Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2015

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Consultei também a bóia da Graciosa, pois a do Canal Faial/Pico continua inoperacional.
Esta bóia tem picos de amplitude de 10 metros, daí a decisão de encerramento de alguns portos por parte da autoridade marítima.

0005_Graph.jpg


:maluco: Não sei porquê, mas deve ter passado um Tsunami à -19horas atrás lolol :lmao:
:D
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Pois.. Mas o mais intrigante é que não vi nenhuma estrutura com capacidade para produzir isso! Também confesso que não estava propriamente atento, mas uma vez que estava já em pós frontal, não liguei nenhuma ao RDT... Só se foi um cúmulo congesto... Sei lá!

Pode haver a montante afluências que estejam controladas por pequenos açudes e/ou desvios para rega que tenham sido abertos.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e lserpa

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Pode haver a montante afluências que estejam controladas por pequenos açudes e/ou desvios para rega que tenham sido abertos.
Não foi esse o caso, hoje coloquei essa mesma questão a um colega meu, E ele confirmou-me que no lado sul, a ribeira também veio mais forte e a hora coincide. Ele estava na Feteira e eu na Horta(conceição), os dois cursos de água têm origem diferentes, o que leva mesmo a concluir que houve algo anormal nas terras altas.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
É por cá... Mais do mesmo.
Mais uma vez a forte agitação marítima está a causar transtornos no transporte de pessoas, bens e mercadorias. Segundo o comunicado da Atlânticoline, não há uma previsão de quando será reaberto o Porto da Madalena.
9fc095e287a87322952dd7a98afec8f7.jpg
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,975
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Aqui por Angra temos tido um dia com alguma chuva e ceu muito cinzento ... Nada de anormal para esta altura do ano ... Tive a possibilidade de andar por caminhos da Serra de Santa Bárbara no fim de semana e a água corre bem por lá o que dá para perceber que a seca do início do ano não é agora mais do que um pesadelo mau ... :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: lserpa

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
As imagens fixas do Eumetsat não estão a funcionar (ou sou eu que não consigo aceder a elas), portanto sirvo-me do mapa dinâmico que infelizmente tem menos definição. Esta imagem é das 14:15, hora dos Açores (15:15 UTC). A frente fria está sobre o G. Oriental. Nas próximas 36 a 48 horas parte do ar frio a noroeste do G. Ocidental irá atravessar todo o arquipélago:

FFgVnRF.jpg


Nota ainda para a tremenda ventania que virá, especialmente para o G. Ocidental, e para a agitação marítima. Ao menos este Outubro foi ligeiramente diferente do Outubro do ano passado.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
E começa :cold:

lNQXjaL.png


Muito nevoeiro na ilha de S. Miguel. Não consigo ver a Lagoa do Fogo a partir de PDL. Isto deve-se ao elevado ponto de orvalho tendo em conta as atuais temperaturas:

cWFrTTF.gif


Como curiosidade, a câmara das Furnas do Spotazores foi mudada de posição. Mostra agora a lagoa, o que é uma melhoria muito considerável. Há uns tempos haviam uns patos lá. Portanto, pode ser uma atração diferente:

c2nBWGr.jpg
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
A temperatura a 850hpa em São Miguel será de -0,2°c na saída das 6utc do GFS... Elevando assim a iso 0 para os 1450 metros. Mas, boa sorte :)
Aos 1000metros prevê 4/5°c... Esta última saída elevou um pouco mais a cota e limitou a entrada da iso 0.
Podes ver o meteograma em texto para acompanhares a altura da iso a 850hpa e qual a temperatura a 850hpa.
A qual não está nada apelativa.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Boa tarde,

A frente fria ficou toda a noite estacionária no G. Oriental. Pelo menos em PDL não choveu muito. Para o final do dia deverá haver mais 'movimento' no padrão meteorológico, em que o ar (mais) frio começará a atravessar, finalmente, o arquipélago. O IPMA já atualizou a sua previsão, indicando a possibilidade de aguaceiros de granizo durante a próxima madrugada (e neve só no Pico a partir dos 1400 metros). Nota ainda para a trovoada dispersa (clicar na imagem para melhor visualização) que muito dificilmente ocorrerá nos Açores (mas é possível):

cwyBtV5.gif