Seguimento América do Norte - 2008

Tópico em 'América' iniciado por Gerofil 4 Jan 2008 às 00:16.

  1. Gerofil

    Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mar 2007
    Mensagens:
    9,748
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Tornados devastam quatro estados na região sul dos EUA

    Uma cadeia de tornados que castigou, na terça-feira, os estados americanos de Kentucky, Arkansas, Mississipi e Tennessee matou pelo menos 27 pessoas e deixou mais de cem feridos. As tempestades destruíram construções, tombaram caminhões e isoladores moradores da região sul dos Estados Unidos. De acordo com a rede de TV "CNN", as tempestades mataram pelo menos 13 pessoas no Arkansas, 11 no Tennessee e três em Kentucky.
    Os tornados forçaram ainda o fechamento momentâneo de alguns centros de votação durante as primárias presidenciais realizadas no Arkansas e em Tennessee. Em meio à expectativa criada pelos resultados das primárias, os pré-candidatos Hillary Clinton, Barack Obama e Mike Huckabee lembraram as vítimas dos tornados.
    - Foi uma noite bastante difícil. Não sei se posso recordar quando tivemos tantos alertas (de tornado) - disse o governador de Arkansas, Mike Beebe, em um centro de operações de emergência em North Little Rock. " Foi uma noite bastante difícil. Não sei se posso recordar quando tivemos tantos alertas de tornado "
    De acordo com o governo do Arkansas, as equipes de resgate passaram a noite trabalhando, mas ainda não é possível saber ao certo a proporção da destruição. As tempestades também provocaram danos em uma universidade e forçaram o fechamento de um centro comercial, um asilo e um hospital.
    No Tennessee, vários estudantes ficaram isolados em um dos dormitórios da Universidade Union. Três pessoas morreram em Memphis no desabamento de um depósito, provocado por um dos tornados que arrasou um setor da cidade. Uma antena do serviço de patrulha de estradas também foi derrubada, forçando a breve suspensão de vôos no Aeroporto Internacional da cidade.
    Outro tornado foi responsável pelo incêndio em uma usina de gás natural no nordeste de Nashville, e as autoridades temiam esta madrugada que número não determinado de pessoas tivesse morrido no incidente. Outras três pessoas morreram nos condados de Madison e Oaks, onde 50 pessoas ficaram isoladas em um asilo, agregaram fontes oficiais. Ainda se desconhece como teriam ocorrido as outras duas mortes nesse estado.
    As tempestades também castigaram a região ocidental de Kentucky, onde três pessoas morreram, disse Buddy Rogers, porta-voz dos serviços de emergência. Rogers acrescentou que foi declarado o estado de emergência na região e que se ordenou o desdobramento de efetivos da Guarda Nacional em Kentucky. Huckabee, ex-governador do estado de Arkansas, transmitiu suas condolências aos familiares das vítimas em discurso pronunciado em Little Rock, capital do estado.
    Os tornados castigaram a região central do país, que já tinha sido afetada nos últimos dias por tempestades de chuvas e neve. Em Wisconsin a neve acumulada chegou a quase meio metro em algumas regiões, e as tempestades causaram uma série de acidentes de trânsito. As autoridades informaram que uma mulher morreu e outras quatro pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo vários veículos. Enquanto isso, o estado de Iowa se preparava para novas nevascas durante o dia. Neste momento, os caminhos na região sudeste do estado já estão cobertos de neve e a situação não melhorará nas próximas horas - disse um porta-voz do Serviço Meteorológico Nacional em Des Moines.

    O Globo
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Foi uma terça-feira negra, o número de mortos deve ultrapassar os 50 o que torna o dia mais mortífero dos últimos 23 anos devido a tornados, e também foi um evento muito raro para a data, é preciso recuar a Janeiro de 1949 para um dia tão trágico tão cedo, e em 1949 não havia obviamente os meios que existem hoje.

    (c) CNN


    (c) Jeff Masters
     
  3. algarvio1980

    algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    21 Mai 2007
    Mensagens:
    10,514
    Local:
    Olhão (24 m)
    Tornados matam 48 pessoas nos EUA

    48 pessoas morreram e centenas ficaram feridas depois da passagem de violentos tornados nos estados de Tennessee, Arkansas, Alabama, Mississipi e Kentucky, revela o jornal Washington Post.


    Equipas de socorro estão no local a vasculhar os escombros de casas e de outros edificios. Prevê-se que o número de vítimas mortais seja ainda mais elevado dado que ainda não foi possivel procurar em todos os locais destruídos pelos tornados: casas, um centro comercial e um campus universitário.

    De acordo com dados das equipas de socorro, foram encontradas 24 pessoas mortas no Tennessee, 13 no Arkansas, 7 no Kentucky, e 4 no Alabama. Os tornados ainda destruiram várias propriedades no Mississipi mas até agora não foram encontradas quaisquer vítimas.

