Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2013

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
A run das 18h continua a insistir num sistema tropical a afetar os Açores. Mas isto a mais de 300 horas... Muita coisa irá ser alterada até lá.

Certamente que as coisas vão ser alteradas, mas o que acho curioso é o facto de alguns modelos continuarem insistindo nestas previsões a alguma distância temporal.

As peças do puzzle estão ainda em andamento mas se isto não mudar, a ilha de S. Miguel vai ver um dilúvio bem merecido :D


 


a410ree

Cumulus
Registo
17 Set 2012
Mensagens
152
Local
Madeira
Olha já somos dois.

Já não sei o que é ouvir uma boa trovoada faz tempo...e a chuva aqui tem andado pela hora da morte. Uma miséria. Não me lembro de um verão assim. Têm caído alguns aguaceiros numa parte da ilha enquanto que a outra parte sem uma pinga de água. O que tem caído não tem dado para nada. E o mesmo cenário é igual para o restante arquipélago.

Mas calma, que isto vai mudar, e com sorte quem sabe são vocês a terem a visita deste sistema tropical ;)

Boa sorte :thumbsup:

Pois claro ! É preciso é ter calma ! ainda vai chegar a nossa hora :lol: Seja ai nos açores ou aqui na madeira :cool:
Reparei que na sexta podera haver alguns aguaceiros aqui na madeira e com um pedaço de sorte uma trovoada nem que seja 5 ou 6 raios !
Se não houver nada ja fico a :sad: !!
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
O pessoal anda todo com a "febre ciclónica".

Andámos, durante todo o Inverno, com avisos meteorológicos dia sim, dia sim. Foi com chuva por todos os lados e voltam a querer mais. Este povo não sabe o que quer...

Eu quero apostar na prevenção, os outros querem ver o "circo a arder", meus taradinhos...:D

Cumps,
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
E este verão já começou a fazer uma vítima nos Açores.
Um jovem de 35 anos morreu carbonizado numa queimada na vila de Água de Pau , concelho da Lagoa, ilha de S. Miguel há pouco.

Nunca me lembro de fogos nesta ilha, mas este verão está sendo por demais. Da maneira que as terras estão secas, se não chover forte e feio brevemente, vamos estar mesmo em apuros.


Homem morreu carbonizado numa queimada em Água de Pau


Um homem de 26 anos morreu carbonizado, esta manhã, durante uma queimada em Água de Pau.

As causas do incidente ainda estão em investigação, mas o corpo já foi removido para o Instituto de Medicina Legal, em Ponta Delgada, onde será realizada uma autópsia.

Os bombeiros voluntários de Ponta Delgada, com o apoio de uma equipa dos bombeiros voluntários de Vila Franca do Campo, ainda estão no local a procurar apagar a queimada.*



*Saiba mais informações sobre esta queimada com uma vítima mortal na edição impressa do Açoriano Oriental de sexta-feira, 6 de agosto de 2013.

http://www.acorianooriental.pt/noticia/homem-morreu-carbonizado-em-agua-de-pau


Outra noticia em foco na capa do Açoriano Oriental de hoje refere que São Miguel está sem água para rega agrícola. Não existindo rios com afluentes e lençóis de água nos Açores, não é possível adoptar um sistema de rega para combater a seca que afecta milho e pastagens. Mas este mal também é comum às restantes ilhas do arquipélago.

http://www.acorianooriental.pt/pagina/edicao-impressa/2013-09-05/regional
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
E este verão já começou a fazer uma vítima nos Açores.
Um jovem de 35 anos morreu carbonizado numa queimada na vila de Água de Pau , concelho da Lagoa, ilha de S. Miguel há pouco.

Nunca me lembro de fogos nesta ilha, mas este verão está sendo por demais. Da maneira que as terras estão secas, se não chover forte e feio brevemente, vamos estar mesmo em apuros.







http://www.acorianooriental.pt/noticia/homem-morreu-carbonizado-em-agua-de-pau


Outra noticia em foco na capa do Açoriano Oriental de hoje refere que São Miguel está sem água para rega agrícola. Não existindo rios com afluentes e lençóis de água nos Açores, não é possível adoptar um sistema de rega para combater a seca que afecta milho e pastagens. Mas este mal também é comum às restantes ilhas do arquipélago.

http://www.acorianooriental.pt/pagina/edicao-impressa/2013-09-05/regional

Infelizmente, o problema da seca está generalizado pelos Açores. No grupo Central o milho, as pastagens (e não só) padecem do mesmo mal. Inclusivamente, na Ilha Graciosa, há casos de morte de animais em explorações devido à seca.

Quanto aos fogos em floresta ou matas, não sendo os Açores dados a tal fenómeno, os raros casos têm origem entre a irresponsabilidade típica do chico-espertismo e algum palhaço bêbado com desejo de vingança de algum vizinho que lhe tenha ficado com a ex-mulher...

