Seguimento Astronomia 2011

Estado
Fechado para novas mensagens.


Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,738
Local
Loures
A que horas mais ou menos passa hoje? Em Lisboa (não sei se é igual em todos os locais) começa em que constelação (+/-) e acaba em que constelação (+/-)??
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A que horas mais ou menos passa hoje? Em Lisboa (não sei se é igual em todos os locais) começa em que constelação (+/-) e acaba em que constelação (+/-)??

Eu expliquei como se via isso 2 posts atrás, mas se há preguiça fica aqui o link para Lisboa:
http://www.heavens-above.com/PassSu...at=38.717&lng=-9.133&loc=Lisboa&alt=56&tz=PWT

Hoje há duas passagens, mais fracas (magnitude) que a de ontem, e de Lisboa serão baixas no horizonte.


Amanhã é que há outra excelente de -3,4 em Lisboa ou -3.5 em Faro.

passgtracklargegraphica.jpg
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,738
Local
Loures
Eu expliquei como se via isso 2 posts atrás, mas se há preguiça fica aqui o link para Lisboa:

Eu vi, mas acho que vi foi outra coisa, aparecia um mapa e eu tinha de colocar o ícone na minha localização e depois dizia as informações relativas à localização-ISS.

Desculpe, e obrigado:)

PS: Se alguém perceber muito de astronomia, e que me queira tirar umas dúvidas, adicione-me por favor: dududuartesousa@hotmail.com
 

cargil48

Cirrus
Registo
29 Jun 2011
Mensagens
7
Local
Porto
Bem, eu vi hoje e nitidamente, só o que me espantou foi a trajectória! Seria quase um W-E (portanto de Oeste para Leste), aí mais ou menos a uns 45º/50º acima do horizonte e comigo virado para N. Vi nitidamente (junto com meu filho que já a viu N vezes) até desaparecer na linha de edifícios a E. Ponto de observação: Porto.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
moonqc.jpg


Sunrise on the Moon

On June 10, 2011, NASA's Lunar Reconnaissance Orbiter angled its orbit 65° to the west, allowing the spacecraft's cameras to capture a dramatic sunrise view of the moon's Tycho crater.

A very popular target with amateur astronomers, Tycho is located at 43.37°S, 348.68°E, and is about 51 miles (82 km) in diameter. The summit of the central peak is 1.24 miles (2 km) above the crater floor. The distance from Tycho's floor to its rim is about 2.92 miles (4.7 km).

Tycho crater's central peak complex, shown here, is about 9.3 miles (15 km) wide, left to right (southeast to northwest in this view).

Image Credit: NASA/Goddard Space Flight Center/Arizona State University
http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_1987.html
 

FRibeiro

Cumulus
Registo
26 Nov 2009
Mensagens
102
Local
França
Hoje também eu consegui ver!
Realmente um objecto bem brilhante a passear pelo céu...Passava bem por um ovni x) no entanto lentinho lol

Já tenho visto satélites, mas a ISS supera no brilho! Vale apena ver numa próxima
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,738
Local
Loures
Boas.

Pessoal, digam-me uma coisa, as horas que aparecem aqui já estão na hora portuguesa ou temos de adicionar uma hora para ficar no nosso horário?
 
Estado
Fechado para novas mensagens.