Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2019

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Segue-se uma reportagem do Telejornal Açores do dia 19-09 sobre os prejuízos causados pela precipitação forte que caiu na freguesia de São Caetano, no concelho da Madalena, no Pico.

Fonte: Facebook RTP Açores

Não sei a que período de chuvas a reportagem se refere, mas deduzo que se refira ao dia 17-09.

Seguem-se os dados da precipitação acumulada na EMA do IPMA do Aeroporto do Pico e nas estações da Rede Hidrometeorológica dos Açores (RHA).

A estação de São Caetano - identificada com a seta branca no mapa - registou 85,8 mm.

5QZGkA8.png
mZQZOSP.png

A propósito da RHA e do IPMA:

SjvMFap.png

https://www.ipma.pt/pt/media/noticias/news.detail.jsp?f=/pt/media/noticias/textos/Protocolo_IPMA_Direcao_Regional_Acores_Setembro_2019.html

Notícia do site do Governo Regional: http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/sreat/noticias/Governo+Regional+e+IPMA+colaboram+no+intercâmbio+de+informação+meteorológica+para+aumentar+a+seguran.htm

Última edição:
43.8mm em 1 hora no Corvo. 57mm em duas.
Valente chuvada...

De certeza que a estação do Corvo está em condições? Houve uma célula convectiva semi-estacionária sobre a ilha que pode ter causado acumulados interessantes mas é muita chuva em apenas 1 hora.

Se isso de facto aconteceu há certamente danos para comprovar.

• Gosto
Reactions: Wessel1985 e lserpa
De certeza que a estação do Corvo está em condições? Houve uma célula convectiva semi-estacionária sobre a ilha que pode ter causado acumulados interessantes mas é muita chuva em apenas 1 hora.

Se isso de facto aconteceu há certamente danos para comprovar.

Talvez tenho meios para tentar provar. Vou fazer uns contatos e tentar perceber se foi Verdade.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

A DRA do IPMA emitiu um comunicado em relação ao Lorenzo - prob > 50% de afetar os Açores.

Informação especial
Comunicado válido entre 2019-09-26 11:44:00 e 2019-09-27 12:00:00
Assunto: FURACÃO LORENZO - AÇORES - COMUNICADO Nº1
Às 09:00 UTC (26 de Setembro) o furacão Lorenzo encontrava-se a 1600 km a oeste de Cabo Verde, prevendo-se que nos próximos dias se desloque para norte. Nestas condições existe a possibilidade de o Arquipélago dos Açores vir a ser afetado, por este furacão, na próxima semana (com uma probabilidade superior a 50%).
Tendo em conta a distância a que o furacão se encontra, existe ainda um grau de incerteza relativamente à sua trajetória e respectiva intensidade com que poderá atingir o Arquipélago.
(Novo comunicado será emitido dia 27 de Setembro às 12h00 (Hora local dos Açores)).

Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação meteorológica através da página do IPMA(www.ipma.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (www.prociv.azores.gov.pt).

43.8mm em 1 hora no Corvo. 57mm em duas.
Valente chuvada...

Realmente é muita chuva se se confirmarem os dados.

Se o registo for comprovado, deve ter sido um fenómeno localizado. Fui ver os dados das estações da Fonte do Trevo e da Lagoa do Caldeirão, no Corvo, e não registaram qualquer precipitação. Ficam localizadas no N da ilha.

A estação do Aeródromo do Corvo fica localizada no S do Corvo. Não dá para fazer qualquer relação. Se fossem mais próximas, daria para comparar.

Boas ...

Por aqui tudo calmo mas temos tido muito calor mesmo à noite ...

Não sei se tem alguma correspondência com existir mais ar quente na atmosfera mas vivemos por aqui um clima tropical ...

Temperaturas de 22 graus mesmo durante a noite com altos níveis de humidade só pode dar desconforto térmico ...

Calor quase insuportável ... :calor::calor:

Boas ...

Não sei se tem alguma correspondência com existir mais ar quente na atmosfera mas vivemos por aqui um clima tropical ...

Temperaturas de 22 graus mesmo durante a noite com altos níveis de humidade só pode dar desconforto térmico ...

Exactamente, tem estado muito quente durante o dia como a noite.

Boas ...

Por aqui, sinto o mesmo! :calor:

Ainda há uns dias, senti um frio ligeiro à noite. Mas nos últimos dias regressou o calor à noite e já não se pode com estas noites quentes. Estou farto deste tempo abafado :facepalm:

Que venha o frio! :cold: