Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2011

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Choveu torrencialmente durante alguns minutos nesses minutos e às +-16.40, chegou ao cumulo de estar na estrada e tive que parar completamente (eu e toda gente) pois não se via um palmo à frente. Neste momento continua a chover (mt menos intensamente), o vento aumentou ligeiramente de intensidade e a pressão atmosférica continua a cair (1008mb)

A ilha de São Miguel tem sido especialmente afectada.

Das 16h às 17h:
13,0mm - Ponta Delgada - Observatório Afonso Chaves
10,8mm - Ponta Delgada - Aeroporto
6,8mm - Nordeste
 


Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Tomar atenção o Grupo Oriental, mantêm-se o estado Estar Atento
icon15.gif


Quando essa previsão da tempestade nas diversas previsões não vêm ainda nada...
Pelo menos as do Weatheronline
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
E para a Madeira quais são as tuas "previsoes"?

os modelos voltaram a colocar muito mais quantidade de precipitacao para não falar do Cape e LI ( 1827)-6?????:surprise:
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Até quinta probabilidade de chuviscos, atenção! Não gosto de ir além das 72h...
É perda de tempo.
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Até quinta probabilidade de chuviscos, atenção! Não gosto de ir além das 72h...
É perda de tempo.



Pois realemente tenho que concordar contigo, pois os modelos até a esse tempo de distancia alteram ...não vale apenas causar "alarmismos" quando ás vezes nem chega a concretizar-se ... a minha maior preocupaçao é o PHILLIPE..mas andei a pesqueisar e parece que a sua trajectório alterou-se novamente, deixando mais distante a hipotese de vir para a madeira.
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Pois realemente tenho que concordar contigo, pois os modelos até a esse tempo de distancia alteram ...não vale apenas causar "alarmismos" quando ás vezes nem chega a concretizar-se ... a minha maior preocupaçao é o PHILLIPE..mas andei a pesqueisar e parece que a sua trajectório alterou-se novamente, deixando mais distante a hipotese de vir para a madeira.

Muita coisa se vai passar até pode se intensificar, mas até lá é tendências e nada de factores a serem calculados pelos modelos...
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
zqHAw.gif


Está é a carta mais preocupante nas 48h para os Açores, pontos de atenção é o Grupo Ocidental com forte precipitação ao largo, e o centro depressionario a passar entre o Grupo Central e o Oriental.
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
boa noite,

aqui pela zona oeste da ilha terceira, aproximadamente 1h que não chove. está uma noite quente e humida, o vento está muito fraco, o céu completamente "forrado".

Aguardemos agora a passagem do centro da depressão... na minha opinião ele irá passar por cima do grupo central...vamos ver
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Pois realemente tenho que concordar contigo, pois os modelos até a esse tempo de distancia alteram ...não vale apenas causar "alarmismos" quando ás vezes nem chega a concretizar-se ... a minha maior preocupaçao é o PHILLIPE..mas andei a pesqueisar e parece que a sua trajectório alterou-se novamente, deixando mais distante a hipotese de vir para a madeira.

O Phillipe não constitui grande assunto para preocupações, qualquer outra depressão das que andam regularmente por essas regiões são normalmente mais preocupantes que os restos de um sistema tropical meio moribundo no Atlântico. De qualquer forma, não se esqueça que quer nos Açores quer na Madeira ao longo dos anos os problemas mais graves que sucedem são na sequência de muitas semanas de perturbações e chuva acumulada, solos saturados de água, etc. Para já não vale a pena stressar, ainda agora estamos a sair da estação seca, por sinal, bastante seca nos Açores por exemplo. A chuva também faz falta ;)
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,925
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Um bocado ventoso o tempo nos Açores. No grupo oriental dados do IM, ás 7h UTC, no aeroporto de Santa Maria 58.7 km/h de SW, em Ponta Delgada (observatório Afonso Chaves) 52.6 km/h SW e no aeroporto de Ponta Delgada 42.8 Km/h de S.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,925
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Um bocado ventoso o tempo nos Açores. No grupo oriental dados do IM, ás 7h UTC, no aeroporto de Santa Maria 58.7 km/h de SW, em Ponta Delgada (observatório Afonso Chaves) 52.6 km/h SW e no aeroporto de Ponta Delgada 42.8 Km/h de S.

Mas claramente dentro do previsto pelo IM:

GRUPO ORIENTAL

Céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade ao longo da tarde.
Períodos de chuva por vezes FORTE na madrugada e manhã, passando a aguaceiros
fracos.
Condições favoráveis à ocorrência de trovoadas durante a madrugada e manhã.
Vento sul muito fresco a FORTE (40/65 km/h), temporariamente MUITO FORTE (65/75
km/h)
com rajadas até 85 km/h, rodando para oeste e tornando-se moderado (20/30 km/h)
para a noite.
ESTADO DO MAR:
Mar grosso a TEMPESTUOSO, tornando-se cavado.
Ondas sul de 3 a 5 metros, passando a sudoeste.

Temperaturas previstas para Ponta Delgada:
Máxima 23ºC
Água do mar 23ºC

METEOROLOGISTA: F. CARVALHO

Actualizado a 27 de setembro de 2011 às 3:27 UTC