    O Serviço Nacional de Meteorologia recebeu mais de 60 avisos de tornados na região sul, desde as 4:00 da manhã, hora local, até à manhã de hoje. Também foram recebidos dezenas de avisos de forte queda de granizo.

    Mike Beebe, Governador do Arkansas, confirmou que os tornados afectaram diversas zonas e que o rasto de destruição é enorme.

    Fonte: SAPO

    Os tornados não são mais para Abril:huh:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. Gerofil

    Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mar 2007
    Mensagens:
    9,748
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Jornal Nacional - Tornados nos EUA (06/02/2008)

    [YOUTUBE]http://www.youtube.com/watch?v=JMtB4OFX1Qg[/YOUTUBE]​

    Sul dos EUA fustigado por tornados e tempestades

    Os relatos sobre o aconteceu terça e quarta-feira em várias regiões do Sul dos Estados Unidos são impressionantes. Vários tornados tocaram no chão, derrubando tudo e todos por onde passavam. Pelo menos 55 pessoas morreram e mais de 150 ficaram feridas.
    No Tennessee, um tornado sugou uma criança de 11 meses e a mãe da sua casa. Foram encontrados mais tarde num campo próximo do local onde viviam. Inacreditavelmente, o bebé sobreviveu e está bem. A mãe morreu.
    Em Nashville, Ferina Ferrington contou a uma estação de televisão local o momento em que o tornado chegou: “ Eu e o meu marido fomos para a banheira com a nossa criança. Lembro-me de estar a voar pelo ar. Foi assustador. De repente tudo ficou muito silencioso e vimos que a nossa casa tinha desaparecido. O nosso bebé estava bem”. Tennessee, onde 31 pessoas morreram, foi o Estado mais atingido pelos tornados, mas também o Arkansas (13 mortos), Kentucky (7 mortos), Alabama (4 mortos) e Mississippi sentiram a força da natureza.
    O Centro Nacional de Previsão de Tempestades em Norman, Oklahoma, recebeu informação sobre 69 tornados às voltas por aqueles Estados. No Arkansas, pelo menos 500 residências foram destruídas ou danificadas. Várias regiões ficaram sem energia e há registo de várias explosões provocadas por fugas de gás. O presidente norte-americano vai sexta-feira ao Tennessee para avaliar a extensão dos estragos e oferecer apoio às pessoas afectadas pelos tornados

    RTP

    Night of the Tornados in Memphis Tennessee 2-05-08

    [YOUTUBE]http://www.youtube.com/watch?v=10AXUU6-jTQ[/YOUTUBE]​
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  5. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Apesar de poderem ocorrer ao longo de todo o ano, o pico nos EUA em termos nacionais é em Maio/Junho, mas varia conforme a latitude, é precisamente nas regiões mais a sul como agora foi que aparecem com alguma frequência logo no inicio da Primavera. Apesar de muito raros em Dezembro, Janeiro e Fevereiro, não é inédito como indiquei ontem , já em 1949 tinha ocorrido um evento deste género ainda mais cedo, no início de Janeiro.


    Link recomendado: Tornado Climatology
     
  6. MSantos

    MSantos
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    3 Out 2007
    Mensagens:
    9,560
    Local:
    Azambuja / Mte. Barca (Coruche)
    Hoje, no jornal das 7 da sic notícias, em vez de tornados os EUA foram atingidos por uma "vaga de furacões":lmao: santa ignorância:disgust:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  7. Minho

    Minho
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    6 Set 2005
    Mensagens:
    4,091
    Local:
    Melgaço
    :lmao:

    Furacões tornádicos!
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  8. Brigantia

    Brigantia
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    20 Jan 2007
    Mensagens:
    2,204
    Local:
    Norte de Portugal
    Grande cultura meteorológica:intrigante:
     
  9. algarvio1980

    algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    21 Mai 2007
    Mensagens:
    10,514
    Local:
    Olhão (24 m)
    Hoje, tive a falar com uma amiga que conheci no sapo há 2 anos :D, e como fiquei com o contacto dela no msn e falamos regularmente, ela teve a descrever ela vive no estado do Arkansas, a casa dela passou intacta porque o tornado passou a 1 km da casa dela, passaram a 3ª feira e 4ª feira de manhã na cave da casa, ela diz que é habitual haver tornados a partir de Abril, nunca se lembra de tornados em Fevereiro, o medo é aterrador, ouvir o tornado ao longe e à sua passagem fica tudo destruído, só as pessoas que não conseguiram chegar a tempo à cave é que morreram, é um relato impressionante, estou sem palavras e ao mesmo tempo, aliviado por não ter acontecido nada a ela.:eek::eek:, o alerta foi dado cerca de 15 minutos da chegada do tornado:surprise:, nestes estados todas as casas é obrigatório ter caves.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  10. ajrebelo

    ajrebelo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    5 Fev 2006
    Mensagens:
    1,189
    Local:
    Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
    boas

    realmente, para que a explicação dada pelo nosso guru Azevedo à SIC já há algum tempo sobre os tornados, mesmo assim estes gajos não aprendem

    não há palavras

    abraços
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  11. Mário Barros

    Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,501
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    O costume meteorologia é uma ciencia muitoooo complicada os nomes das coisas são muito escaganifobeticos :lmao:
     