Cumps,
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Infelizmente, o problema da seca está generalizado pelos Açores. No grupo Central o milho, as pastagens (e não só) padecem do mesmo mal. Inclusivamente, na Ilha Graciosa, há casos de morte de animais em explorações devido à seca.

Tenho ouvido falar que no inverno passado, no Ocidental foi o contrário, que morreram animais nas Flores devido às chuvas em excesso. O caso da Graciosa é mais grave porque apesar de ser uma ilha pequena, não existem sequer ribeiras ou outros cursos de água naquela ilha. As pessoas só têm tanques e cisternas que aproveitam sempre que chove. Daqui a dias, tal como no passado, vai ser S. Miguel e Flores ( as mais abundantes e ricas em cursos de água),a mandar barricas desse bem precioso para as ilhas mais carenciadas. Não seria a primeira vez que tal acontecesse. Mas mesmo assim, até nessas 2 ilhas, algumas ribeiras já começam a secar...

Kamikaze;389339Quanto aos fogos em floresta ou matas disse:
chico-espertismo[/I] e algum palhaço bêbado com desejo de vingança de algum vizinho que lhe tenha ficado com a ex-mulher...

Cumps,


Pelo que me foi dado a saber, foi mesmo irresponsabilidade. O homem perdeu o controlo do fogo quando estava realizando uma queimada arbustiva no seu terreno. Arderam uns 2 ou 3 alqueires... a sorte é que como existem nos Açores muros de pedra centenários vedando as terras, o fogo não conseguiu se alastrar mais para os matos, mas de qualquer forma é sempre uma vida humana a lamentar.

Não vejo é altura desta maldita alta pressão desaparecer daqui. Pelos vistos não vai ser nem tão cedo...
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Tenho ouvido falar que no inverno passado, no Ocidental foi o contrário, que morreram animais nas Flores devido às chuvas em excesso. O caso da Graciosa é mais grave porque apesar de ser uma ilha pequena, não existem sequer ribeiras ou outros cursos de água naquela ilha. As pessoas só têm tanques e cisternas que aproveitam sempre que chove. Daqui a dias, tal como no passado, vai ser S. Miguel e Flores ( as mais abundantes e ricas em cursos de água),a mandar barricas desse bem precioso para as ilhas mais carenciadas. Não seria a primeira vez que tal acontecesse. Mas mesmo assim, até nessas 2 ilhas, algumas ribeiras já começam a secar...


Pelo que me foi dado a saber, foi mesmo irresponsabilidade. O homem perdeu o controlo do fogo quando estava realizando uma queimada arbustiva no seu terreno. Arderam uns 2 ou 3 alqueires... a sorte é que como existem nos Açores muros de pedra centenários vedando as terras, o fogo não conseguiu se alastrar mais para os matos, mas de qualquer forma é sempre uma vida humana a lamentar.

Não vejo é altura desta maldita alta pressão desaparecer daqui. Pelos vistos não vai ser nem tão cedo...

Quanto ao primeiro e segundo ponto, estamos completamente de acordo.

Os muros de pedra, para quem não souber (e não seja insular), é o que forma o célebre aspecto de "manta de retalhos" visível em fotos de altitude ou mesmo de avião.

Por falar em alta pressão, noutro dia, eram 4H30 da matina quando o termómetro do meu carro assinalava 23º (24º em algumas zonas). Impressionante, é dizer pouco...
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Quanto ao primeiro e segundo ponto, estamos completamente de acordo.

Os muros de pedra, para quem não souber (e não seja insular), é o que forma o célebre aspecto de "manta de retalhos" visível em fotos de altitude ou mesmo de avião.

Por falar em alta pressão, noutro dia, eram 4H30 da matina quando o termómetro do meu carro assinalava 23º (24º em algumas zonas). Impressionante, é dizer pouco...

Há pouco vi fotos dos pastos na Terceira e as coisas parece que também andam mesmo PÉSSIMAS :shocking:
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Sigo com céu muito nublado e vento bonançoso a moderado de Nordeste.

Hoje foi um dia de céu muito nublado, abertas e aguaceiros.

Consegui ver essa queimada daqui. Pelos vistos, tornou-se perigosa. Os pastos precisam urgentemente de água, isso é um facto.

O anticiclone não deixa entrar nada de jeito. A chuva que tem vindo não está a ajudar a ultrapassar essa seca e por isso só temos a hipótese, quem sabe, de um sistema tropical.

Bem sabemos que tivemos um Inverno e Primavera chuvosos, com inundações e derrocadas, uma destas que vitimou três pessoas na Ribeira Quente, mas também sabemos que este Verão foi um Verão quente e seco, com temperaturas a ultrapassar os 30ºC em algumas ilhas e valores da humidade relativa baixos. A precipitação que caiu não foi significativa e esta não foi distribuída uniformemente, sendo as ilhas do Grupo Ocidental as que mais beneficiaram da chuva. Resta acompanharmos as previsões para os próximos tempos.



