Seguimento América do Norte - 2018



Danilo2012

Nimbostratus
Registo
18 Abr 2010
Mensagens
761
Local
Japao,Nagano 720m 36N
De nada nos serve esses desejos.. :)

São obviamente irrealistas geograficamente.
A Europa também tem algumas entradas continentais, as Siberianas, e também essas muito poderosas em termos de frio. A questão é que para termos entradas continentais na Europa, temos de ter fluxo persistente de Leste, o que é completamente contra o sentido geral de circulação atmosférica nas médias latitudes, como sabemos, de Oeste. A Oeste temos oceano, temos de lembrar disso, é assim e não há volta a dar, nem é por causa do Aquecimento Global, ou de qualquer outro motivo. A geografia da Europa é mesmo assim.

E mesmo os EUA não são por inteiro assim. Pela mesma lógica, a costa Ocidental dos EUA também não tem grandes entradas continentais, e as que tem também são raras e de curta duração, tal como as Europeias, pois nessa zona, mais uma vez, dependem de fluxos persistentes de Leste para o frio lá chegar, e pior ainda, com grandes sistemas montanhosos pela frente.

A metade Leste dos EUA, essa sim, com a grande massa continental a Oeste, obviamente tem imensamente mais situações "normais" de entradas continentais polares, pois a circulação habitual é mesmo essa, continental... Não há como contornar...
Se voce for ver pela latitude da Europa a muito tempo atrás deveria prevalecer os ventos de leste no auge do inverno (janeiro fevereiro)
lugares aonde tem um forte fluxo de leste normalmente estao abaixos da latitude de 40 graus.

E com o tamanho do continente europeu e o calor do atlântico o esperado seria uma briga intensa pelo o território europeu. mais esse padrao deve ter sido quebrado a uns 200 300anos atraz
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Califórnia. Depois dos fogos, chuva provoca cheias e deslizamentos de terra
HÁ 45 MINUTOS
"Parece que um dos carros dele foi parar ao quintal", diz um vizinho. Três casas ficaram destruídas. A estrada 101 foi fechada. Várias pessoas estão a ser resgatadas de carros e edifícios.

Partilhe
california_770x433_acf_cropped.jpg

SBCFireInfo/Twitter


“Um rio de lama atravessou a casa de um vizinho”, conta Ben Hyatt, um morador da comunidade costeira de Montecito à CNN, acrescentando: “Parece que um dos carros dele foi parar ao quintal“. A casa a que Hyatt se refere é apenas uma das três que ficaram destruídas “pelo fluxo de lama e detritos”, na localidade de Montecito.

A própria casa de Hyatt está “rodeada de lama”. A sua máquina de lavar roupa foi parar à entrada da casa. Acordou às 2h30 da manhã locais, quando a residência ficou sem eletricidade e ouviu um estrondo no exterior. “A lama veio num instante. Cercou a casa com dois a três pés” de altura (cerca de 60 a 90 centímetros).

É que a chuva intensa que se fez sentir ao longo desta segunda-feira, em zonas atingidas pelos incêndios de 2017 no estado norte-americano da Califórnia, provocaram várias inundações e deslizamento de terras, esta terça-feira.

Várias pessoas estão a ser resgatadas de carros e edifícios, de acordo com o porta-voz dos bombeiros de Santa Barbara, Mike Eliason, à CNN. Uma ordem de evacuação está a obrigar à retirada de centenas de pessoas do sul da Califórnia, incluindo nos condados de Santa Barbara, Ventura e Los Angeles. “Alguns dos nossos vizinhos estão a ser retirados para o telhado”, conta Hyatt.

DTG0-zvV4AUvUqS.jpg:small
DTG0-0pUQAEgWCx.jpg:small

SBCFireInfo@EliasonMike

#CAstorm- Santa Barbara county FF’s rescue two men and a woman from flood water/debris flow of Hot Springs Rd. in Montecito. Multiple rescues are underway throughout the area.


Devido às inundações, a polícia viu-se obrigada a mandar fechar partes da Route 101 — uma autoestrada de quase 2,5 mil quilómetros que liga os estados da Califórnia, Oregon e Washington — no condado de Ventura.

A chuva intensa que caiu em áreas queimadas pelos incêndios recentesprovocou o medo de inundações e deslizamentos de terra já que a vegetação — que suportava as terras e tornava o terreno mais resistente a inundações — queimou. “Parece que está tudo calmo, agora. Sentimo-nos seguros. Mas definitivamente presos, por algum tempo“, conta ainda Hyatt.
http://observador.pt/2018/01/09/cal...huva-provoca-cheias-e-deslizamentos-de-terra/