Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2019

Boas pessoal.

Por aqui ainda temos boas abertas e umas nuvens bem diferentes no céu.

Já se sente um ventinho a começar a levantar mas nada de relevante por agora.

Aguardemos pelas próximas horas a ver o que nos reservam.

Sobretudo que seja interessante de acompanhar mas sem problemas para ninguém em nenhuma ilha.

Quando o próximo aviso (39) for publicado (às 03h locais), o centro do ciclone deverá estar ao largo ou muito perto das ilhas.

Aviso 38, agora publicado:

FORECAST POSITIONS AND MAX WINDS

INIT 01/2100Z 37.0N 35.5W 85 KT 100 MPH
12H 02/0600Z 40.2N 31.3W 80 KT 90 MPH

Apesar de ser incerta a localização dos ventos com intensidade equivalente, para o comum cidadão isso de pouco interessa porque é necessária a preparação para o pior.

Não há grandes precedentes no que concerne a ciclones semelhantes (oficialmente pode chegar como cat. 1 forte mas ventos de 80-85 nós são virtualmente indistinguíveis). Estes ventos destroem e matam. É bom que não hajam dúvidas.

O próximo aviso intermédio (38A) será publicado no portal do NHC por volta das 24h.

Última edição:
Bem ... de acordo com os meteorologistas que falaram nas diferentes tvs o olho do Lorenzo deverá passar sensivelmente a 100 km a Oeste da Ilha das Flores pelas 06:00 da manhã. Assim a parte oeste do furacão onde se encontra a maior parte da chuva deverá ficar no mar o que é a boa notícia.

Os ventos com força de furacão irão atingir as duas ilhas do grupo ocidental con intensidade podendo o Lorenzo passar ainda como cat. 2 ou cat.1 intenso o que como já foi dito acima não fará grande diferença no que à força do vento diz respeito.

Todo o cuidado será pouco nestas ilhas e as pessoas devem se proteger ao máximo para evitar problemas maiores.

Grupo central com ventos com intensidade de tempestade tropical o que requer também muito cuidado aconselhando se a que as populações das diferentes ilhas se mantenham em casa.

Agora só o nowcasting é que nos poderá dar mais informações do que vai acontecendo pelas diversas ilhas.

Por aqui tudo extremamente calmo a esta hora.

Nota para a prevenção que tem sido feita pelas respectivas autoridades e média que tem sido adequada.

Excelente acompanhamento nos mais diversos órgãos de comunicação social do evento.

Bom... voltando à fixação pelo olho e há pouco (20:37h local)...

Nos níveis baixos, pouco restava na metade sul...

20191001.2037.coriolis.37h.13L.LORENZO.85kts.960mb.35.9N.36.8W.060pc.jpg

... e só havia convecção severa na metade norte:

20191001.2055.f17.91h.13L.LORENZO.85kts.960mb.35.9N.36.8W.085pc.jpg

Ainda pode haver convecção localizada e temporariamente intensa (tem ocorrido alguma). Mas há cada vez mais ar seco e pouco calor oceânico.

Última edição:
Na baixa de Angra do Heroísmo será sempre mais calmo, pois a edificação faz com que as casas se protejam umas às outras. Junto à costa e em locais com orografia mais elevada e menos edificação é sempre mais desabrigado.

Sem dúvida …

Falando um pouco de história de furacões lembro me sempre da Tanya que nos fez agarrar as portadas de casa … Ai sentiu-se bem a força do vento …

Mas de facto sítios mais desabrigados e terras altas sentirão com mais intensidade os efeitos do vento.

Abraço @Kamikaze, que tudo corra bem para os teus lados e que venha o bicho …

Acabaram de registar uma rajada de 118 km à hora nas Flores … Já sopra bem por lá … Acabou de dar na SIC Notícias

Boa noite,

Sei que isto não tem comparação ao que se faz sentir no grupo ocidental e central, nomeadamente no ocidental, mas aqui pela Maia, zona da Ribeira Grande, faz-se sentir e bem as rajadas de vento. Até estou surpreendido. Faz-me lembrar-me típica noite de inverno.

Um abraço a todos,
Hélio