Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2023

Décima ilha

Cumulus
Registo
30 Nov 2022
Mensagens
195
Local
Nordeste, Ilha de São Miguel, Açores
A chuva não está a ser democrática em todas as ilhas, e muito deve estar a cair no mar. Isto é uma autêntica lotaria meteorológica.
Enquanto isso, já devem ter começado a cair os primeiros aguaceiros de componente orográfica na ilha de São Miguel.
Pela minha zona céu a aumentar de nebulosidade.
Volto a reportar assim que se justificar.
Boa tarde!
IMG_20230914_133527.jpg
 


Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,042
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Muito curioso porque logo a seguir ao meu post voltou outra vez o caldo tropical e uma chuvinha vulgarmente conhecida por morrinha aqui por onde me encontro ...

Mas por agora nada de extremo nem em termos de precipitação, nem em termos de trovoada ...

Mas dá para perceber que muito perto daqui a situação pode ser consideravelmente diferente ...

O céu esse está carregadíssimo ...

E noutras ilhas pelo que tenho visto a situação tem sido bem mais animada ...

Aguardemos pelo resto da tarde ...

Continuarei a reportar caso se justifique.
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,715
Local
Açores
Evitou-se uma grande chatice -> https://weather.ndc.nasa.gov/cgi-bi...0&height=1000&palette=ir1.pal&palette=ir1.pal

cgaVp2C.gif


Aviso das 15h. 60 NM = 111 QMS

ESTIMATED MINIMUM CENTRAL PRESSURE 978 MB
EYE DIAMETER 20 NM
MAX SUSTAINED WINDS 70 KT WITH GUSTS TO 85 KT.
64 KT....... 60NE 0SE 0SW 70NW.
50 KT.......100NE 130SE 60SW 100NW.
34 KT.......170NE 200SE 120SW 150NW.
12 FT SEAS..360NE 280SE 370SW 360NW.

Uma eventual passagem pelas ilhas, mesmo apesar de não estarem previstos ventos com força de furacão na metade sul, poderia ser na mesma danosa.
 
Última edição:

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,099
Local
Horta, Matriz, (90m)
Movimento de Oeste para Leste com deriva sueste:

DZsWQww.jpg


Horta-Observatório com 18,9mm em menos de trinta minutos.

Assemelha-se ao valor da escola do mar. Ficam a algumas centenas de metros uma da outra. Pela Conceição, o acumulado foi muito superior.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,099
Local
Horta, Matriz, (90m)
Entretanto, surge uma escuridão a sul do Faial recheada de trovoada e precipitação forte.

O que se nota já muito bem é o swell! Estou na costa sul e o mar já está bem revolto e com ondas bastante enérgicas!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Décima ilha

Cumulus
Registo
30 Nov 2022
Mensagens
195
Local
Nordeste, Ilha de São Miguel, Açores

Décima ilha

Cumulus
Registo
30 Nov 2022
Mensagens
195
Local
Nordeste, Ilha de São Miguel, Açores
Pelas últimas actualizações, a linha de instabilidade vai poupar as ilhas localizadas mais a norte, ficando somente as 3 ilhas do triângulo com o maior bolo da festa devido à proximidade da mesma.
Em meteorologia às vezes é assim, tudo para uns...nada para outros...
Façam a festa por nós, porque para a próxima a realidade pode ser outra! :D
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,099
Local
Horta, Matriz, (90m)
Está a desenvolver se maís a Sul das ilhas e de raspão, devido ao bloqueio a Norte.
Mêsmo assim, não é de descartar alguma célula mais explosiva a Norte

Esta banda está a entrar aos poucos, o ecm prevê isso mesmo. Neste momento há progressão gradual para norte. Assim que a banda estacionar e iniciar o seu progresso para sul, cisalhamento atingirá o seu auge. Haverá uma fase em que a banda ficará estacionária, o ECM prevê que seja algures por São Jorge.

Há de certo, potencial para que haja precipitação excessiva pelas ilhas centrais.