Seguimento América do Norte - 2014

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Tornados nos EUA fazem pelo menos 17 mortos

A maioria das vítimas, 16, vivia em diferentes subúrbios de Little Rock, capital do estado de Arcansas.

Os tornados que desde domingo atravessam o Sul e o Sudoeste dos Estados Unidos fá fizeram 17 mortos, destruindo bairros inteiros, enquanto as equipas de resgate procuram por sobreviventes na escuridão. A maioria das vítimas, 16, vivia em diferentes subúrbios de Little Rock, capital do estado de Arcansas. Uma outra pessoa foi morta na cidade de Quapow, no Nordeste de Oklahoma. Nebrasca, Kansas, Iowa e Missuri também foram atingidos por tornados. Os serviços meteorológicos avisam que são esperados novos tornados no Mississípi.
Descrevendo uma situação de “caos”, o presidente da câmara da cidade de Vilonia, no Arcansas, dizia no domingo à noite que o centro da cidade “parece ter sido totalmente reduzido a ruínas; sobram alguns pedaços de paredes, as condutas de gás vertem, as condutas de água não funcionam”. Vilonia já tinha sido devastada por um tornado há três anos. Entre as novas ruínas há uma escola nova do ciclo preparatório que deveria abrir no início do novo ano escolar: “De facto, já não há aqui nada. Provavelmente, vamos ter de recomeçar tudo outra vez”, disse o responsável pela rede de escolas de Vilonia, Frank Mitchell, citado pela Associated Press. O tornado que atingiu este subúrbio de Little Rock foi o maior de vários produzidos por uma poderosa tempestade. O tornado que atravessou o Arcansas só se formou depois do anoitecer, pelo que só de madrugada se vai começar a perceber a totalidade dos estragos.
As equipas de emergência continuavam ainda à procura de vítimas entre destroços em Vilania. “Um bairro inteiro de mais de 50 casas foi destruído. Muitas casas desapareceram, só restam as fundações... Há mais devastação com este nível noutras partes do Arcansas”, disse o congressista Tim Griffin à Reuters. A auto-estrada 40, um dos principais eixos a ligar o Leste e o Ocidente dos Estados Unidos, teve de ser encerrada na região de Mayflower por causa dos destroços e das viaturas capotadas. As autoridades encontraram motoristas à procura de vítimas em carros acidentados enquanto outros estavam por ali aturdidos. Ao todo, 15 mil casas estavam sem electricidade. “Foi realmente uma noite terrível para muitas famílias, bairros e comunidades”, escreveu no Twitter o governador do Arcansas, Mike Beer.
Num comunicado divulgado pela Casa Branca, o Presidente Barack Obama prometeu que as autoridades federais vão ajudar “na recuperação e na reconstrução durante o tempo que for preciso".

Fonte: PÚBLICO
 


ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
E para hoje a situação continua potencialmente perigosa...
10310107_10152398342403637_7315219009663936558_n.jpg