Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2025

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Convecção profunda está a deixar o Grupo Central:

20252690300_GOES19-ABI-FL-Sandwich-AL072025-1000x1000.webp

Mas o centro à superfície/níveis baixos ainda se encontra a sudoeste de Faial/Pico.

No entanto, já é evidente a diminuição da intensidade do vento no Faial, mantendo-se no entanto a direcção SSE/SE.
2025-09-26 at 04-25-41 Horta_Observatório – EMA.webp

• Gosto
Reactions: Kamikaze
Convecção profunda está a deixar o Grupo Central:

Ver anexo 25533

Mas o centro à superfície/níveis baixos ainda se encontra a sudoeste de Faial/Pico.

No entanto, já é evidente a diminuição da intensidade do vento no Faial, mantendo-se no entanto a direcção SSE/SE.
Ver anexo 25534
Na Terceira ainda não. O vento está no ponto mais forte desde o início da madrugada... E a chuva também.

• Gosto
Reactions: StormRic
PNMM 991,1 hPa, vento fraco 11 Km/h no Observatório, o centro muito perto da Horta.

990,9 hPa, 6 Km/h no aeroporto. "Landfall" às 3.20 utc.
Rotação do vento fraco de SSE para Oeste.

2025-09-26 at 04-53-00 Horta_Aeroporto – EMA.webp

Última edição:
  • Gosto
Reactions: Thomar
Rajadas nos últimos 20 minutos na EMA de Angra são as mais fortes até agora, efectivamente: 69 Km/h.
Direcção mantém-se de Sueste.
Pressão ainda a descer.
Situation Report: Eu estou com mais do que isso porque aproveitei uma pausa na chuva para ver o estado da propriedade e das redondezas. Encontrei um grande bocado de telhado de fibrocimento no relvado da traseira da casa, mesmo daqueles de amianto, à moda antiga... :confused: Não faço ideia de onde veio. Nunca tive daquilo na propriedade... Vim buscar umas luvas, coloquei aquilo em local seguro e fui prender um pequeno portão de madeira de um dos terrenos anexos que se soltou e estava a bater.
Nisto, surgiu mais uma pequena borrasca tocada a vento. Resultado: Já sequei a cabeça com uma toalha porque a gabardina encharcou.:)
O olho do ciclone deve estar perto e vai, certamente, atravessar o Grupo Central porque o vento está mesmo muito forte nesta zona.

• Gosto
Reactions: StormRic e luky

Não me parece que isso tenha ocorrido ou vá ocorrer em tempo útil. Pode é haver uma ilusão de ótica.

Há uma observação de satélite que está prevista para daqui a alguns minutos mas provavelmente - e de forma quase trágica - não deverá apanhar o arquipélago. Depois confirmo.

O que posso escrever é que o cavado NÃO APARENTOU ter intensificado o ciclone nas redondezas do arquipélago. Estavam previstos ventos com força de furacão.

LVVJQE9.png

Para todos os efeitos, é um evento com força de TT intensa.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic e Thomar
PNMM 991,1 hPa, vento fraco 11 Km/h no Observatório, o centro muito perto da Horta.

990,9 hPa, 6 Km/h no aeroporto. "Landfall" às 3.20 utc.
Rotação do vento fraco de SSE para Oeste.

Ver anexo 25536
Agora é o @lserpa devia estar aqui para confirmar isso. Tenho sempre muitas dúvidas em relação aos dados das estações por causa da orografia das ilhas.
O @lserpa vai ser como o Narciso... Quando chegar já não é preciso. :D

• Gosto
Reactions: lserpa