Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2021

Ver anexo 563Ver anexo 564

Boa tarde,

Deixo aqui duas fotos de fenómeno atmosférico observado no dia 21/10 por volta das 12H30, fora do Vulcão dos Capelinhos, Ilha do Faial.

Da posição onde estava não consegui aferir se chegou a tocar no mar ou não.

Estás on fire Jonny!
Pergunta ao pessoal do exército se filmou do drone

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Rio atmosférico a chegar…

5bc0531001a8a5ad72d039f7a3a366cf.jpg

Ora viva pessoal

Confirmo o mesmo cenário que revelaram aqui os foristas da minha ilha.

Pelas 2 da manhã senti algum som de trovões muito ao fundo apesar de terem sido sol de pouca dura.

Depois por volta das 06:00 acordei com um temporal desfeito ...

Muita chuva mesmo durante a madrugada aqui por Angra ...

Até temi começar a ouvir as tradicionais sirenes dos bombeiros ...

Mas felizmente desta vez parece que não houve problemas de maior para as populações :pray:

Aqui pelo Faial foi uma noite bem agressiva. O total de precipitação deste evento na estação mais próxima da minha, registou 74mm/24h de acumulado.
A minha estação foi afetada pela falha de luz e trovoada.
Há relatos de queda de raios na zona sul da ilha e Horta. As comunicações telefónicas e equipamentos electrónicos foram afectados.

A cadência foi elevada.

Nos próximos dias a "ondulação" que irá atravessar os Açores tem condições de criar trombas de água e tornados, como aconteceu à 2 semanas?

Que condições especiais teve aquele "evento" para ter formado diversas trombas de água e alguns tornados?

Nos próximos dias a "ondulação" que irá atravessar os Açores tem condições de criar trombas de água e tornados, como aconteceu à 2 semanas?

Que condições especiais teve aquele "evento" para ter formado diversas trombas de água e alguns tornados?

É uma pergunta que nos leva por um caminho apertado para a responder, mas cá vai

Há 2 semanas houve alguns dias em que o shear estava muito favorável e tínhamos valores astronómicos de CAPE, haviam todas as condições para a formação de trombas marítimas.

No entanto e sem garantir certezas absolutamente nenhumas, haverá a meu ver, algum potencial para que tal ocorra, mas, não creio que seja motivo para preocupações, uma vez que, as nuvens funil e eventuais trombas são tão localizadas que a probabilidade de acertar terra é reduzida.

O shear registado há 2 semanas era muito superior. No entanto, sabemos que as previsões de shear são sempre muito inferiores há realidade.

Imagens: ex: 31/10/21

1fbd1ae3f7716852f9d96d91270eca9c.jpg

50241861865ce16e0afb3a17c4b94f1b.jpg

28a2219ea7e7ca13cfce0b6c68928684.jpg

9a2bba9f85540d4170baf9884428b0c6.jpg

É uma pergunta que nos leva por um caminho apertado para a responder, mas cá vai

Há 2 semanas houve alguns dias em que o shear estava muito favorável e tínhamos valores astronómicos de CAPE, haviam todas as condições para a formação de trombas marítimas.

No entanto e sem garantir certezas absolutamente nenhumas, haverá a meu ver, algum potencial para que tal ocorra, mas, não creio que seja motivo para preocupações, uma vez que, as nuvens funil e eventuais trombas são tão localizadas que a probabilidade de acertar terra é reduzida.

O shear registado há 2 semanas era muito superior. No entanto, sabemos que as previsões de shear são sempre muito inferiores há realidade.

Imagens: ex: 31/10/21

1fbd1ae3f7716852f9d96d91270eca9c.jpg

50241861865ce16e0afb3a17c4b94f1b.jpg

28a2219ea7e7ca13cfce0b6c68928684.jpg

9a2bba9f85540d4170baf9884428b0c6.jpg

Obrigado pela explicação! Estava curioso em saber o porquê de se ter formado tanta tromba de água à 2 semanas e como se compara com os próximos.. à 2 semanas, para esses lados do grupo central foram avistadas trombas de água quase todos os dias :D

A ver vamos o que nos trás os próximos dias..

Final de outubro, e noites tropicais!
Este mês está completamente atípico.

Acumulado até ao momento de 255mm
Com sorte chego a uns espantosos 300mm!