Seguimento - Agosto 2008

Astroamador

Cirrus
Registo
21 Ago 2008
Mensagens
55
Local
Lousada / Porto
Bom dia! :)
Ontem registei uma máxima de 32ºC por volta das 15h.
Tempo muito abafado, doentio mesmo.
Também observei nuvens "mammatus" por volta das 20h.
Quais serão as previsões para os próximos dias?
O dia de ontem foi muito enigmático ;) eheh
 


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Muito bem vindo Astroamador! :thumbsup:

Os próximos dias trarão subida de temperatura e sol, em princípio, mas vai sempre acompanhando o nosso tópico de Previsão e Alertas!

Deixa-me contudo indagar-me sobre os 32ºC que registaste... acho um pouco elevado para o que se verificou por aí... Será que tens o teu termómetro/sensor na melhor localização possível?

Abç!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Bem vindo ao forum astroamador.

Ontem à noite chegaram a haver algumas descargas no nordeste próximas da fronteira, afinal dos poucos sitios onde havia realmente algumas condições.

tom.jpg
 

Astroamador

Cirrus
Registo
21 Ago 2008
Mensagens
55
Local
Lousada / Porto
Obrigado "Vitamos" e "Vince" pela vossa calorosa recepção :)
Sim Vitamos, penso ter o termómetro num bom local!
Mas tava um calor insuportável mesmo.
Estou ancioso que chegue uma boa tempestade para os meus registos.
Abraços ;)
 

Sueste

Cumulus
Registo
9 Jun 2008
Mensagens
279
Local
Fuzeta - Algarve
Bem vindo a esta humilde casa Astroamador :thumbsup:;)

Estou com 29.2ºC e o vento fraco continua a vir de Norte.

Acho estranho é a temperatura da água do mar que pelas informações do Instituto Hidrográfico às 09h44 estavam em Faro 18.4ºC :cold: Esperemos que venha o Sueste para subir a temperatura da água do mar.

:thumbsup:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Sim Vitamos, penso ter o termómetro num bom local!
Mas tava um calor insuportável mesmo.

Disse-te isso porque ontem com o céu encoberto estava muita radiação difusa e a dita cuja, pode fazer com que se obtenham registos com um erro de dois, três ou quatro graus! E u mesmo com uma boa localização do sensor já tive esse problema e mesmo agora que arranjei uma espécie de abrigo caseiro não tenho a certeza de os meus valores serem 100% fidedignos!

Mas isso são outras histórias para já sente-te em casa por aqui e participa :)

Algumas abertas neste momento, o sol vai espreitando...
 

Astroamador

Cirrus
Registo
21 Ago 2008
Mensagens
55
Local
Lousada / Porto
Obrigado sueste pela tua recepção ;)
Vitamos como poderei fazer para corrigir esse "erro"?
Mais uma questão: "Tenho um relógio que me mostra a temperatura e a variação da altitude. Sei que este relógio me mostra a variação da altitude atraves da pressão atmosférica. Meu relógio para a mesma altitude mostra valores diferentes conforme o estado do tempo. Poderei usá-lo para possíveis previsões meteorológicas básicas? Estou a cerca de 224 metros de altitude, ontem meu relógio registou uma variação duns 195 metros para 206 num espaço de duas horas. Qual o significado?"
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Obrigado sueste pela tua recepção ;)
Vitamos como poderei fazer para corrigir esse "erro"?
Mais uma questão: "Tenho um relógio que me mostra a temperatura e a variação da altitude. Sei que este relógio me mostra a variação da altitude atraves da pressão atmosférica. Meu relógio para a mesma altitude mostra valores diferentes conforme o estado do tempo. Poderei usá-lo para possíveis previsões meteorológicas básicas? Estou a cerca de 224 metros de altitude, ontem meu relógio registou uma variação duns 195 metros para 206 num espaço de duas horas. Qual o significado?"

Quanto à tua questão sobre a radiação difusa, tens duas opções!

1) A dispendiosa - Comprares um "radiation shield", que é basicamente um abrigo arejado para protecção de sensores de temperatura

2) A mais em conta - Fazer uma visita a este tópico http://www.meteopt.com/forum/instru...cao-radiation-shield-faca-voce-mesmo-729.html

Eu, depois de "n" mudanças de local e sempre sem estar satisfeito, e depois de alguns abrigos que não resultarem fiz algo básico! Agarrei numa caixinha daquelas de saquetas de chá, fiz-lhes umas ranhuras para circulação de ar (algo muito importante) e coloquei sobre o sensor! Isto minimizou o problema...

Sobre o relógio não sei bem que te diga. Normalmente a variação da pressão é um indicador do estado do tempo, embora grosso modo. A pressão varia consoante altura a que te encontras. Os valores que apresentamos aqui e que aparecem no site do IM por exemplo, são as pressões ao nível do mar. Ora uma variação em altura é certamente fácil de converter usando a fórmula (que agora não tenho bem presente), obtendo assim a pressão ao nível do mar. Ora certamente que alguém te poderá elucidar melhor :)

Abraço
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Bem-Vindo Astroamador espero que gostes:D e participa:thumbsup:

No entanto por aqui estão 26.4ºC, o vento sopra fraco de Norte e o céu está limpo mas já se avistam nuvens altas a norte daqui:D.