Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2022

O vento médio no este da Terceira esteve acima dos 40km/h. Acrescentando um downdraft (vou propositadamente omitir downburst) de uma convecção intensa faz inevitavelmente danos.
Sem observações adicionais - frente de rajada agressiva.

Com observações ainda carecendo de verificação - não se pode excluir um downburst.

Tanta ferrugem...

A frente de rajada é a fase inicial.

Se downburst = downdraft de elevada intensidade, foi um downburst (obviamente).

Como habitualmente, desconfio dos CAPEs do IPMA mas a atmosfera estava bastante instável. Mais danos foram evitados devido à anteriormente mencionada água precipitável baixa a moderada (24 mms).

G8uz9jK.png

Quem sabe? Pode ter havido uns funis de curta duração alimentados pela ventania. Encontrem :nicephoto:

A sonda vai ao sabor do vento daí que ao longo da atmosfera as condições observadas podem variar significativamente (as mais tardias podem ser bastante longe do local inicial).

Pela previsão, ar muito mais seco, CAPE muito mais baixo, e atmosfera muito mais estável. Não muito propício a convecção (e havendo seria tendencialmente dispersa).

drDFRi0.png

Surgem mais fotos nas redes sociais:

Autoria: Câmara Municipal de Angra do Heroísmo (via Facebook)

mQMSH2J.jpg

Jv3Ttsb.jpg

Autoria: Leonardo'Mariana Pereira (via Facebook)

Local: Canada da Cruz Dourada, São Mateus

ZFrE2ZO.jpg

QmFbs75.jpg

Um eucalipto saudável com esse porte e idade, para vir abaixo é preciso mesmo vento com força de furacão, são das árvores mais resistentes no seu tronco principal.

Um eucalipto saudável com esse porte e idade, para vir abaixo é preciso mesmo vento com força de furacão, são das árvores mais resistentes no seu tronco principal.

Se não tiver problemas fitossanitários, interferências/danos nas raízes ou estiver demasiado exposta aos ventos, diria que rajadas de 100km/h não serão à partida suficientes para derrubar um eucalipto deste porte. :unsure:

Se não tiver problemas fitossanitários, interferências/danos nas raízes ou estiver demasiado exposta aos ventos, diria que rajadas de 100km/h não serão à partida suficientes para derrubar um eucalipto deste porte. :unsure:
Foi mesmo um evento explosivo e muito violento ...

Não me admira que tenha atingido mais de 100 km à hora ...

Entretanto ouvi pessoas no meu prédio a limpar vidros ...

Dá me ideia que o vidro da claraboia do tecto do prédio foi finalmente à vida ...

Aguentou furacões mas não aguentou isto ...

Edit - Fui agora confirmar e parte da claraboia foi mesmo à vida ...

Rajada de 128,6 Km/h em estação WU IANGRA23, 10h54;
108,3 Km/h em IANGRA13, 10h54;
74 Km/h em IAORESAN3, 11h00, mas registo apenas de 15 em 15 minutos;
67,6 Km/h em IANGRA21, 10h55,11h00;
Anemómetro danificado a partir das 10h55, 11h00, mas já não estava a registar bem, em IANGRA20;
mais acima/norte, 69,8 Km/h em IPOSTO20, 10h54;
mais a Oeste, ISOBAR12 nenhuma rajada relevante mas registo da passagem da célula em todos os parâmetros.

Estação WU, zona da Sé:
C2qrFju.jpg

Zona de Santa Luzia:
LxuTAXI.jpg

Registo horário da EMA de Angra do Heroísmo:
9sjFD0i.jpg

Última edição:
311869550_3027362254220794_7724877465133556501_n.jpg

Imagens da rotunda junto ao Tutti Food ... Imaginem se estivesse alguém lá dentro ... :shocking:

Foto - Elvira Almeida

Holly crap

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Segundo o IPMA Açores na RTPA, a rajada máxima registada em Angra do Heroísmo de 100kmh e 92kmh em Ponta Delgada. Referiu que ambas rajadas ocorreram em fenômenos muito semelhantes.
De manhã em São Pedro (Ponta Delgada), passou algo muito parecido aos vídeos de Angra (chuva e vento muito forte durante alguns minutos), mas menos intenso.

Por aqui chove mas não com grande intensidade por agora ...

Pareceu me ter visto há algum tempo um clarão mas foi apenas isso que vi pois não houve trovão e mais nenhum clarão a partir dai pelo que a trovoada passou longe ...

Pelos vistos para o Oeste da ilha como referiu e bem o @Hazores a coisa foi bem diferente ...

A coisa não está fácil hoje pela Terceira ...