Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2014



james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Boas.
Sou apenas um curioso e aficionado nestas coisas e sem me referir exactamente ao que está escrito acima, pois por vezes (como treinador de bancada) tambêm penso que os avisos do IPMA são um pouco ao lado, mas neste caso todos vimos as imagens de satélite e o potencial que poderia causar nessa zona montanhosa com tudo o que isso implica.
Posso estar enganado, mas antes da chegada da frente não li nenhum comentário que tivesse posto o aviso vermelho em causa, mas repito, posso estar enganado.

Cumprimentos;)




Da minha parte , nao tenho conhecimentos suficientes para colocar em xeque as previsoes dos meteorologistas profissionais do ipma , por isso antes de ocorrer o os eventos acho que nao devo contestar os avisos .

Mas eu vejo o IPMA a falhar sistematicamente os avisos e , pior do que isso , parece nao ter criterio .

Eu acho que o IPMA uma instituicao fundamental para o pais e gostava que melhorasse neste aspeto .

Mas , ao que parece ha muita gente que acha que esta tudo bem . Eu nao acho , nunca gostei de vacas sagradas .

Fim off topic
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,044
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boas.
Sou apenas um curioso e aficionado nestas coisas e sem me referir exactamente ao que está escrito acima, pois por vezes (como treinador de bancada) tambêm penso que os avisos do IPMA são um pouco ao lado, mas neste caso todos vimos as imagens de satélite e o potencial que poderia causar nessa zona montanhosa com tudo o que isso implica.
Posso estar enganado, mas antes da chegada da frente não li nenhum comentário que tivesse posto o aviso vermelho em causa, mas repito, posso estar enganado.

Cumprimentos;)

http://www.meteopt.com/forum/seguim...adeira-setembro-2014-a-7822-8.html#post440548

Não tenho acesso em tempo real a quaisquer observações, medições, modelos etc. como têm os profissionais. Apenas àquelas paupérrimas imagens de satélite. Pus a minha opinião em dúvida apenas pela falta de dados.
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
Boa noite a todos.
Já algum tempo que não escrevia aqui no fórum, espero voltar a fazê-lo com mais alguma frequência...
Pela zona Oeste da ilha Terceira continua uma situação de tempo instável, com aguaceiros (alguns deles fortes) e o vento sopra fresco...trovoadas é que por enquanto nada...
Até Domingo está prevista muita chuva pelos Açores
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
Uma carta bonita de se ver...

carta para as 12h do dia 11-09-14


 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Não é facil por parte de ninguem lançar avisos em situações convectivas para ilhas que teem pouco mais que o tamanho da Peninsula de Setubal, mas com uma montanha de quase 2km no meio...

Há sempre dois factores em causa, a precipitação convectiva, em que se pode ter uma células forte a causar problemas numa questão de minutos( ainda para mais com as massas de ar presentes) e a questão da montanha...qualquer pequena area de convergencia ou advecção de humidade que seja empurrada pela orografia poderá gerar precipitações abundantes, e podem ser muito localizadas..

Portanto, acho desajustado que se critique tanto....se voces fossem ver as margens de erro das previsões do SPC ou do NHC iriam perceber bem o contexto destas situações..

Quanto á questão dos modelos...sinceramente é triste que haja tanta gente a bater no ceguinho, como se o modelo fosse o espelho da realidade.
Por favor entendam que os modelos são ferramentas, que boa parte das previsões são baseadas numa amalgama não só de dados de modelos mas tambem de uma serie de metodologias que os meteorologistas desenvolvem para adequar dos dados modelados ás caracteristicas regionais, sendo que muitas vezes saem previsões que teem em conta a possibilidade dos modelos estarem errados face a certos aspectos que depois se revelam muito importantes.

É perfeitamente legitimo por parte do IPMA ter em consideração a possibilidade da Madeira ter sido afectada por uma situação bastante perigosa, até porque a uns meros 50 ou 100km a NW passaram boas células com bastante potencial...tiveram "azar"...mas ao menos precaveram as pessoas.
Mais vale errar por excesso do que por defeito nestas ocasiões.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,044
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Não é facil por parte de ninguem lançar avisos em situações convectivas para ilhas que teem pouco mais que o tamanho da Peninsula de Setubal, mas com uma montanha de quase 2km no meio...

Há sempre dois factores em causa, a precipitação convectiva, em que se pode ter uma células forte a causar problemas numa questão de minutos( ainda para mais com as massas de ar presentes) e a questão da montanha...qualquer pequena area de convergencia ou advecção de humidade que seja empurrada pela orografia poderá gerar precipitações abundantes, e podem ser muito localizadas..

Portanto, acho desajustado que se critique tanto....se voces fossem ver as margens de erro das previsões do SPC ou do NHC iriam perceber bem o contexto destas situações..

Quanto á questão dos modelos...sinceramente é triste que haja tanta gente a bater no ceguinho, como se o modelo fosse o espelho da realidade.
Por favor entendam que os modelos são ferramentas, que boa parte das previsões são baseadas numa amalgama não só de dados de modelos mas tambem de uma serie de metodologias que os meteorologistas desenvolvem para adequar dos dados modelados ás caracteristicas regionais, sendo que muitas vezes saem previsões que teem em conta a possibilidade dos modelos estarem errados face a certos aspectos que depois se revelam muito importantes.

É perfeitamente legitimo por parte do IPMA ter em consideração a possibilidade da Madeira ter sido afectada por uma situação bastante perigosa, até porque a uns meros 50 ou 100km a NW passaram boas células com bastante potencial...tiveram "azar"...mas ao menos precaveram as pessoas.
Mais vale errar por excesso do que por defeito nestas ocasiões.

Penso que estamos a afastar-nos da parte científica destas questões e a derivar para julgamentos e apuramento de competências e/ou responsabilidades que não lançam luz sobre os desvios que as previsões inevitavelmente, em maior ou menor escala têm sempre. Gostava que o debate fosse sobre uma análise das condições de partida e do seu seguimento em tempo real, observando o que estaria a mudar gradualmente em relação ao previsto. Eu próprio não tenho ainda formação científica suficiente nesta área para que as minhas opiniões tenham peso, reconheço-o perfeitamente. Observei nesta evolução da frente que a partir de certa altura, entre as 19h e as 20h, nas imagens de infravermelho, os topos das nuvens da frente, de uma certa latitude para baixo, aqueceram e a partir daí, em cerca de duas horas, toda a convecção forte do segmento meridional da frente foi praticamente demolida, numa extensão de largas centenas de quilómetros e que não teve a ver com a interacção com a propria ilha. Na imagem da 1h utc a frente tinha sido quase dissipada na sua parte meridional.
Quem tiver conhecimentos poderá explicar porque ocorreu esta súbita dissipação? Eu fiquei surpeendido com a rapidez do fenómeno mas a partir do momento em que comecei a observá-lo, ainda antes da frente atingir a ilha, duvidei logo da estabilidade da previsão. O debate sobre isto é que seria muito mais interessante. :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Névoa

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Eu acho que o IPMA esteve bem, um aviso vermelho ( assim como qualquer outro) não é lançado de "ánimo leve", se o fizeram é porque segundo eles havia condições para fenómenos extremos potenciados pela orografia da Ilha.

É uma situação ingrata a de quem tem que fazer este trabalho, se lançam avisos e as situações não se verificam, correm o risco de não serem levados a sério, se não lançam e algo de grave acontece, é porque são desleixados ou incompetentes..enfim,preso por ter cão e preso por não ter..convém lembrar que estamos a falar de previsões e não certezas absolutas, é muito fácil criticar depois de ter acontecido, o difícil é antecipar e prever.. :thumbsup:

Nestes casos sou apologista de que mais vale pecar por excesso do que por defeito.:thumbsup:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Não é facil por parte de ninguem lançar avisos em situações convectivas para ilhas que teem pouco mais que o tamanho da Peninsula de Setubal, mas com uma montanha de quase 2km no meio...

Há sempre dois factores em causa, a precipitação convectiva, em que se pode ter uma células forte a causar problemas numa questão de minutos( ainda para mais com as massas de ar presentes) e a questão da montanha...qualquer pequena area de convergencia ou advecção de humidade que seja empurrada pela orografia poderá gerar precipitações abundantes, e podem ser muito localizadas..

Portanto, acho desajustado que se critique tanto....se voces fossem ver as margens de erro das previsões do SPC ou do NHC iriam perceber bem o contexto destas situações..

Quanto á questão dos modelos...sinceramente é triste que haja tanta gente a bater no ceguinho, como se o modelo fosse o espelho da realidade.
Por favor entendam que os modelos são ferramentas, que boa parte das previsões são baseadas numa amalgama não só de dados de modelos mas tambem de uma serie de metodologias que os meteorologistas desenvolvem para adequar dos dados modelados ás caracteristicas regionais, sendo que muitas vezes saem previsões que teem em conta a possibilidade dos modelos estarem errados face a certos aspectos que depois se revelam muito importantes.

É perfeitamente legitimo por parte do IPMA ter em consideração a possibilidade da Madeira ter sido afectada por uma situação bastante perigosa, até porque a uns meros 50 ou 100km a NW passaram boas células com bastante potencial...tiveram "azar"...mas ao menos precaveram as pessoas.
Mais vale errar por excesso do que por defeito nestas ocasiões.


Se vier um furacão lança-se um aviso preto, com cruzinhas, caveiras e coisas do género .....
Não admira que ninguém nem no Continente e muito menos nas Ilhas leve já isso a sério !

Eu aqui no Algarve então já nem ligo ... bastou ver no Domingo, em que os modelos nem quase chuva indicavam e colocaram aviso amarelo !
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Eu acho que o IPMA esteve bem, um aviso vermelho ( assim como qualquer outro) não é lançado de "ánimo leve", se o fizeram é porque segundo eles havia condições para fenómenos extremos potenciados pela orografia da Ilha.

É uma situação ingrata a de quem tem que fazer este trabalho, se lançam avisos e as situações não se verificam, correm o risco de não serem levados a sério, se não lançam e algo de grave acontece, é porque são desleixados ou incompetentes..enfim,preso por ter cão e preso por não ter..comvém lembrar que estamos a falar de previsões e não certezas absolutas, é muito fácil criticar depois de ter acontecido, o difícil é antecipar e prever.. :thumbsup:

Nestes casos sou apologista de que mais vale pecar por excesso do que por defeito.:thumbsup:

Nenhum modelo indicava nada !
 
  • Gosto
Reactions: Sunderlandz

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Nenhum modelo indicava nada !

Então qual o motivo destes avisos?

Será que lá no IPMA lançariam um aviso destes sem nenhuma base/suporte? "à balda" ?:huh:

Eles terão certamente acesso a modelos ou parâmetros que nós não temos..:intrigante: