Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2014

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
No IPMA já recorrem à mentira pura e simples escrevendo que o aviso foi actualizado às 22:05 de ontem e alteraram o início do período do aviso para as 0:00 para fazer parecer que o aviso foi emitido a tempo, antes do início. O aviso 74/2014 do SRPCBA mantém-se inalterado, não fala de trovoada.
E, finalmente, a previsão descritiva actualizada às 0:11 nem fala de trovoada nem de aguaceiros pontualmente fortes.
hGRHNeI.jpg
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Afgdr


Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Até que enfim que há mais alguém que também vê a mesma nojeira que eu vejo :pray:
Palhaçada total!
Sempre foi e sempre será.
Os avisos nos Açores só servem para as Flores, Corvo... é tipico e já faz parte da praxe ;)

Mas falando agora de coisas mais sérias choveu torrencialmente pela zona oeste de S. Miguel. Ainda chove mas não tão forte como há pouco
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Atenção que parece que vem aí Trovoada.

E saber que ainda hoje deram no boletim do tempo os famosos "aguaceiros fracos" de sempre...Se fosse no Corvo e nas Flores credo era um aviso não sei com quantas horas de antecedência (típico)

Enfim, sem comentários mesmo!




Edit: Acabei de ouvir o primeiro eco de trovoada vindo do mar...:trovao:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Até que enfim que há mais alguém que também vê a mesma nojeira que eu vejo :pray:
Palhaçada total!
Sempre foi e sempre será.
Os avisos nos Açores só servem para as Flores, Corvo... é tipico e já faz parte da praxe ;)

Mas falando agora de coisas mais sérias choveu torrencialmente pela zona oeste de S. Miguel. Ainda chove mas não tão forte como há pouco

;)
A linha de instabilidade organizou-se melhor a SO, e ainda não entrou na ilha de S.Miguel. Mas, por outro lado, o seu movimento parece ser agora para SSE. Parece haver ali uma abertura que separa a parte mais activa, a SO, da restante a NE. Com sorte a parte mais activa poderá só tocar o extremo oeste da ilha, mas não tenho quaisquer meios (nem conhecimentos), para além destas débeis imagens, para sustentar essa ideia. Pode haver activação em qualquer zona da linha.
YWre5Uc.jpg


As ilhas do Faial, Pico e S.Jorge pouco ou nada sentiram da passagem porque só posteriormente a linha se activou nesse segmento. Os aguaceiros que já passaram em vários pontos de S.Miguel são marginais, ainda não são a parte mais intensa da linha de instabilidade.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Atenção que parece que vem aí Trovoada.

E saber que ainda hoje deram no boletim do tempo os famosos "aguaceiros fracos" de sempre...Se fosse no Corvo e nas Flores credo era um aviso não sei com quantas horas de antecedência (típico)

Enfim, sem comentários mesmo!




Edit: Acabei de ouvir o primeiro eco de trovoada vindo do mar...:trovao:

Imagem de há 15 minutos atrás.
osTgEe6.jpg
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O movimento não é para SSE, agora que consegui imagens com 15 minutos de intervalo, parece ser para ESE, o que é um cenário bastante negativo pois demorará mais a passar.
Sequência de imagens da última hora:
TCFca4y.jpg

cZbPnbz.jpg

UZwLwUB.jpg

osTgEe6.jpg

H3LJjuJ.jpg

Resta esperar que a ilha apanhe aquela zona entre células principais ou que estas entrem em dissipação pois o ciclo tem sido bastante rápido. A célula que está mais perto demorou apenas uma hora e meia a nascer e expandir-se até àquela dimensão.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Aqui já se ouvem alguns ecos ao longe e vi um clarão. Estou na zona oeste. Já choveu torrencial. Se cair mais e demorar mais tempo a passar como se prevê, pode se tornar um pc mais complicado. Veremos.

Em que ponto exacto do Oeste? Não consigo encontrar Eiras Velhas no Google Earth.

Está a nascer outra célula a SO daquela, colada a ela:
kSh8BpP.jpg
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Azor