Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2019

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Segue-se uma reportagem do Telejornal Açores do dia 19-09 sobre os prejuízos causados pela precipitação forte que caiu na freguesia de São Caetano, no concelho da Madalena, no Pico.




Fonte: Facebook RTP Açores



Não sei a que período de chuvas a reportagem se refere, mas deduzo que se refira ao dia 17-09.

Seguem-se os dados da precipitação acumulada na EMA do IPMA do Aeroporto do Pico e nas estações da Rede Hidrometeorológica dos Açores (RHA).

A estação de São Caetano - identificada com a seta branca no mapa - registou 85,8 mm.


5QZGkA8.png
mZQZOSP.png






A propósito da RHA e do IPMA:

SjvMFap.png

https://www.ipma.pt/pt/media/noticias/news.detail.jsp?f=/pt/media/noticias/textos/Protocolo_IPMA_Direcao_Regional_Acores_Setembro_2019.html



Notícia do site do Governo Regional: http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/sreat/noticias/Governo+Regional+e+IPMA+colaboram+no+intercâmbio+de+informação+meteorológica+para+aumentar+a+seguran.htm
 
Última edição:


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
43.8mm em 1 hora no Corvo. 57mm em duas.
Valente chuvada...
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
De certeza que a estação do Corvo está em condições? Houve uma célula convectiva semi-estacionária sobre a ilha que pode ter causado acumulados interessantes mas é muita chuva em apenas 1 hora.

Se isso de facto aconteceu há certamente danos para comprovar.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e lserpa

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,088
Local
Horta, Matriz, (90m)
De certeza que a estação do Corvo está em condições? Houve uma célula convectiva semi-estacionária sobre a ilha que pode ter causado acumulados interessantes mas é muita chuva em apenas 1 hora.

Se isso de facto aconteceu há certamente danos para comprovar.

Talvez tenho meios para tentar provar. Vou fazer uns contatos e tentar perceber se foi Verdade.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
A DRA do IPMA emitiu um comunicado em relação ao Lorenzo - prob > 50% de afetar os Açores.


Informação especial
Comunicado válido entre 2019-09-26 11:44:00 e 2019-09-27 12:00:00
Assunto: FURACÃO LORENZO - AÇORES - COMUNICADO Nº1
Às 09:00 UTC (26 de Setembro) o furacão Lorenzo encontrava-se a 1600 km a oeste de Cabo Verde, prevendo-se que nos próximos dias se desloque para norte. Nestas condições existe a possibilidade de o Arquipélago dos Açores vir a ser afetado, por este furacão, na próxima semana (com uma probabilidade superior a 50%).
Tendo em conta a distância a que o furacão se encontra, existe ainda um grau de incerteza relativamente à sua trajetória e respectiva intensidade com que poderá atingir o Arquipélago.
(Novo comunicado será emitido dia 27 de Setembro às 12h00 (Hora local dos Açores)).

Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação meteorológica através da página do IPMA(www.ipma.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (www.prociv.azores.gov.pt).
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
43.8mm em 1 hora no Corvo. 57mm em duas.
Valente chuvada...

Realmente é muita chuva se se confirmarem os dados.

Se o registo for comprovado, deve ter sido um fenómeno localizado. Fui ver os dados das estações da Fonte do Trevo e da Lagoa do Caldeirão, no Corvo, e não registaram qualquer precipitação. Ficam localizadas no N da ilha.

A estação do Aeródromo do Corvo fica localizada no S do Corvo. Não dá para fazer qualquer relação. Se fossem mais próximas, daria para comparar.
 

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,017
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Boas ...

Por aqui tudo calmo mas temos tido muito calor mesmo à noite ...

Não sei se tem alguma correspondência com existir mais ar quente na atmosfera mas vivemos por aqui um clima tropical ...

Temperaturas de 22 graus mesmo durante a noite com altos níveis de humidade só pode dar desconforto térmico ...

Calor quase insuportável ... :calor::calor:
 

Peterboss

Cirrus
Registo
15 Jan 2016
Mensagens
79
Local
Angra do Heroismo
Boas ...

Por aqui tudo calmo mas temos tido muito calor mesmo à noite ...

Não sei se tem alguma correspondência com existir mais ar quente na atmosfera mas vivemos por aqui um clima tropical ...

Temperaturas de 22 graus mesmo durante a noite com altos níveis de humidade só pode dar desconforto térmico ...

Calor quase insuportável ... :calor::calor:

Exactamente, tem estado muito quente durante o dia como a noite.
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boas ...

Por aqui tudo calmo mas temos tido muito calor mesmo à noite ...

Não sei se tem alguma correspondência com existir mais ar quente na atmosfera mas vivemos por aqui um clima tropical ...

Temperaturas de 22 graus mesmo durante a noite com altos níveis de humidade só pode dar desconforto térmico ...

Calor quase insuportável ... :calor::calor:


Por aqui, sinto o mesmo! :calor:

Ainda há uns dias, senti um frio ligeiro à noite. Mas nos últimos dias regressou o calor à noite e já não se pode com estas noites quentes. Estou farto deste tempo abafado :facepalm:

Que venha o frio! :cold: