Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2017

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
ilhas.gif



Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Parece-me que, em termos de cartas, os Açores estão a ser afetados, e continuarão a sê-lo nos próximos 2 dias pelo menos, por uma frente fria com ondulações.

Aqui entram as diferenças entre os modelos. O ECM só dá algo como 2/3 do sbCAPE do GFS:

BQMDqwN.png


Em termos práticos isto faz muita diferença. As condições ambientais serão marcadas por muita instabilidade latente mas a frente em si terá uma intensidade fraca a moderada.

Não obstante a HR ser bastante má, a AP estará muito elevada, rondando os 50-55 mms.

Pelo ECM só arrisco chuva dispersa que poderá ser localmente forte.

Pelo GFS arrisco a mesma previsão, acrescentando que há uma pequena possibilidade de alguma trovoada isolada. Como o arrefecimento nos primeiros 1.5 kms não é grande coisa (e há geralmente uma inversão relevante) não vou divagar pela possibilidade da ocorrência de funis de bom tempo. Contudo, se aquando do evento aparecerem células de rápido desenvolvimento vertical quem sabe?

A 72 horas interessa ver a posição do pequeno núcleo depressionário à superfície que se localizará a sudoeste dos Açores. Poderá ser a diferença entre a ocorrência de trovoada ou céu muito nublado.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e lserpa

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,089
Local
Horta, Matriz, (90m)
Bem, confesso que tenho estado um pouco distraído no que se refere à ondulação.
Estou no Capelo, mais propriamente no Varadouro e a ondulação está enorme!!! Fica virada para Sw. Por vezes o mar salta o cais!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
A convecção a sudoeste de S. Miguel é colossal. Pelo satélite a nuvem principal toca nos 14km de altitude e até aparece um laranja no SAF.

25ZD1Dp.gif


3eBodtU.gif


E raios? 0, claro. São gigantes com pés de barro.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Acho que agora bate certo com as imagens de radar aqui publicadas... CB's com tal envergadura têm de ter trovoada, a não ser que seja caso raro... Espero que apesar da diminuição da HR a 700 hpa e do LI ao longo do dia de hoje ainda se vejam destas células em São Miguel. Tem sido tão difícil ver trovoada "de jeito", às vezes parece que as alterações climáticas não passaram por aqui lol
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e lserpa

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,089
Local
Horta, Matriz, (90m)
Que maravilha os raios estarem a aparecer no blitzortung. É pena que a triangulação está tão mal feita que a posição dos raios é inválida.

A resolução está mesmo péssima!!
c66fd6c0c1ff0d0aa7c2339478ee9f52.jpg
afastado a área é a correta, ao aproximar estraga tudo...
eae70ba0a855418038eea21d42b9daa5.jpg




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Os modelos subavaliaram a instabilidade. No tefigrama das Lajes o CAPE chegou aos 2200, >1/3 a mais do que o GFS previa. O LI chegou a -5.

Em geral a direção dos ventos perto da superfície não eram (são?) os mais favoráveis ao surgimento de trombas d'água. Contudo, é impossível saber as condições locais e a falta de relatos não implica necessariamente a inexistência do fenómeno.

Parece-me que o dia de amanhã é mais favorável ao surgimento dos funis, podendo a convecção surgir no G. Oc. e GC (especialmente no canal) mas isto dependerá da quantidade de CAPE que houver na realidade. O ECM continua a dar algo como 2/3 do sbCAPE do GFS. Pessoalmente acho piada aos 3000 de sbCAPE exclusivamente na montanha do Pico e arredores :D

1d4vH25.png


Tal como hoje, amanhã a convecção deverá ser relativamente dispersa havendo a possibilidade da ocorrência de chuva local moderada a forte. Está em aberto a ocorrência de trovoada sendo que a mesma tenderá a ser fraca e de curta duração.