem avaliam correctamente.
O resto do dia parece preocupante para a costa sul, desta vez, mas é necessário dar o desconto habitual para a imprecisão:
ipfeNJT.gif

1flK6It.gif

ZJLoIRF.gif

ASdZuf0.gif

Su9M3Bs.gif
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,030
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

Temperatura máxima ontem na Madeira foi registada no Funchal - Lido, com 28,3ºC.

Bom dia

Em que página estás a obter estes dados das estações?
Há valores que coincidem com os da página do IPMA mas os nomes das estações são diferentes. :huh:
Há estações com o mesmo nome mas os valores não são iguais aos do IPMA.
As horas que indicas são utc?
Na 6ªfeira 23, às 17:00 utc, Santo da Serra tem um valor horário extraordinário de 71,9 mm na série que é registada automaticamente! O total em 24h, das 0:00 de 23 às 0:00 utc de 24 confirma-o, com 83,7mm.
Mas nesta mensagem indicaste 46,2 mm.
Guardaste o Boletim diário do Observatório Meteorológico do Funchal de ontem? Já não fui a tempo de o obter. Qual é o total em 24h (costuma ser até às 9h) para Santo da Serra?
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e lserpa

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,030
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Precipitação terminada no Arquipélago da Madeira há já algumas horas. Novamente valores muito elevados de precipitação, excedeu-se mesmo os 20 mm/h e há a registar o valor excepcional, ainda não confirmado, de precipitação em Santo da Serra.

Valores horários de anteontem até hoje:
XNCVv26.gif


Resumo do mês para valores diários das 0h às 0h utc:

nGTPJUW.gif


das 9h às 9h utc:

8kOCGxo.gif


Mapa do acumulado do mês na ilha da Madeira:

NhhjaP1.gif


Os valores traçados correspondem a estações com falhas de funcionamento. Os valores reais são superiores.

O valor mais alto em 24 horas foi 173,3 mm em Areeiro, no período a terminar às 15:00 utc do dia 21.
Este valor é normal ocorrer todos os anos, sensivelmente. Só um valor superior a 204 mm terá um período de retorno maor ou igual a dois anos.

No Funchal, por exemplo, o valor médio normal para o mês de Outubro (89,5mm Normais 81-2010) já foi largamente ultrapassado pelos 128,5 mm registados até hoje.
 
Última edição:

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Hoje assisti a um fenómeno que já não via à algum tempo.
Hoje houve a passagem aqui pelos Açores de um sistema frontal, até às 12:00 a estação do IPMA aqui na Horta apenas tinha acumulado 3mm, mas, esta tarde, por volta das 16:00 houve um aguaceiro que até não foi nada de especial apenas caíram um pingos grossos durante 10 minutos.
Eu estava na zona da Conceição, onde passa a maior ribeira cá da ilha e qual não é o meu espanto quando olho para a ribeira, a qual corria apenas um fio de água, vejo aproximar-se uma parede de água com mais ou menos 30cm de altura! Fiquei mesmo surpreendido, pois algures, no interior da ilha a chuva caiu bem!!
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Orion

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Hoje assisti a um fenómeno que já não via à algum tempo.
Hoje houve a passagem aqui pelos Açores de um sistema frontal, até às 12:00 a estação do IPMA aqui na Horta apenas tinha acumulado 3mm, mas, esta tarde, por volta das 16:00 houve um aguaceiro que até não foi nada de especial apenas caíram um pingos grossos durante 10 minutos.
Eu estava na zona da Conceição, onde passa a maior ribeira cá da ilha e qual não é o meu espanto quando olho para a ribeira, a qual corria apenas um fio de água, vejo aproximar-se uma parede de água com mais ou menos 30cm de altura! Fiquei mesmo surpreendido, pois algures, no interior da ilha a chuva caiu bem!!

Enchente relâmpago em miniatura :lmao:
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e lserpa

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Enchente relâmpago em miniatura :lmao:
Pois.. Mas o mais intrigante é que não vi nenhuma estrutura com capacidade para produzir isso! Também confesso que não estava propriamente atento, mas uma vez que estava já em pós frontal, não liguei nenhuma ao RDT... Só se foi um cúmulo congesto... Sei lá!
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Porto da Madalena do Pico e de São Roque do Pico estão encerrados devido à forte agitação marítima. Apenas opera na área de passageiros um navio da Atlanticoline, mas de forma limitada no porto da Madalena.

siteih_01020320_image_18.png