Seguimento Astronomia 2009

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Ficam já avisadas as pessoas de Viseu ou da zona , ou até de longe mas que queiram vir a Vila Chã de Sá, ao campo de futebol, dia 22/5/2009( próxima sexta-feira) às 21horas para uma observação nocturna das estrelas.

Peço desde já que se não souberem onde é , vão ao Google Earth, ou então contactem-me através do meu e-mail: alex.lee_primox@hotmail.com

Venham acompanhar-nos!!!:hehe::hehe::hehe:
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Video espectacular da partida dum Atlas V levando a bordo o Lunar Reconnaissance Orbiter e o Lunar Crater Observation and Sensing Satellite

 
Editado por um moderador:

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
The first HD Video Lunar Surface Flyover from Lunar Reconnaissance Orbiter
(let's dedicate this to Michael Jackson and his moonwalk)

 
Editado por um moderador:

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Espectáculo! :)

Depois de ver o aspecto nas chamas já à saída da atmosfera no primeiro vídeo, vou deixar de dizer mal dos efeitos especiais em filmes de Ficção Científica! :D
 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
Eclipse solar mais longo do séc.XXI vai mergulhar o Oriente na escuridão


Dentro de dois dias, a Índia e a China vão viver uma escuridão, com mais de seis minutos, devido ao eclipse solar mais longo do século XXI. O eclipse poderá ser observado por dois mil milhões de pessoas.
Só daqui a 123 anos, a Lua vai esconder o Sol durante mais de seis minutos e 39 segundos, a duração prevista para o eclipse solar que esta quarta-feira vai deixar o Oriente às escuras.

Índia, Nepal, Butão, Bangladesh, Birmânia, China e até mesmo as ilhas japonesas de Ryukyu vão mergulhar no escuro pouco depois do amanhecer.

A Índia vai ser a primeira a assistir ao eclipse, no estado indiano de Guarajat a partir das 6:23 da manhã, hora local, a Lua vai começar a encobrir o Sol.

Para indianos e chineses os eclipses inspiram maus presságios e quanto mais longos são tanto pior. Um astrólogo de Bombain diz que o fenómeno representa um momento muito perigoso para o universo.

Guerras, atentados, catástrofes naturais trazidas pelo escuro, acreditam os astrólogos e os que ainda nos dias de hoje confiam nos mitos e lendas da antiguidade.

O site chinês Baidu.com diz que a probabilidade de ocorrerem actos violentos ou guerras por ocasião de um eclipse total é de 95 por cento.

Fonte : TSF
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Boa Tarde, podem-me esclarecer uma duvida que já há muito tempo que me intriga:unsure:, na lua há vento:huh:.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Boa Tarde, podem-me esclarecer uma duvida que já há muito tempo que me intriga:unsure:, na lua há vento:huh:.

Não, não há vento.

Passo a explicar reduzidamente:
Na Lua não há gases, devido ao fraco poder gravitacional da mesma, que impede os gases de se manterem perto dela.
Deste modo, forma-se o vácuo, onde não há ar, e consequentemente também não há vento, porque este é ar em movimento.
Por exemplo: se puseres uma bandeira na Lua e a abanares, ela imediactamente se coloca imóvel, e por vezes nem seque cai...

Esclarecido?;)
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Não, não há vento.

Passo a explicar reduzidamente:
Na Lua não há gases, devido ao fraco poder gravitacional da mesma, que impede os gases de se manterem perto dela.
Deste modo, forma-se o vácuo, onde não há ar, e consequentemente também não há vento, porque este é ar em movimento.
Por exemplo: se puseres uma bandeira na Lua e a abanares, ela imediactamente se coloca imóvel, e por vezes nem seque cai...

Esclarecido?;)

Obrigado pedro por me esplicares:thumbsup:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Só para recordar que o Verão é calmo a nível meteorológico mas as noites são óptimas para astronomia.

Entre astros e satélites, todos os dias há coisas interessantes para ver.
Ainda ontem vi uma bela passagem da ISS com uma boa magnitude (-2.5) bem como do Space Shuttle junto desta, e hoje vai haver outra. Júpiter também tem estado bonito, nestes dias é grande a vontade de ver a nova mancha provocado pelo impacto de há dias atrás. Na próxima semana decorrem várias astrofestas. Mesmo com uns simples binóculos 10x50 podemos ver as luas de Jupiter, desde que usemos um suporte como um tripé. Hoje também vou deslocar-me a um local próximo para tentar apanhar um flare dum Iridium de magnitude -7.

Muitos já conhecem, mas para os que ainda não, o melhor site para seguir os céus é o Heavens above:
http://www.heavens-above.com/

E o melhor software gratuito é o Stellarium:
http://www.stellarium.org/
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
É só para avisar que na noite dde 12 para 13 de Agosto(terça para querta) será o ponto alto para a observação d meteoros, segundo fontes científicas...:D
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
É só para avisar que na noite dde 12 para 13 de Agosto(terça para querta) será o ponto alto para a observação d meteoros, segundo fontes científicas...:D

Se te referes à tradicional chuva de meteoros das Perseidas, este ano o espectáculo será um pouco prejudicado pela Lua como se pode ver neste mapa celeste para as 02:00 da madrugada de 12 de Agosto. Pelo menos entre a radiante e a Lua não se deve ver nada.

perseides.jpg
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Se te referes à tradicional chuva de meteoros das Perseidas, este ano o espectáculo será um pouco prejudicado pela Lua como se pode ver neste mapa celeste para as 02:00 da madrugada de 12 de Agosto. Pelo menos entre a radiante e a Lua não se deve ver nada.

perseides.jpg

Sim falava disso.
Em relação ao problema da Lua, é pena...:(:sad: