Aparenta estar no bom caminho. Outros focos de convecção (de qualquer dimensão) podem surgir a qualquer momento.
Até é possível ver a rotação do núcleo depressionário à superfície a oeste das poucas ilhas do GC representadas. Convecção de pequena dimensão também pode descarregar muita água. Naquela nebulosidade toda, só devia chover numa pequena parte. É para isso que o radar serve. Excelente evento para testar.
Há coisas fantásticas mas essa intervenção não está incluída. Eventos puramente convectivos não são muito fáceis de prever. E o IPMA também demorou bastante a emitir os avisos... pelo mesmo motivo. Os CBs nem sempre aparecem com ventos de pasmaceira e CAPE elevado (veja-se o dia de hoje). Antes de aparecerem CBs na Terceira, já havia isto: Dou os meus bitaites tentando resumir e simplificar o meu racional. Com inevitáveis erros, claro. Essa intervenção provocatória não vale nada. Porque mesmo errando, não sabes mais que eu.
@Orion tal como disseste, pequenas torres descarregam bem. Por aqui, embora não se veja nada de significativo no satélite, chove moderado. Quase a atingir a barreira dos 40mm/24h Um dia bem regado sem dúvida Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
As DE’s diminuíram significativamente no último quarto de hora. Prevalecendo agora a actividade a norte do GC Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Novo aguaceiro em PDL. Muita trovoada. Parece que a orografia de SM está a gerar nova convecção. Muito mais calmo a sul. Quase a terminar?
Trovoada e chuva até dizer chega em Ponta Delgada..deve ter caído um relâmpago no meu prédio que fez me pular da cama.. até o quadro de electricidade disparou.
Muita trovoada na Lagoa... nos últimos 30 minutos, os trovões têm sido estrondosos. Não via trovoada desta há muito tempo mesmo!
E parece que houve inundações em São Miguel https://www.acorianooriental.pt/not...iwi3dYwBsuRLPlnxVSv2kOqX1OF_6YFMexSDKsMwu535I
Boa noite! Depois da tempestade elétrica desta madrugada, tudo ficou mais calmo. Ainda ocorreu alguma trovoada no início da manhã e caíram alguns aguaceiros, mas depois o tempo abriu. Em termos de precipitação, não registei nada de significativo pelos meus lados, ao contrário de outras zonas da ilha. No que toca a acumulados significativos de ontem (09/09/2020) em 1h nas EMAs dos Açores do IPMA, há a registar: - 01h00 UTC: 30,8 mm na estação do Aeroporto do Pico e 23,4 mm na estação do Príncipe Alberto do Mónaco (Faial); - 02h00 UTC: 10,4 mm na estação do Príncipe Alberto do Mónaco (Faial); - 03h00 UTC: 22,9 mm na estação do Observatório José Agostinho (Terceira). Neste momento, sigo com céu limpo e vento fraco. Gravei alguns vídeos do espetáculo elétrico esta madrugada, irei carregá-los e depois postarei aqui.
Alguns registos fotográficos da atividade elétrica da madrugada de hoje: Autor: Álvaro Miranda (Facebook) Autor: Bruno Miguel (Facebook) Autor: Emanuel Costa (Facebook) Autor: Bruno Reis (Facebook) Autor: Renato Borges (Facebook) Alguns vídeos: Autor: José Viveiros (Facebook) Autor: Had Amoungst (Youtube)
Seguem-se os vídeos captados por mim na madrugada de ontem, dia 10. Observam-se bem os raios. Seguem-se algumas fotografias (frames dos vídeos da minha autoria):
Os acumulados significativos em 1h registados ontem, 10/09/2020, foram: - Estação do Nordeste: 19,6 mm às 03h UTC // 30,3 mm às 04h UTC - Estação do Aeroporto João Paulo II: 19,7 mm às 05h UTC - Estação do Observatório Afonso Chaves (São Miguel): 13,5 mm às 05h UTC