Seguimento Ásia 2013

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Neve em Jerusalém ontem. Dizem que é o maior nevão dos últimos 20 anos, houve acumulações de 30 cm.

159235200_10.jpg


AP607317436148.jpg


159229058_10.jpg


159231277_10.jpg


159235141_10.jpg


http://www.ilpost.it/2013/01/10/le-...usalemme/israel-palestinian-weather-snow-2-2/
 


4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Neve em Jerusalém ontem. Dizem que é o maior nevão dos últimos 20 anos, houve acumulações de 30 cm.

http://www.ilpost.it/2013/01/10/le-...usalemme/israel-palestinian-weather-snow-2-2/

Fiquei bastante impressionado com a notícia :shocking:

Costumo acompanhar as previsões para Jerusalém (IPMA) e ontem foi o único dia em que me desatualizei (e bem :( ) e então hoje tive uma discussão com um amigo por causa disso (ele dizia que tinha nevado em Israel e eu não acreditava feito parvo :disgust:).

Parece que a temperatura desceu drasticamente de um dia para o outro :cold:(e eu aqui a pensar que só chovia e trovejava :lol:)

Muito Obrigado pela partilha Mário :thumbsup:
 

Mix

Cumulus
Registo
10 Jan 2010
Mensagens
215
Local
Ferreira do Zêzere (375 m)
Fiquei bastante impressionado com a notícia :shocking:

Costumo acompanhar as previsões para Jerusalém (IPMA) e ontem foi o único dia em que me desatualizei (e bem :( ) e então hoje tive uma discussão com um amigo por causa disso (ele dizia que tinha nevado em Israel e eu não acreditava feito parvo :disgust:).

Parece que a temperatura desceu drasticamente de um dia para o outro :cold:(e eu aqui a pensar que só chovia e trovejava :lol:)

Muito Obrigado pela partilha Mário :thumbsup:

E vai voltar a cair esta segunda-feira, em Jerusalém... :confused:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Editado por um moderador:

Danilo2012

Nimbostratus
Registo
18 Abr 2010
Mensagens
761
Local
Japao,Nagano 720m 36N
Depois de quase 1 ano trago noticias do outro lado do mundo...
O inverno em nagano foi relativamente frio e a neve ficou acumulada em janeiro inteiro algo que eu nunca tinha visto nessa cidade, um pouco ao norte ja avia visto essas condicoes, mais a muuuitos anos atras.

Acontece que nevou bem no comeco e meio de janeiro ao contrario de anos passados nao hove ocilacao na temperatura que ficou bem constante media de -2c houve apenas 1 dia que chegou a uma maxima de 10.6c.

Dezembro e novembro tiverao temperaturas bem baixas algo proximo a 2 graus a menos que a media o comeco de janeiro tambem ainda estava com temperaturas baixas a media entre 1 a 2c mais apos o meio de janeiro houve uma baixa pressao bem intensa e choveu, depois dessa chuva a temperatura desestabilizou mais foi sutil. mesmo assim perceptivel. E o tempo nao se recuperou nao ficou mais frio intenso

Agora em fevereiro o tempo tem ficado com temp. acima da media e ontem chegou a 14c bem primaveril e toda a neve que ja estava acumulada a mais de 1 mes simplismente sumiu depois de uma forte chuva.

Para amanha esta previsto uma area de baixa pressao passar pela costa pacifica e trazer mais neve essa madrugada inclusive teremos muita agua neve aqui em nagano e em boa parte de Honshu(ilha principal do japao ). Podemdo nevar inclusive em tokyo, la neva 3, 4 vezes por ano.

Sigo agora 23.35 com 1.5c e as nuvens de chuva/neve ja estao bem proximas numa cidade a 15km ao norte a temp esta em -0,5c e aesta altura nao da pra saber se vai nevar ou chover. se nevar pode acumular ate 15cm se chover vai ficar entre 10mm de chuva
 

Danilo2012

Nimbostratus
Registo
18 Abr 2010
Mensagens
761
Local
Japao,Nagano 720m 36N
Sigo em Nagano com um fevereiro relativamente frio a neve ficou presente em quase todo mes acumulada no chao, algo relativamente raro, porque sempre quando nevava logo depois as macas de ar frio disipavao e logo esquentava e toda a neve derretia, Porem esse inverno a neve ficou acumulada insistentemente e ainda sigo com algo proximo a 8cm de neve no chao parte que pega sol e algo proximo a 35cm aonde nao pega sol.

Hoje o dia tem sido ensolarado mais de madrugada devido a uma forte massa de ar frio provindo da siberia/norte da china houve neve de madrugada e chegou a acumular 2cm.

Hoje teremos tempo parcialmente nublado e maxima de 4c a minima ficou em -1.4c e agora 10;00 esta 1,2c.

A semana tera 2 dias de neve e as massas de ar frio continuarao a avancar sobre o japao quarta feira uma area de baixa pressao se aproximara e trara neve forte.
A temperatura essa semana, maximas 4c minimas -6c. Um pouco abaixo da media dado a altura do ano
 

Danilo2012

Nimbostratus
Registo
18 Abr 2010
Mensagens
761
Local
Japao,Nagano 720m 36N
Realmente mais mesmo gostando muito da neve e invernos ja estou anciando pela prima vera que se aproxima deis de novembro esse frio e essa neve.

Hoje ainda continua com o ar frio vindo da siberia mais ja esta se dissipando o sol ta bem forte mais venta agora a 6m/s e temperatura de 1.6c as 13:35 a minima hoje foi de -9.8c e a maxima sera de 2c.

A neve ainda continua acumulada e quarta ainda temos previsao de neve estao previstos 15~20cm. logo depois os sistemas de inverno vao sutilmente se enfraquecendo, Os dias ja estao bem mais longos e o inverno de 2013 comessa a acabar
 

Danilo2012

Nimbostratus
Registo
18 Abr 2010
Mensagens
761
Local
Japao,Nagano 720m 36N
Nossa meu imaginem 5,63m hoje a tarde Na cidade de Sukayu no estado de aomori a 890 M 40' graus de latitude, E impressionante a quantidade de neve que vem caindo na regiao proxima ao mar do japao nos ultimos 2 anos igual a senhora do video falou todo ano vem nevando mais.

A minha hipotese e que o mar do japao por estar mais quente tem evaporado mais agua e isso tem efeitos potencializador das tempestades de neve, nessas regioes diferente de muitas partes do mundo nao preciza ter uma area de baixa pressao pra nevar e so comecar a ventar da siberia/norte da china sentido japao que comeca a nevar, o problema e que de novembro ate meados de marco 90% dos dias tem ventos vindo da siberia esse entao se choca com o ar quente ascendente sob o mar e entao avanca sobre territorio japones.

Quando avanca se choca com as cordilheiras proximo as costa do mar do japao e cai quase exclusivamente nas cidades proximas a essas encostas Sukayu e uma dessa cidades e la a media e de -5/-12 boa parte do inverno de dezembro a fevereiro.

Mesmo assim na regiao de hokuriku bem mais ao sul 37"~38" que tambem acontece o mesmo mecanismo neva bem mais mais tipo 5 vezes mais em media mas a temperatura nao e tao baixa para a acumulacao se tornar tao alta 1mm de neve em hokuriku equivale a 2 cm de neve 1 mm em tohoku pode se tornar 5 a 6 cm de neve pelo menos pelo que eu tava vendo.

E o aquecimento global se agrava e nevara mais e mais, o interessante e que enquanto nas cidades proximas ao mar do japao fica nevando por dias consecutivos a 20 60km indo em direcao ao interior pode nao ter caido nem 1 cm a neve cai quase exclusivamente proximo ao mar do japao e nas cordilheira proximas.

Aqui em nagano em quanto em Otari mura(400m) cai 500mm em janeiro. 40 km ao sul indo em direcao ao interior cai 15 20 mm no mes de janeiro em azumino(600m)
 

Danilo2012

Nimbostratus
Registo
18 Abr 2010
Mensagens
761
Local
Japao,Nagano 720m 36N
Sigo em Nagano Hoje com um dia de degelo a temperatura maxima prevista sera de 13c bem primaveril, o dia esta claro mais o ceu nao esta azul esta meio branco mais o sol ta penetrando as nuvens.

Amanha esta previsto uma area de baixa pressao vinda do norte que trara chuva apos a passagem da frente fria dessa baixa pressao comecara a nevar e o frio voltara e depois ficara 3 dias nublados e nevara de novo e a temperatura ficara baixa e o vento ficara forte tipico de inverno. Mais nao sera durador essa massa de ar frio ficara alternando entre quente e frio