Seguimento América Central, Sul e Caraíbas - 2011

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Chuvas: uma tragédia sem precedentes na América Latina

Continúa el fuerte temporal de lluvias que enfrentan varios países de sur América. El fenómeno de la niña golpea a Colombia, Ecuador, Venezuela y Brasil, mientras que los gobiernos luchan para ayudar a millones de damnificados y sopesar las millonarias pérdidas económicas.
Colombia enfrenta la más fuerte temporada de lluvias de la historia. Cerca de 400 personas han perdido la vida y la cifra de damnificados supera los 3 millones. Aunque el gobierno moviliza esfuerzos a las zonas más afectadas, las constantes precipitaciones mantienen bloqueadas varias de las principales vías del país y el desbordamiento de ríos y deslaves, complican las labores de ayuda.
En Ecuador las precipitaciones también dejan a miles de familias sin hogar. No sólo Quito , la capital ha sentido los estragos de las lluvias., otros sectores del norte de la nación enfrentan una difícil situación. Organismos de emergencia intentan mantener el control en las zonas vulnerables a inundaciones y derrumbes.
En Venezuela, el gobierno evalúa diferentes opciones para comenzar con las tareas de limpieza en distintas regiones golpeadas por las lluvias. Maquinaria pesada será enviada a las carreteras que aún mantienen decenas de poblaciones incomunicadas. El temporal en este país deja al menos 10 muertos y dos mil damnificados.
Igualmente en Perú, los campamentos improvisados para los cerca de 40 mil damnificados no dan abasto, el desbordamiento del río amazonas en el oriente, arrasó con todo a su paso. Las regiones indígenas son las más azotadas por las lluvias hasta el momento, mientras la defensa civil intenta atender la emergencia y proveer víveres a las poblaciones más afectadas.
En Brasil, 23 ciudades se mantienen en estado de emergencia por el temporal de lluvias. El último reporte del gobierno confirmó que 12 personas murieron y los damnificados son más de 36 mil. La corriente de varios ríos llegó hasta zonas residenciales dejando decenas de casas bajo el agua y al menos 27 ciudades fueron declaradas en estado de atención.
Los países más afectados por las lluvias deberán estar preparados, pues según meteorólogos, el temporal podría extenderse unas semanas más. Las precipitaciones son atribuidas por expertos al fenómeno de la niña, que genera temperaturas más frías de lo normal en el océano pacífico tropical.

Fonte: Nuevo Siglo
 


Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,497
Local
Bragança (675m)
Chile registra 20 mil pessoas isoladas nas piores nevadas dos últimos 30 anos

Cerca de 20 mil pessoas estão isoladas nesta quarta-feira em uma parte da região chilena da Araucanía (sul do país) por causa das maiores nevadas dos últimos 30 anos, o que levou o governo a declarar "zona de catástrofe".

A forte tempestade de neve e a intensa onda de frio que atinge a região deixaram a população sem energia elétrica, sem telefone e até sem comunicação de rádio em vários municípios.

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, declarou nesta quarta-feira "zona de catástrofe" nas localidades de Lonquimay, Curarrehue, Melipeuco, Curacautín, Cunco, Vilcún, Pucón e Villarrica, para que suas Prefeituras possam dispor de recursos especiais para enfrentar a crise.

"O governo resolveu ajudar os desabrigados, declarando esse lugar como zona de catástrofe", ressaltou Piñera.

Por sua vez, o ministro do Interior, Rodrigo Hinzpeter, anunciou que pediu ajuda às Forças Armadas para percorrer "uma ponte aérea" que permita resgatar e ajudar os milhares de chilenos que estão isolados devido à neve.

fonte

A_UNO_037711.jpg


A_UNO_037706.jpg


A_UNO_037700.jpg

fonte
 

Danilo2012

Nimbostratus
Registo
18 Abr 2010
Mensagens
761
Local
Japao,Nagano 720m 36N
Nossa 2 metros de neve ? -20c caramba partes do hemisferio sul parecem estar recebendo um inverno bem rigoroso, seria isso um pressagio para o que nos aguarda no hemisferio norte, neste inverno ?
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Nossa 2 metros de neve ? -20c caramba partes do hemisferio sul parecem estar recebendo um inverno bem rigoroso, seria isso um pressagio para o que nos aguarda no hemisferio norte, neste inverno ?

Também registo de nevões na África do Sul e na Nova Zelândia.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Central America floods 0011 18 Oct 2011



joj183

América Central começa a receber ajuda internacional para fazer face às inundações

A América Central começou na terça-feira a receber ajuda internacional para fazer face ao desastre causado pelas chuvas intensas de mais de uma semana, que causaram mais de 100 mortos e danos materiais avultados. A ajuda começou a chegar de Espanha, Taiwan e Nações Unidas e Estados Unidos, entre outros.
Espanha doou estojos de cozinha e higiene para 1.300 famílias em El Salvador, e segundo o embaixador espanhol naquele país, Enrique Ojeda Vila, "participará na reabilitação e reconstrução de infraestruturas", prevendo contribuir com 240.000 de dólares em alimentos e medicamentos. As Nações Unidas outorgaram 900.000 dólares (655.000 euros) a El Salvador, enquanto a Embaixada de Taiwan doou 300.000 dólares (218.000 euros) e a representação dos Estados Unidos 50.000 dólares (36.000 euros), segundo dados oficiais.
Entretanto a Cruz Vermelha alertou para a possibilidade de agravamento da crise humanitária nos próximos dias em que se prevê mais chuva. Perante a ameaça de novas chuvas, a Cruz Vermelha pôs em marcha planos de evacuação, e continua a montar abrigos, além de prosseguir com as operações de ajuda aos afetados em toda a região, indicou o organismo em comunicado.
El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Guatemala e Panamá estão entre os países mais afetados.

Fonte: DESTAK
 
Editado por um moderador: