Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2014

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Pelas imagens de satélite não me parece em dissipação.

http://www.sat24.com/en/ce


Está é "fininha" a linha na direção da Madeira, mas tem sempre células novas a gerar-se, e está um pouco a curvar na direção SE->NE, exatamente a direção de deslocamento do sistema, daí suponho eu o aviso, pela possibilidade de ser demorada a passagem da área instável, apesar de "fininha".

Mas aguardemos, se for fraco, melhor!
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
boa tarde


pelas imagens de satelite dá a sensação de estar a dissipar-se ao vai passar de raspão.
acha que justifica se um aviso vermelho?

O aviso vermelho é para as regiões montanhosas onde a quantidade de precipitação pode ser muito aumentada devido ao efeito da orografia: elevação e condensação forçada das massas de ar e impulso acrescido aos movimentos convectivos (formação das nuvens associadas a fenómenos violentos). O declive acentuado das encostas e das linhas de água também potencia enxurradas com efeitos mais gravosos para uma mesma quantidade de água caída. O evento também se desenvolve de certa forma rápida ( o dia neste momento até está bem bonito) e o aviso também se destina a alertar as pessoas para tomarem medidas de precaução rapidamente.

Neste momento, a menos de três horas do início da precipitação, no Funchal está um belo dia:
D6z5CoG.jpg

:)

ZdLvVBw.jpg
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
boa tarde


pelas imagens de satelite dá a sensação de estar a dissipar-se ao vai passar de raspão.
acha que justifica se um aviso vermelho?

É uma situação imprevisível, imaginem que uma célula fica ali ( potenciada pela orografia da Ilha ) a regenerar-se continuamente num movimento muito lento sobre as zonas montanhosas, pode descarregar grandes quantidades de água em pouco tempo, e com isso causar enxurradas, deslizamentos de terras, daí o perigo e o aviso vermelho, é ir acompanhando o satélite.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
É uma situação imprevisível, imaginem que uma célula fica ali ( potenciada pela orografia da Ilha ) a regenerar-se num movimento muito lento, sobre as zonas montanhosas, pode descarregar grandes quantidades de água em pouco tempo, e com isso potenciar enxurradas, daí o perigo e o aviso vermelho, é ir acompanhando o satélite.



O aviso nao devia ser para toda a ilha ?

E que , devido a sua orografia , chovendo demasiado nas montanhas , as enxurradas nao poderao afetar principalmente as zonas mais baixas da ilha , nao foi assim a uns anos atras ?
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
O aviso nao devia ser para toda a ilha ?

E que , devido a sua orografia , chovendo demasiado nas montanhas , as enxurradas nao poderao afetar principalmente as zonas mais baixas da ilha , nao foi assim a uns anos atras ?

Concordo, podia de facto, e devido ao perigo de enxurradas haver um aviso no mínimo laranja para o resto da ilha, zonas mais baixas incluidas.

Água em excesso que caia nas montanhas vai ter que escorrer para algum lado, e não é para cima de certeza...
 
  • Gosto
Reactions: marco_antonio

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Neste momento deve estar a começar na ponta oeste, primeiras nuvens
ojvHP3l.jpg


YidV46q.jpg


pelo volume da nebulosidade, não posso deixar de ter algumas dúvidas quanto ao vermelho do aviso, talvez laranja, mas podem existir factores que eu desconheço, quantidade de água precipitável por exemplo.
 
  • Gosto
Reactions: marco_antonio

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Vento de sul 46Km/h na ponta oeste da ilha da Madeira; W 37 Km/h no Arieiro; SW 41 Km/h no Caniçal. Às 18h (17h UTC).

PSm0fSC.jpg

xwnWyJ3.jpg


o efeito orográfico vai ser determinante da precipitação intensa. Vento aumentou às 19h: SW 49 Km/h em Lombo da Terça, 43 Km/h no Areeiro.
 
  • Gosto
Reactions: marco_antonio

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
hCdU17i.jpg

loBmBnr.jpg

Acho estranho que o aviso vermelho só se inicie às 0:00 (ou sequer que seja vermelho). Porém parece haver um abrandamento da velocidade da progressão para Leste.

Luar no Funchal. As ribeiras estão com fraco caudal. Maré vazia nesta altura, cheia à 1:46.
Z5C2nck.jpg
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,557
Local
Braga, Merelim (70m)
parece-me estranho que o aviso vermelho só se inicie às 0:00 (ou sequer que seja vermelho).

De facto, acho que a essa hora a frente já terá passado, a não ser que haja ali alguma surpresa, mas não me parece.

De qualquer forma acho bem o aviso por parte do IPMA, está bem agressiva a frente, só que acho que falhou um pouco no timing.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Já deve estar a chover na Calheta
L53eEXD.jpg


QPQYq99.jpg

Célula a cobrir toda a ilha mas o centro está a norte ao largo.
Pela webcam do Funchal ainda não está a chover.
mvqKUOW.jpg


Nas últimas observações de superfície, das 19h UTC, o vento médio era de Sul 55 Km/h em Lombo da Terça; 50 Km/h de W no Areeiro, 39 Km/h de SW no Caniçal. Registo de alguma precipitação fraca nas montanhas.

T7B8XaM.jpg

Tenho dúvidas sobre a eficácia desta perturbação...
 
Última edição:

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Concordo, podia de facto, e devido ao perigo de enxurradas haver um aviso no mínimo laranja para o resto da ilha, zonas mais baixas incluidas.

Água em excesso que caia nas montanhas vai ter que escorrer para algum lado, e não é para cima de certeza...

Isso cabe á Protecção Civil e não ao IPMA ;)
 

Azathoth

Nimbostratus
Registo
18 Jul 2012
Mensagens
612
Local
Funchal, Madeira
Neste momento no Funchal não chove. O céu está nublado mas não parece muito carregado. :unsure:

E consigo ver a linha do horizonte no mar, a sudeste e aí vejo que não está nublado, vejo o luar reflectido na água.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Uma célula a formar-se A SO e a entrar na ilha neste momento
23u7rlV.jpg

mas... acho que esta perturbação não tem a potência correspondente aos avisos.
Perante a inexistência de precipitação até às 20h o aviso já foi actualizado pondo o início para as... 20:00.

Observações de superfície às 20h, precisamente: significativo só o vento que aumentou para 58 Km/h de S em Lombo da Terça, W 48 Km/h no Areeiro e 42 Km/h no Caniçal, de SW. Chuva, nada.

Fdncsks.jpg

ou vai haver activação de algo que ainda não aparece nas imagens ou... podemos ir dormir descansados.

Noto que os topos das nuvens estão menos frios do que por exemplo os das células bastante mais a norte na mesma frente.

Mas como o aviso só acaba amanhã às 9h da manhã, convém estar atento. Tem que haver algo a formar-se localmente.

21:45utc: tudo seco no Funchal, não deixa de ser estranho perante a imagem de satélite
eUwBwXt.jpg

U6q5O9k.jpg


a frente está com um aspecto, no mínimo, desconjuntado. A SO há ali actividade que ainda pode gerar alguma coisa.