Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2014

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Vince 1 Set 2014 às 01:09.

1. rozzo

rozzo
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2006
    Local:
    Montijo/Lisboa
    Pelas imagens de satélite não me parece em dissipação.

http://www.sat24.com/en/ce

Está é "fininha" a linha na direção da Madeira, mas tem sempre células novas a gerar-se, e está um pouco a curvar na direção SE->NE, exatamente a direção de deslocamento do sistema, daí suponho eu o aviso, pela possibilidade de ser demorada a passagem da área instável, apesar de "fininha".

Mas aguardemos, se for fraco, melhor!

2. StormRic

StormRic
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jun 2014
    Local:
    Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
    O aviso vermelho é para as regiões montanhosas onde a quantidade de precipitação pode ser muito aumentada devido ao efeito da orografia: elevação e condensação forçada das massas de ar e impulso acrescido aos movimentos convectivos (formação das nuvens associadas a fenómenos violentos). O declive acentuado das encostas e das linhas de água também potencia enxurradas com efeitos mais gravosos para uma mesma quantidade de água caída. O evento também se desenvolve de certa forma rápida ( o dia neste momento até está bem bonito) e o aviso também se destina a alertar as pessoas para tomarem medidas de precaução rapidamente.

Neste momento, a menos de três horas do início da precipitação, no Funchal está um belo dia:
    :)

CptRena e Wessel1985 gostaram disto.
  3. Snifa

Snifa
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    16 Abr 2008
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
    É uma situação imprevisível, imaginem que uma célula fica ali ( potenciada pela orografia da Ilha ) a regenerar-se continuamente num movimento muito lento sobre as zonas montanhosas, pode descarregar grandes quantidades de água em pouco tempo, e com isso causar enxurradas, deslizamentos de terras, daí o perigo e o aviso vermelho, é ir acompanhando o satélite.

Collapse Signature Expandir Assinatura
    Wessel1985 e StormRic gostaram disto.
  4. Agreste

Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    29 Out 2007
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    parece ter todo o potencial para muita chuva em pouco tempo...

5. james

james
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Set 2011
    Local:
    Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)

O aviso nao devia ser para toda a ilha ?

E que , devido a sua orografia , chovendo demasiado nas montanhas , as enxurradas nao poderao afetar principalmente as zonas mais baixas da ilha , nao foi assim a uns anos atras ?

6. Snifa

Snifa
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    16 Abr 2008
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
    Concordo, podia de facto, e devido ao perigo de enxurradas haver um aviso no mínimo laranja para o resto da ilha, zonas mais baixas incluidas.

Água em excesso que caia nas montanhas vai ter que escorrer para algum lado, e não é para cima de certeza...

marco_antonio gostou disto.
  7. jonas_87

jonas_87
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    11 Mar 2012
    Local:
    Alcabideche, Cascais - cota 119 mts
    Por volta das 17h estava assim.

8. StormRic

StormRic
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jun 2014
    Local:
    Neste momento deve estar a começar na ponta oeste, primeiras nuvens

pelo volume da nebulosidade, não posso deixar de ter algumas dúvidas quanto ao vermelho do aviso, talvez laranja, mas podem existir factores que eu desconheço, quantidade de água precipitável por exemplo.

9. StormRic

StormRic
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jun 2014
    Local:
    Vento de sul 46Km/h na ponta oeste da ilha da Madeira; W 37 Km/h no Arieiro; SW 41 Km/h no Caniçal. Às 18h (17h UTC).

o efeito orográfico vai ser determinante da precipitação intensa. Vento aumentou às 19h: SW 49 Km/h em Lombo da Terça, 43 Km/h no Areeiro.

10. StormRic

StormRic
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jun 2014
    Local:
    Acho estranho que o aviso vermelho só se inicie às 0:00 (ou sequer que seja vermelho). Porém parece haver um abrandamento da velocidade da progressão para Leste.

Luar no Funchal. As ribeiras estão com fraco caudal. Maré vazia nesta altura, cheia à 1:46.

11. Ruipedroo

Ruipedroo
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Out 2010
    Local:
    Braga, Merelim (60m)
    De facto, acho que a essa hora a frente já terá passado, a não ser que haja ali alguma surpresa, mas não me parece.

De qualquer forma acho bem o aviso por parte do IPMA, está bem agressiva a frente, só que acho que falhou um pouco no timing.

StormRic gostou disto.
  12. StormRic

StormRic
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jun 2014
    Local:
    Já deve estar a chover na Calheta

Célula a cobrir toda a ilha mas o centro está a norte ao largo.
    Pela webcam do Funchal ainda não está a chover.

Nas últimas observações de superfície, das 19h UTC, o vento médio era de Sul 55 Km/h em Lombo da Terça; 50 Km/h de W no Areeiro, 39 Km/h de SW no Caniçal. Registo de alguma precipitação fraca nas montanhas.

Tenho dúvidas sobre a eficácia desta perturbação...

#117 StormRic, 8 Set 2014 às 21:07
    Última edição: 8 Set 2014 às 21:47
  13. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    Isso cabe á Protecção Civil e não ao IPMA ;)

14. Azathoth

Azathoth
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    18 Jul 2012
    Local:
    Funchal, Madeira
    Neste momento no Funchal não chove. O céu está nublado mas não parece muito carregado. :unsure:

E consigo ver a linha do horizonte no mar, a sudeste e aí vejo que não está nublado, vejo o luar reflectido na água.

StormRic gostou disto.
  15. StormRic

StormRic
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jun 2014
    Local:
    Uma célula a formar-se A SO e a entrar na ilha neste momento
    mas... acho que esta perturbação não tem a potência correspondente aos avisos.
    Perante a inexistência de precipitação até às 20h o aviso já foi actualizado pondo o início para as... 20:00.

Observações de superfície às 20h, precisamente: significativo só o vento que aumentou para 58 Km/h de S em Lombo da Terça, W 48 Km/h no Areeiro e 42 Km/h no Caniçal, de SW. Chuva, nada.

ou vai haver activação de algo que ainda não aparece nas imagens ou... podemos ir dormir descansados.

Noto que os topos das nuvens estão menos frios do que por exemplo os das células bastante mais a norte na mesma frente.

Mas como o aviso só acaba amanhã às 9h da manhã, convém estar atento. Tem que haver algo a formar-se localmente.

21:45utc: tudo seco no Funchal, não deixa de ser estranho perante a imagem de satélite

a frente está com um aspecto, no mínimo, desconjuntado. A SO há ali actividade que ainda pode gerar alguma coisa.

Partilhar esta Página