  12. Luis França

    Luis França
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    23 Mai 2006
    Mensagens:
    1,467
    Local:
    Hades
    Storm Hits Ohio Valley With Snow and Ice

    [​IMG]

    LOUISVILLE, Ky. (AP) - Snow and ice spread across wide sections of the Ohio Valley on Tuesday, closing schools, littering roads with cars that had spun out and canceling an appearance by first lady Laura Bush.
    Freezing rain created a layer of ice on top of 4 inches of newly fallen snow in Kentucky, and up to 6 inches of snow and ice fell during the night in southern Illinois.
    The weather system was moving along a line stretching to the northeast, and the National Weather Service posted winter storm warnings along a band from western Tennessee into New England.
    Schools were closed Tuesday in parts of Kentucky, Illinois, Indiana, Ohio and West Virginia.
    The National Park Service canceled a 199th birthday event at the Abraham Lincoln Birthplace National Historic Site in Hodgenville because of the treacherous driving conditions.
    First Lady Laura Bush canceled a planned trip to central Kentucky to attend the Lincoln event and to visit a school damaged by last week's severe storms, said Bush spokeswoman Sally McDonough.
    Highways near Louisville were improving Tuesday morning after a night in which dozens of cars were abandoned on freeways surrounding the city.
    Indiana State Police closed a five-mile stretch of icy southbound Interstate 65 south of Indianapolis during the morning after more a dozen wrecks in just one hour, and Illinois police reported dozens of accidents.
    Utilities in Kentucky reported more than 16,000 homes and businesses had been blacked out by the weather.
     
  13. Meteo Trás-os-Montes

    Meteo Trás-os-Montes
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    28 Jan 2007
    Mensagens:
    4,393
    Local:
    Carcavelos /Chaves / Vilardevós - Galiza
    [​IMG]

    Boas!

    Para mim isto é inédito!

    Iso 0ºC no Golfo do México!

    Realmente impressionante! :shocking:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  14. Gerofil

    Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mar 2007
    Mensagens:
    9,748
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    EUA: rios em várias cidades do Missouri galgaram as margens devido à intensidade da chuva

    Pelo menos dez pessoas morreram nas inundações que forçaram a retirar centenas de residentes das zonas baixas do centro dos Estados Unidos, depois de os rios terem galgado as margens devido à intensidade da chuva, revelaram esta quarta-feira as autoridades. Níveis recorde de cheias estão previstos para várias cidades do Missouri. Várias zonas do ArKansas estão inundadas, bem como o Sul de Indiana e o Sudoeste do Ohio e há escolas fechadas em zonas do Kentucky ocidental devido às estradas inundadas. O Serviço nacional de Meteorologia fez avisos de inundações para o Texas e a Pensilvânia.
    Depois de dois dias, a chuva parou finalmente em muitas zonas do Missouri e Arkansas, à medida que a sistema frontal se dirige para Nordeste com chuvas torrenciais no Vale de Ohio e queda de neve em Nova Inglaterra.
    Chuvas intensas assolaram também os Estados do Alabama e Geórgia dirigindo-se agora para os Estados banhados pelo Atlântico. A polícia de Atlanta fechou ao trânsito algumas ruas, como medida de precaução, depois de um tornado ter atingido segunda-feira a cidade. No Ohio e noutras áreas a chuva caiu em solos já saturados devido aos intensos nevões registados há menos de duas semanas.
    Quatro mortes estão ligadas às inundações no Missouri. No Kentucky, uma mulher de 65 anos aparentemente morreu afogada quando verificava a extracção da fossa sanitária da sua casa. Os bombeiros procuram localizar um adolescente desaparecido no Texas, um homem no Missouri e receia-se pela vida de duas pessoas no Arkansas depois de os seus veículos terem sido arrastados pela torrente.

    PortugalDiário
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  15. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Sobre a crise tornádica de Atlanta/EUA dos passados dias 14 e 15 de Março. Foram muitos tornados (29 ao todo) mas um tornado acabou por ser diferente de tantos outros porque entrou numa área fortemente urbanizada, a baixa de Atlanta, causando prejuízos de 250 milhões de dolares.

    [​IMG]

    Artigo do Jeff Masters:
    -> Atlanta tornado one the most damaging on record

    Artigo da Wikipedia
    -> 2008 Atlanta tornado outbreak
     

Partilhar esta Página