Bom dia, afinal também houve estragos em São Miguel, na Ribeira Grande
Durante este episódio foi registado vento máximo instantâneo (rajada) de 100 km/h entre as 10:50 e as 11:00 UTC na estação do IPMA situada em Angra do Heroísmo.
Foi partilhado aqui no fórum que uma estação amadora em Angra registou rajada máxima de 128 km/h, portanto é provável que em algum local a rajada máxima tenha ultrapassado este valor.
O wind shear era bastante intenso, nestas situações o risco de downburst ou tornado poderia ser considerado na previsão, nem que fosse pela referência a possibilidade de rajadas temporariamente mais fortes em relação ao valor determinado pelas cartas de vento apenas.
Repare-se que os 230mm caiem no oceano ao largo da costa. Em terra, mesmo o máximo em área significativa fica no intervalo 100 a 150 mm (nas 74 horas).
![]()
O IPMA já contempla a situação antevista pelo ECM, na sua previsão descritiva para os próximos três dias que abrangem o período de 74 horas a que se refere essa previsão de acumulado do ECM.
![]()
![]()
![]()
Até às 00h de dia 26, o AROME ainda nada põe de significativo nos acumulados tri-horários.
Este período, das 15h às 18h de amanhã, é o único mais significativo, todos os outros não excedem valores na casa dos 5 a 10 mm e são em áreas mais restritas.
![]()
ECM mantém a previsão e até agrava ligeiramente. Efectivamente está em grande desfasamento do GFS que prevê um cenário mais normal. Curiosamente estamos a poucos dias do grande temporal de 29 de Outubro de 1993.Próximos três dias prometem muita chuva, especialmente nas montanhas e costa sul/sudoeste.
Apesar daquela previsão do ECM, o GFS 12z de hoje mostra que a precipitação é distribuída ao longo do tempo sem intensidade forte nas costas. Nas montanhas será, como é habitual, muito mais forte.