Seguimento América Central e Caraíbas - 2008

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
El Salvador : Autocarro arrastado pelas cheias - pelo menos 30 mortos

Pelo menos 30 passageiros de um autocarro morreram quando o veículo foi arrastado pelo leito de cheia de um rio na altura em que circulava ao longo das suas margens, no Bairro Modelo de São Salvador, anunciaram sexta-feira os bombeiros. O desastre ocorreu quinta-feira à noite no meio de chuvas diluvianas que se abateram nos últimos dias na América central e que fizerem mais de 40 mortos e vários desaparecidos, segundo as autoridades de El Salvador, da Guatemala e da Nicarágua, os países mais atingidos pelas inundações.
«A nossa contagem preliminar indica-nos que 30 pessoas, 27 adultos e três crianças, morreram nesta tragédia", disse o director dos bombeiros de El Salvador, Abner Hurtado. Só sobreviveu um passageiro do autocarro que transportava membros de uma igreja evangélica, um jovem de 16 anos, Fabricio Hernandez.
A estação das chuvas, que começou há mais de um mês na América Central, trouxe consigo precipitações diluvianas, inundações e deslizamentos de terras. Quinta-feira na vizinha Guatemala, pelo menos 12 pessoas morreram e outras seis são dadas como desaparecidas quando uma camioneta foi arrastada pelas cheias do rio Jocochiquin, no Norte do país. No departamento de Peten, com fronteira com o México, cerca de 20.000 habitantes de 30 aldeias ficaram isolados em consequências das cheias no Rio Santa Isabel e do desmoronamento de uma ponte, enquanto numerosas culturas ficaram destruídas.
Na Nicarágua, há seis aldeias isoladas na costa das Caraíbas, cortadas do resto do país depois de fortes inundações e do corte de várias estradas.

© 2008 LUSA