Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2014

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Aqui na Lagoa, o céu apresenta-se muito nublado com boas abertas e o vento sopra bonançoso a moderado.

Seguem-se duas fotografias da forte ondulação que se tem registado principalmente na costa Norte das ilhas tirada.

Autor: Roberto Costa
Local: Biscoitos, Ilha Terceira


SORJHYp.jpg



NSx5PE3.jpg
 


Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Sigo com chuva fraca/chuvisco e vento bonançoso a moderado.

Vigora um Aviso Amarelo para os Grupos Central e Oriental, em especial para a Terceira, São Miguel e Santa Maria, devido a chuva pontualmente forte.

Edit (22h08): Aviso do SRPCBA

AVISO METEOROLÓGICO 86/2014

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu o seguinte aviso:
A permanência de uma depressão centrada a nordeste do arquipélago, que provocou agitação marítima Forte, com índices de instabilidade elevados proporciona o desenvolvimento de células convectivas que poderão dar origem à ocorrência de aguaceiros pontualmente FORTES especialmente nas ilhas Terceira, S. Miguel e S. Maria. Nestas condições emite-se:

*** PARA O GRUPO ORIENTAL ***
--- Aviso AMARELO referente a:
PRECIPITAÇÃO No período entre as 20UTC de 2014-09-11 e as 09UTC de 12-09-2014 Aguaceiros pontualmente FORTES.

*** PARA O GRUPO CENTRAL ***
--- Aviso AMARELO referente a:
PRECIPITAÇÃO No período entre as 20UTC de 2014-09-11 e as 09UTC de 12-09-2014 Aguaceiros pontualmente FORTES.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Azor

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Por S. Miguel, mais propriamente zona oeste, continua o vento, que durante os aguaceiros sopra mesmo forte (desconheço a rajada).

Os aguaceiros pontualmente foram fortes ao fim da tarde.

Mas, independentemente da ventania, da agitação marítima e da chuva, é o frio que se faz sentir. A sensação faz lembrar que pulou-se rapidamente do Verão para o Inverno sem termos de passar pelo Outono.

Sigo com 17.5 º C .

Por mim está óptimo. Não mexia nem mais um grau acima ou abaixo :D
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,975
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Por aqui neste momento chove não com muita intensidade mas de uma forma mais constante ... O que me preocupa são as zonas mais sensíveis que devem estar saturadas de água ... Esperemos que toda esta chuva não traga outros problemas tanto aqui na Terceira como em São Miguel conhecendo como conhecemos a orografia destas duas ilhas em particular ... :unsure:
 
  • Gosto
Reactions: Afgdr e StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,024
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Aqui na Lagoa, o céu apresenta-se muito nublado com boas abertas e o vento sopra bonançoso a moderado.

Seguem-se duas fotografias da forte ondulação que se tem registado principalmente na costa Norte das ilhas tirada.

Autor: Roberto Costa
Local: Biscoitos, Ilha Terceira

:) venham mais fotos destas! Que cenário, parecem quadros, parabéns ao fotógrafo! :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: Afgdr e Wessel1985

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,975
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Eles só não saem se não puderem ... :lol:

Só se as condições atmosféricas forem mesmo impossíveis tipo passagem de furacões e mesmo assim analisam ... Já no saudoso Espalamaca em que familiares meus tiveram o prazer de andar eles saiam mesmo com mau tempo ... O meu Pai relata-me sempre uma viagem em que o barco ficou todo no ar devido a uma onda e acabaram todos encharcados com a rebentação ... Isto há uns 15 anos atrás ...

Só para terem ideia de como era o Espalamaca e de como devia ser animado as viagens com mau tempo ... :)

images