Nevadas atingem Argentina
Por: Luiz Fernando Nachtigall
Vários setores da província argentina de Mendoza (fotos abaixo do Twitter) amanheceram hoje cobertos por neve. A acumulação de neve é expressiva em algumas localidades (10 centímetros ou mais) como em San Rafael e Penitentes. Nevou na Sierra de la Ventana, na província de Buenos Aires, onde os cumes ontem estavam completamente brancos (área pode ter forte nevada neste fim de semana) O frio foi extremo no país vizinho nesta sexta-feira. As mínimas mais baixas ocorreram na região patagônica. Fez -13,7ºC em Esquel, -11,5ºC em Maquinchao, -10,5ºC em Bariloche, -9,7ºC em Perito Moreno e -8,5ºC em Neuquén. Já na Grande Buenos Aires, a mínima no Aeroporto Internacional de Ezeiza foi de 1,0ºC abaixo de zero.
No Uruguai, as mínimas desta sexta-feira foram de -1,0ºC em Mercedes, 0,0ºC em Salto, 1,5ºC em Rivera, 1,6ºC em Durazno, 1,6ºC em Artigas, e 2,0ºC em Treinta y Tres, Paysandu e Paso de los Toros. As mínimas não caíram mais, como já prognosticado, devido à ação do vento. Ontem, quando da chegada do segundo pulso de ar polar, o Uruguai teve fortes rajadas de vento. Estação particular na costa de Montevidéu chegou a acusar 120 km/h, mas nos bairros as rajadas oscilaram entre 60 e 75 km/h. Em Punta del Este, como em ocasiões passadas de vento intenso por ciclone ou fortes erupções de ar polar, a ventania levou grande quantidade de espuma do mar pra avenida da orla. As incríveis imagens foram registradas pelo repórter fotográfico amigo Ricardo Figueredo, da Punta Press, um dos melhores do Uruguai, e que enviou à MetSul as fotos.
Houve inúmeros relatos de precipitação de “agua nieve” ontem por rádio-amadores e redes sociais no departamento uruguaio de Maldonado, entretanto não são críveis ante as condições locais. É provável que os fenômenos observados na região tenham sido sleet (chuva congelada) ou graupel (grãos pequenos de gelo brancos e opacos). A temperatura ontem não era condizente com neve misturada à chuva. Fazia entre 7ºC e 9ºC em Laguna del Sauce. Ademais, havia a presença de nuvens de maior desenvolvimento vertical na área, do tipo cumuliformes, que favorecem pancadas de graupel ou sleet em atmosferas muito frias.
METSUL:
http://www.metsul.com/blog2012/