Seguimento África 2014



AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Muita chuva em Marrocos.

Nas últimas 24h, caíram 143mm em Agadir. O mês de Novembro segue com 238,2mm!

Valor que supera já a média anual para a cidade.

(A média mensal para Novembro é 32mm. A anual é 228mm.)

3evZYf5.jpg
 
M

Membro excluído 274

De facto trata-se de uma situação excepcional... nunca vi uma borrasca assim naquela região.
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
O retrato e as provas de um país como Marrocos não está nem de todo nem de modo algum preparado para estas situações como o que se viu à 10 dias.
A falta de uma boa rede de Infraestrutas (de boa qualidade e construída com sólido conhecimento nas características físicas e períodos de retorno alargados), uma Proteção Civil extremamente deficiente com falta de cultura sobre a mesma e acima de tudo uma falta de conhecimento por parte das populações de como se há-de lidar com estas situações.
E claro, já para não faltar na falta de liberdade de expressão ou puro encobrimento politico e partidário do que passou.

"Cheias em Marrocos destruíram perto de mil pontes
Marrocos vai precisar de vários anos para reabilitar as cerca de mil pontes destruídas ou afetadas pelas inundações que há dez dias ocorrem em grande parte do país e já causaram 47 mortos e dois desaparecidos.

O ministro dos Transportes e do Equipamento, Aziz Rabah, compareceu na terça-feira na Câmara dos Representantes para dar explicações sobre os estragos causados pelas chuvas torrenciais e inundações, adiantando que cerca de mil pontes ficaram danificadas, desapareceram ou estão em situação "preocupante".

A sua reparação, adiantou Rabah, vai precisar de vários anos, não um ou dois, e o custo ultrapassar os seis mil milhões de dirhams (550 milhões de euros), com o ministro a destacar o carácter excecional e inédito das chuvas caídas em regiões tradicionalmente muito secas, quase desérticas.

A reabertura urgente da circulação em todas as estradas cortadas, sem as reabilitar, requer 65 milhões de dirhams, especificou.

Neste momento, existem 505 pontes "totalmente submersas pelas águas", acrescentou Rabah, ao ilustrar a dimensão dos prejuízos.

As inundações são desde há dias motivo de preocupação generalizada e motivaram críticas contra o Governo, pela falta de previsão e transparência informativa, e os meios de comunicação, pela cobertura noticiosa.

Um apresentador da primeira cadeia televisiva, originário de uma das regiões mais castigadas, apresentou a sua renúncia em protesto por a sua própria estação ter apresentado os factos "como se tivessem ocorrido na Albânia" e porque "não mostrava o que se passava no interior das cidades (inundadas), concentrando-se antes nas ajudas enviadas para a população", segundo a sua carta de demissão tornada pública."

Fonte: JN