Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2013

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Boa noite,

Na baixa de Angra do Heroísmo chove ininterruptamente com intensidade moderada deste as 21H30 (locais).

Até este momento, os Açores têm tido muita sorte, mesmo. Quem tem seguido as imagens de satélite ou o imapweather sabe do que falo...

Na costa Sul/Sueste menos chuva, mas o vento está ligeiramente mais intenso, todavia, nada que não seja suportável.

Se as coisas intensificarem-se teremos problemas. Os terrenos estão extremamente secos e não têm capacidade de absorção de água em maiores quantidades.

Bom resto de Sábado,
 


Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
Mais uma vez boa noite,

Pela zona oeste a chuva continua...
Tenho a informação que na ilha de S. Jorge chove forte e com trovoada...
Deixo aqui a carta de prognostico para as 12h de amanhã, como é possivel observar a frente já passou todo o arquipélago, surgindo ao ocidente uma linha de instabilidade...
A depressão, na minha opinião, penso que estará mais a norte do que inicialmente se previa...

h7fd.png
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Mais uma vez boa noite,

Pela zona oeste a chuva continua...
Tenho a informação que na ilha de S. Jorge chove forte e com trovoada...
Deixo aqui a carta de prognostico para as 12h de amanhã, como é possivel observar a frente já passou todo o arquipélago, surgindo ao ocidente uma linha de instabilidade...
A depressão, na minha opinião, penso que estará mais a norte do que inicialmente se previa...

h7fd.png

Concordo, na minha opinião de leigo, plenamente com a análise do Hazores.

A maior sorte foi quando, a meio da manhã, a frente partiu-se em dois, havendo chuva torrencial e trovoada a norte e a sul dos Açores, no entanto, no meio, as coisas continuaram calmas.

Mesmo assim, a situação requer atenção e cuidado...

Cumps,
 

mcpa

Cumulus
Registo
6 Ago 2009
Mensagens
141
Local
Ponta Delgada, S. Miguel, Açores
Bom dia!
Noite de algum vento e alguns aguaceiros. Neste momento céu completamente encoberto, e vento moderado, mas nada de especial... E as trovoadas páh??? :angry::angry::angry: Estava com tanta esperança de ouvir uns belos trovões, mas nada... Pelo menos que eu me tenha apercebido!!! :sad:
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa tarde!

Sigo com céu pouco nublado e vento bonançoso a moderado de Noroeste.

Hoje foi um dia de céu inicialmente encoberto, diminuindo de nebulosidade ao longo da tarde, boas abertas e vento moderado. Durante a madrugada e manhã, caíram alguns aguaceiros que pontualmente foram fortes e o vento soprou muito fresco com rajadas, tornando-se fresco pela manhã.

O Outono começa hoje. ;)



Continuação de um bom domingo.
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Boa noite,

Acerca da noite/madrugada de ontem, estava a circular no meu automóvel quando pelas 4H50, na zona da Grota do Vale, junto à ETAR, fiquei encandeado com um grande relâmpago quando, de imediato, toda a iluminação pública apagou-se.

A viagem teve de ser feita com cuidados redobrados. Foram visíveis alguns ramos de árvores de considerável dimensão na Estrada Regional 1 - 1ª e uma pequena derrocada na Estrada Regional 1 - 2ª.

Mesmo assim, não é impedimento para alguns "meninos-queridos" que pensam que o Ayrton Senna reencarnou neles e que as "mamãs zelosas" irão visitar muito brevemente numa Casa Mortuária perto de si - Que descansem em paz - conduzirem de forma estupidamente imprudente, arrastando os outros para as suas borradas vulgarmente chamadas de "ultrapassagens à moda da Terceira".
Cuidado com este tipos que não tomam banho e que os pais são irmãos ou primos.

Quanto ao resto, fiz toda a viagem até à costa Sul/Sueste com o céu constantemente iluminado, mas sem o familiar barulho do trovão.

Basicamente, houve mais sorte que juízo...



Mas que raio?
Porque é que nós não temos acesso a isto?:angry:


Beijos às meninas e abraços aos barbudos,
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,424
Local
Ponta Delgada - Açores
Parece-me ser o NEXRAD americano das Lajes. Portanto propriedade da NOAA.

A NOAA oferece acesso a radares fora dos EUA (Porto Rico, Coreia do Sul), nós somos a excepção. Isto já foi discutido várias vezes aqui no fórum, em 2011 contactei a NOAA e eles disseram que não tinham interesse em guardar mais (existe para consulta entre 1997 e 2001) os dados do radar LPLA devido aos elevados custos. Agora se o problema de enviar um printscreen para um site de x em x tempo, é porque o IPMA não tem permissão para tal, não sei..
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
A NOAA oferece acesso a radares fora dos EUA (Porto Rico, Coreia do Sul), nós somos a excepção. Isto já foi discutido várias vezes aqui no fórum, em 2011 contactei a NOAA e eles disseram que não tinham interesse em guardar mais (existe para consulta entre 1997 e 2001) os dados do radar LPLA devido aos elevados custos. Agora se o problema de enviar um printscreen para um site de x em x tempo, é porque o IPMA não tem permissão para tal, não sei..

Por tudo o que está aqui descrito, irei, de livre iniciativa, contactar o IPMA. Se bem que penso que uma acção concertada teria mais efeito.

Cumps,