Seguimento América do Norte - 2015

Felipe Freitas

Cumulonimbus
Registo
11 Fev 2012
Mensagens
3,766
Local
Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
Mais de uma dezena de avisos de tornados foram emitidos até o momento, com dois tornados confirmados, com possíveis danos no sul do Arkansas.

@ArkansasWeather
kaKl9WI.jpg
 
  • Gosto
Reactions: StormRic


PapoilaVerde

Cumulus
Registo
27 Fev 2013
Mensagens
247
Local
Almada
Depois de ver as imagens aqui reportadas e mais algumas pela televisão, interrogo-me acerca do tipo de construção feita pelos americanos. Parece-me tudo muito frágil, parece que quase tudo é construído com madeira. É uma questão monetária, de opção? Não seria mais viável, ainda por cima nestas zonas sujeitas a este tipo de fenómenos como os tornados, investir noutro tipo de construção?
 

Portugal Storms

Cumulus
Registo
7 Out 2014
Mensagens
155
Local
Moita/Palmela
Depois de ver as imagens aqui reportadas e mais algumas pela televisão, interrogo-me acerca do tipo de construção feita pelos americanos. Parece-me tudo muito frágil, parece que quase tudo é construído com madeira. É uma questão monetária, de opção? Não seria mais viável, ainda por cima nestas zonas sujeitas a este tipo de fenómenos como os tornados, investir noutro tipo de construção?
Pelo que tenho visto, preferem construir casas baratas e fazerem abrigos subterrâneos, principalmente no "tornado alley", mas infelizmente nem toda a gente tem acesso a esses mesmos abrigos.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Depois de ver as imagens aqui reportadas e mais algumas pela televisão, interrogo-me acerca do tipo de construção feita pelos americanos. Parece-me tudo muito frágil, parece que quase tudo é construído com madeira. É uma questão monetária, de opção? Não seria mais viável, ainda por cima nestas zonas sujeitas a este tipo de fenómenos como os tornados, investir noutro tipo de construção?
Penso exatamente o mesmo, é estranho numa zona onde é normal ocorrer tornados as casa serem todas de madeira, como é óbvio não fica nada de pé...quando vejo imagens e até filmes sobre isto faço muitas vezes a mesma pergunta...
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
Depois de ver as imagens aqui reportadas e mais algumas pela televisão, interrogo-me acerca do tipo de construção feita pelos americanos. Parece-me tudo muito frágil, parece que quase tudo é construído com madeira. É uma questão monetária, de opção? Não seria mais viável, ainda por cima nestas zonas sujeitas a este tipo de fenómenos como os tornados, investir noutro tipo de construção?

Tem a ver com a história. Aquando da colonização, haviam nos EUA florestas gigantescas que permitiram construções muito baratas. As casas de madeira continuam a ser largamente usadas porque lá a madeira é mais barata do que tijolos/blocos e cimento. As construções e renovações são muito mais rápidas também. Há já toda uma indústria que funciona com casas de madeira.

O que não falta são abrigos de todos os tipos para tornados. Alguns construídos outros pré-fabricados em que só se tem de abrir um buraco no chão. Mas nem toda a gente tem possibilidades para tal. E, novamente, entra aí o tipo de construção das casas.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
As casas de madeira têm outros inconvenientes:

Based on new research, the North American Insulation Manufacturers Association (1] are under insulated[2], wasting energy, money and decreasing comfort for homeowners.

http://www.naima.org/insulation-news.item.124/ninety-percent-of-u.s.-homes-are-under-insulated.html

Casas de madeira não é só nos EUA. Na Nova Zelândia há também muitas. A prevalência de alergias é muito elevada lá. Muita humidade e bolor. A vizinha Austrália partilha a grande prevalência do mesmo tipo de construção (geralmente nas cidades pequenas e meio rural. Nas cidades abundam o aço e o tijolo).

Na Europa há pequenas indústrias de casas de madeira. É o inverso. Os europeus não gostam de madeira apesar de ser um pouco mais barata (mas não há o mesmo dinamismo neste tipo de construção do que há nas casas de blocos/tijolos).
 

Felipe Freitas

Cumulonimbus
Registo
11 Fev 2012
Mensagens
3,766
Local
Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
Ao longo da madrugada e durante a manhã tivemos 3 tornados reportados, 1 na Flórida, que foi forte e dois no Mississippi que causaram alguns danos.
Houve também dezenas de reports de ventos fortes.

Molino, FL
@TateFootball
vrbcH1y.jpg


Um alerta de tornado está em vigor para parte do MS, AL e FL neste momento.
 

Felipe Freitas

Cumulonimbus
Registo
11 Fev 2012
Mensagens
3,766
Local
Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
Tornado outbreak 23-25 de Dezembro.

NWS Memphis confirmou que ao invés de apenas um tornado, houve dois, um de Clarksdale, MS até Como, MS e outro de Como, MS até Selmer, TN.
O primeiro foi classificado como high-end EF3 e percorreu 101 km.
O segundo foi classificado como EF4 e percorreu 117 km.
NWS Memphis foi questionada no twitter se uma classificação EF5 foi discutido e eles responderam que sim, porém não havia outros indicadores de danos na área que teriam apoiado um EF-5.

Dano EF4 em Ashland, MS.
BUHvUz4.jpg


Ao todo tivemos 28 tornados confirmados entre 23 e 25 de Dezembro, sendo que um ainda não foi classificado.
8 EF0, 11 EF1, 5 EF2, 2 EF3 e 1 EF4
 

Felipe Freitas

Cumulonimbus
Registo
11 Fev 2012
Mensagens
3,766
Local
Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
A casa na imagem, tinha dois andares.

9 tornados confirmados pela NWS Fort Worth no dia 26 de Dezembro.
Tornados ocorridos ao sul de Dallas ainda estão sendo investigados.
NWS Fort Worth divulgou há pouco que o tornado em Ovilla foi pelo menos EF3.

D5sp1t4.png


Depois quando sair as pesquisas dos tornados ocorridos ontem e hoje eu posto aqui.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Acredito que este tópico é o mais apropriado para colocar este vídeo, pois é um evento de 2015 (9 de Abril)

Ontem vi este vídeo na televisão, num programa do canal Odisseia. É um dos vídeos que mais me mete impressão ver. Um casal de idosos encontrava-se na moradia a partir de onde foi feita esta filmagem, e com um telemóvel o marido filmou até conseguir. O fim do vídeo não necessita de palavras ou comentários.

Ele sobreviveu, mas ficou num estado bastante grave. Ela morreu, debaixo dele (quando o tornado passou e as equipas de salvamento chegaram, disseram-lhe: não olhe para baixo (pois era debaixo dele que a mulher estava, morta...).

De vários pontos de vista: pode chamar-se estupidez (não se abrigaram e ficaram a ver o tornado até este chegar), pode chamar-se sorte por pelo menos ele ter sobrevivido ao encontro com a morte, pode chamar-se tanta coisa....

Não sou uma pessoa que se comove facilmente, mas sabendo a história deste vídeo eu creio que tudo o que se pode aprender daqui é a respeitar a natureza, pois somos certamente as suas marionetas, de tão insignificantes que somos.