Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2011

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Imagem actual pelas 14:05 onde moro, é a vista de WNW, existem nuvens pouco densas de momento, alternando com sol...


dsc04435zw.jpg
 


icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Boa tarde,

Uns modelos colocam mais precipitação de que outros...o Hirlam não coloca apenas até final do dia de sabado enquanto que outros modelos colocam tb no domingo...


No entanto penso que como os solos estão secos não haverá grandes probelams com as ribeiras ( até que occora muita precipitação).
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Boa tarde,

Uns modelos colocam mais precipitação de que outros...o Hirlam não coloca apenas até final do dia de sabado enquanto que outros modelos colocam tb no domingo...


No entanto penso que como os solos estão secos não haverá grandes probelams com as ribeiras ( até que occora muita precipitação).

Isso é verdade os aquíferos tem capacidade suficiente para aguentar... por isso não haverá grandes problemas nas ribeiras, o meu receio são algumas derrocadas, se dos azares dos azares cair em cima de uma ribeira, provocará o efeito dique e ai é mais preocupante, mas penso que não haverá situação para além...
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Desculpem pelo off-pic, a titulo de comparação, com a imagem mais acima e com esta foto que tirei no mesmo angulo de 20 de Fevreiro de 2010 pelas 11h.



dsc04430b.jpg


A sorte que esta ribeira o seu percurso é relativamente corto e nasce em altitudes relativamente baixas a uns 900 mts de alt, mas na mesma experimentou uma crescida nunca vista por mim...

dsc04429r.jpg


É a mesma ribeira a trasbordar 10 minutos antes da foto anterior, foi tirada mesmo na minha varanda, volto ao seu leito mesmo em frente do prédio...
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Nem me lembres esse dia, pois eu estava no Dolce Vita, ou melhor a chegar , quando a rotunda "literalmente explodiu"....


um dia que nunca vou esquecer e que por consequência causou-me pavor á chuva forte e trovoadas...o Inverno para mim tornou-se doloroso...
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
É a mesma ribeira a trasbordar 10 minutos antes da foto anterior, foi tirada mesmo na minha varanda, volto ao seu leito mesmo em frente do prédio...

Bom registo, vê-se bem onde a antiga ribeira passava.
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
O wheateronline voltou a retirar precipitação , pelo menos diminiui...fico mem dúvida se iremos ter periodos de chuva forte ou apenas chuva moderada?

Tambem ainda estou em duvida se ira ser por pouco espaço tempo( 6h-8h) ou durante noite e dia sabado e ainda domingo..
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Apresento umas imagens tiradas ás 18h de hoje no Estreito de Câmara de Lobos a 500 mts de alt.

1º Imagem de SE, mostra nuvens com pouca evolução, sobre o litoral, no outro lado desse pico que mostra a imagem encontra-se o Funchal...

dsc04436u.jpg


2º Imagem mostra as serra no Estreito de Câmara de Lobos pelo NNE, a quota de nuvens anda pelo 600 mts de alt.

dsc04437gk.jpg



3º e última... mostra pelo SWW a chegada das nuvens com maior evolução...

dsc04438i.jpg


O vento se intensificou um pouco já existe rajadas de SW abaixo dos 30km/h...
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Nesta nova run, foi retirado pelo GFS grande parte da precipitação....um dado curioso é que nos proximos dias entre dia 2/10-6-10) os valores Cape e Li esão elevadissimos.
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Nesta nova run, foi retirado pelo GFS grande parte da precipitação....um dado curioso é que nos proximos dias entre dia 2/10-6-10) os valores Cape e Li esão elevadissimos.

Eu prefiro aguardar pelo run das 18h, que ainda não saiu, penso que é mais fiável... e das 00h vai dissipar dúvidas em quando precipitação, existem discrepâncias em termos de precipitação, não te esqueças se estas bandas de nuvens entrar pelo SW, cria precipitações orográficas e potencializa ainda mais o efeito, a nuvem bate na cordilheira do maciço central, provoca vibrações que estimulam as nuvens libertar a sua carga de água... por isso é muito difícil prever a quantidade de precipitações devido as especificidades da nossa ilha enquanto orografia... Por isso IM toma em conta o efeito orográfico para as previsões da região. A Madeira é uma caixinha de surpresas em termos metereológicos...
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Eu prefiro aguardar pelo run das 18h, que ainda não saiu, penso que é mais fiável... e das 00h vai dissipar dúvidas em quando precipitação, existem discrepâncias em termos de precipitação, não te esqueças se estas bandas de nuvens entrar pelo SW, cria precipitações orográficas e potencializa ainda mais o efeito, a nuvem bate na cordilheira do maciço central, provoca vibrações que estimulam as nuvens libertar a sua carga de água... por isso é muito difícil prever a quantidade de precipitações devido as especificidades da nossa ilha enquanto orografia... Por isso IM toma em conta o efeito orográfico para as previsões da região. A Madeira é uma caixinha de surpresas em termos metereológicos...

Já agora podes informar-me a que horas saem as runs?


ps: Relembro que para dia dia 28/09 alguns modelos apontavem para chuva na Madeira e no entanto não se concretizou. São previsoes e ainda bem que o IM "joga"pelo seguro...mais vale prevenir que remediar"
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Pois, colega ijv , alguns modelos mostram o grosso da precipitação ao largo da ilha...mas outros nomeadamente o Hirlam mostra o contrario...

o Wheateronline e o Gfs também já retiraram grande parte da precipitação..é aguardar para ver na proxima run..os modelos não estão em sintonia.