Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2017



lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,089
Local
Horta, Matriz, (90m)
Ao verificar junto das estações da RHA, nota-se bastantes diferenças nos acumulados no Faial.
Alto do Cabouco - 20,2mm
Cabeço redondo - 31,29mm
Cabeço Verde - 30,4mm
Na estação mais elevada o acumulado foi inferir cerca de 10mm.
A estação mais baixa foi a que registou o maior acumulado e localiza-se a sotavento.
Poderei concluir portanto que a orografia teve alguma ação na precipitação.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Thomar

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,089
Local
Horta, Matriz, (90m)
Nas estação do IPMA, quer na Horta, quer no Pico (aeródromo) os acumulados horários foram interessantes.
Horta:
01:00-02:00 - 7,6mm
02:00-03:00 - 23,4mm
03:00-04:00 - 2,7mm

Pico (aeródromo):
02:00-03:00 - 17,1mm
03:00-04:00 - 4,2mm

Resumindo, a estação da Horta localiza-se a sotavento, logo, os acumulados foram superiores aos do Pico (Aeródromo) onde a estação localiza-se a sotavento do Faial a aprox. 14km e barlavento da Montanha do Pico.



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Muita nuvem e pouca chuva. Alguma precipitação moderada a forte durante a madrugada e manhã em PDL. Alguns trovões também.

Convecção muito localizada e escondida pela restante nebulosidade.

Pelas estações disponíveis reinou a chuva estratiforme fraca a moderada.

A célula individual mais interessante que consegui ver passou entre S. Miguel e Terceira durante a madrugada.

fvyfoYG.png


Quando não há radar acontece isto -> um falso alarme.

Neste momento muita nebulosidade média-alta mas o sol está quase a aparecer.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e lserpa

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
https://drive.google.com/file/d/0B6XaVQDYMgtPS1A4bDNmSURrVlNFUzRNU2xMM21ZcmpzdDNj/view

Os Grs. Ocidental e Central poderão ser afetados por linhas de instabilidade durante a próxima noite/madrugada. A convecção deverá ser fraca a moderada. Como a AP é baixa a moderada os riscos são mínimos. Ainda assim, a chuva poderá ser localmente moderada a forte.

O nível de congelamento estará nos 2100 metros no G. Ocidental. Acho que seria necessária mais instabilidade para haver uma granizada.

Eventualmente a convecção poderá chegar ao G. Oriental durante a manhã de amanhã (aplicando-se a mesma previsão dos outros grupos anteriormente mencionada). Entretanto, o cisalhamento será moderado a forte no G. Oriental, o que irá suprimir a convecção/encurtar a vida útil das células tendo em conta o reduzido CAPE.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
A oeste do G. Ocidental, a convecção generalizada continua. Como o cisalhamento é alguns locais quase nulo, o desenvolvimento celular está repleto de topos achatados com pouca dispersão (a vermelho assinalei alguns mais óbvios).

GAiW5jd.png


Não me parece que o Blitzortung esteja afinado. Mas deve estar certamente a ocorrer alguma trovoada dispersa (duvido que todas aquelas células gerem raios).
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Boas, acabei de ver uma nuvem-funil junto ao aeroporto de Ponta Delgada, com o funil desenvolvido até metade ou mais da altura base da nuvem... Não sei portanto se foi uma tromba de água na verdade, mas o certo é que as fotos que tirei (a 15km de distância) não revelam aquilo que vi. Foi do género esparguete, parecido com aquele de 17 de abril de 2016. Durou entre 5 a 10 minutos, e estava juntamente a uma área de precipitação forte.
Era um cb totalmente desenvolvido com uma célula em crescimento à qual estava associado este fenómeno.
Já tenho uma CANON 700D, o próximo investimento será definitivamente uma objetiva de longo alcance.
Fenómenos deste tipo não podem permanecer distantes.