Continuação de uma boa quinta-feira.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Os campos de milho ao longo da ilha para fabrico de cilagem parecem constituídos de milho anão...

Não sou entendido na matéria, mas já ouvi que este ano vai ser péssimo.

Sim, este ano muitas das culturas já foram comprometidas. Milho, tabaco, batata doce, chicória, fava, agrião, espadana, trigo etc etc já foram à vida. Não sei o que é que os lavradores vão dar para comer aos animais no inverno...

Os campos andam mesmo amarelos.
Vê lá tu que há 10 anos atrás, eu não tinha precisão de aguar todos os dias as minhas terras porque sempre chovia, mas hoje essa realidade parece estar também a mudar. E é claro que quem vai sofrer mais na pele com essa nova realidade são as ilhas mais pequenas e com poucos cursos de água. O Pico tem também muita pouca ribeira. Corvo, Graciosa e Santa Maria o mesmo.
Cada vez que olho para as montanhas, custa-me digerir ver tudo tão seco de outra cor, coisa que não estávamos até hoje habituados, e a fauna terrestre imagino que deve estar a fazer um esforço enorme para se tentar adaptar a esta seca que hoje se vive no arquipélago.

Previsões feitas pela Universidade dos Açores para 2070 para a Terceira e S. Miguel, apontam que os verões vão continuar sendo muito secos e sem chuva.
No mínimo, é mesmo para ficarmos alarmados com os cabelos em pé, porque as ilhas açorianas dependem e sempre dependeram muito do regime pluviométrico.
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Sim, este ano muitas das culturas já foram comprometidas. Milho, tabaco, batata doce, chicória, fava, agrião, espadana, trigo etc etc já foram à vida. Não sei o que é que os lavradores vão dar para comer aos animais no inverno...

Os campos andam mesmo amarelos.
Vê lá tu que há 10 anos atrás, eu não tinha precisão de aguar todos os dias as minhas terras porque sempre chovia, mas hoje essa realidade parece estar também a mudar. E é claro que quem vai sofrer mais na pele com essa nova realidade são as ilhas mais pequenas e com poucos cursos de água. O Pico tem também muita pouca ribeira. Corvo, Graciosa e Santa Maria o mesmo.
Cada vez que olho para as montanhas, custa-me digerir ver tudo tão seco de outra cor, coisa que não estávamos até hoje habituados, e a fauna terrestre imagino que deve estar a fazer um esforço enorme para se tentar adaptar a esta seca que hoje se vive no arquipélago.

Previsões feitas pela Universidade dos Açores para 2070 para a Terceira e S. Miguel, apontam que os verões vão continuar sendo muito secos e sem chuva.
No mínimo, é mesmo para ficarmos alarmados com os cabelos em pé, porque as ilhas açorianas dependem e sempre dependeram muito do regime pluviométrico.


Para complementar a discussão, aqui fica a minha modesta opinião (e só minha) que o clima dos Açores está a passar de Temperado Atlântico para Temperado Mediterrâneo. Posto isto, penso que as estações estejam a ficar extremadas...

Aqui há uns anos, 23º ou 24º graus às 4H30 da manhã era impensável.

Cumps,
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Para complementar a discussão, aqui fica a minha modesta opinião (e só minha) que o clima dos Açores está a passar de Temperado Atlântico para Temperado Mediterrâneo. Posto isto, penso que as estações estejam a ficar extremadas...

Aqui há uns anos, 23º ou 24º graus às 4H30 da manhã era impensável.

Cumps,

Subscrevo, assino, volto a reassinar e ainda carimbo em baixo.

Mas só um aparte, não percebo como o clima mediterrânico pode ter influência aqui pelo atlântico. Sinceramente não entendo, mas também da maneira que isto anda tudo trocado, eu já acredito em qualquer coisa...
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Subscrevo, assino, volto a reassinar e ainda carimbo em baixo.

Mas só um aparte, não percebo como o clima mediterrânico pode ter influência aqui pelo atlântico. Sinceramente não entendo, mas também da maneira que isto anda tudo trocado, eu já acredito em qualquer coisa...

O que eu quis dizer era que o clima dos Açores estava a ficar como o clima Mediterrâneo e não que estava a ter influência dele. :D

Cumps,
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Mas só um aparte, não percebo como o clima mediterrâneo pode ter influência aqui pelo atlântico. Sinceramente não entendo, mas também da maneira que isto anda tudo trocado, eu já acredito em qualquer coisa...

O clima mediterrâneo abrange uma maior área contínua junto do Mar Mediterrâneo (daí o seu nome) mas ele encontra-se repartido por quase todos os continentes...