Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2016

Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Colegas, esta tempestade tropical é quase um furacão, só falta 6 km/h de vento médio para ser um furacão. É um facto que a tempestade se fortaleceu nas últimas 6 horas, em cerca de 10 km/h, para ventos constantes de cerca de 110 km/h. Não é decerto muito relevante, mas quando se tem em conta a previsível diminuição da intensidade, e nos chega uma informação exatamente contraditória, é para ter alguma cautela. A meu ver, está a ganhar mais expressão em altitude. Se não soubesse de nada e verificasse nas imagens de satélite as últimas 5horas, iria dizer que a tempestade está efetivamente a tornar-se mais forte.
Nota para a previsão das 12z do WU, que apontava para 55 nós, ou seja, para 100 km/h às 12h, devendo diminuir até às 18 para 50 nós, ou seja, cerca de 90 km/h. Perante isto, traço intuitivamente 2 cenários: ou realmente a velocidade baixa 10 km/h, dos 110 para os 100, ou a "contra-tendência" continua a verificar-se por mais algumas horas.
De qualquer forma, acho muito importante os corvinos e os florentinos ficarem protegidos dentro das suas habitações, como medida de precaução. Se os ventos médios efetivamente alcançarem os 90 a 100 km/h, a situação é respeitável.
Como curiosidade, já verifiquei na bóia junto às Flores uma altura máxima de 8,27 metros. Provavelmente subirá além dos 11,5 metros calculados ontem.
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,620
Local
Açores
A intensidade da convecção ficou significativamente menor (isto não exclui um novo agravamento). A distância não facilita a visualização mas vou usar o vapor de água para facilitar ao máximo (o VA da Eumetsat tem um intervalo de 3 horas sendo por isso inútil; infelizmente o floater da NOAA está excluído e o Eumetview é ainda uma treta):

KmVJFmd.gif


A tempestade continua a perder intensidade e forma. É muito difícil discernir o núcleo mas é possível que se esteja esgueirar-se pelo canal Faial-Flores (previsão). O núcleo da tempestade parece estar mais rodeado de humidade. A zona com maior convectividade parece estar a rodar ligeiramente para norte continuando a afetar o GO.

Isto é o meu raciocínio. É possível que esteja errado.

SUMMARY OF 1100 AM AST...1500 UTC...INFORMATION
-----------------------------------------------
MINIMUM CENTRAL PRESSURE...990 MB...29.24 INCHES

Ver-se-á a pressão nas Flores às 15h. A estação, supostamente, não estará muito longe do núcleo. Às 14h estava nos 1008 hPa. Longe dos 990hPa do núcleo às 15h.

EyxVeH3.gif
 
Última edição:
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Sei que a imagem de satélite muitas vezes é enganadora quando se tenta imaginar uma trajetória deste tipo de fenómenos, mas cá para mim me parece que a trajetória está a querer mudar mais para o lado do grupo central, ou seja, parece estar um pouco mais a sul do que se julgava. Mas alguém que me esclareça sobre a trajetória exata, em comparação com a prevista?
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Afgdr

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Não me tem sido possível acompanhar muito a situação por motivos profissionais

A discussion das 15utc

TROPICAL STORM GASTON DISCUSSION NUMBER 44
NWS NATIONAL HURRICANE CENTER MIAMI FL AL072016
1100 AM AST FRI SEP 02 2016

Data from a recent ASCAT overpass indicate that the storm
is a little stronger than previously estimated. The advisory
intensity is set to 60 kt based on the scatterometer winds.
Vertical shear over the system is currently around 20 kt and is
forecast to increase to near 30 kt within the next day or so, and
the cyclone will be moving over progressively cooler waters.
Weakening is forecast in agreement with the IVCN intensity model
consensus. Gaston should weaken to a remnant low before becoming
absorbed by a frontal system in 48 hours or less.

Based on the scatterometer data and conventional geostationary
satellite fixes, the motion is east-northeastward or 070/16.
Gaston should continue on an east-northeastward track, following the
flow on the south side of the mid-latitude westerlies, until
dissipation. The official track forecast is close to the
multi-model consensus TVCN.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,620
Local
Açores
Nas últimas horas convecção tem diminuído de intensidade como já referiu o Orion

2EBSuwS.gif

Incrível como os americanos entortam/distorcem os mapas. Já com o Alex foi a mesma coisa (na altura abordámos isso).

Vou ignorar a inexistência das Flores e do Corvo... Nem simulam a distância real entre S. Miguel e a Terceira.

---

O Gastão está de tal forma desgastado que é difícil discernir a direção do núcleo. Parece que o pior já passou.
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,620
Local
Açores
E com este resumo massivo (a animação tem uma interrupção devido a problemas no site)...

Ps1Ygni.gif


... termino a minha cobertura intensiva deste evento. Foi uma maratona :hehe:

O aviso laranja para chuva termina às 24h de hoje. Mas dificilmente o Gastão recuperará do estado lastimável atual (enfatizo que chuva localmente intensa ainda pode ocorrer). A ondulação já está diminuindo nas Flores:

hl0lhmA.jpg
 
Última edição: