Após dias de tempo calmo, o primeiro evento de tempo severo do ano deve se iniciar nas próximas horas, com os altos valores de precipitação previstos (entre 75 e 125mm somente na quinta-feira).
Nessa noite de quarta-feira tempestades intensas já foram registradas em algumas regiões do Sul. Blumenau/SC teve 80mm em apenas meia hora, já Maringá/PR, um das principais cidade do interior do PR, uma estação do Simepar registrou 50 mm em 30min, com rajada de vento de 110km/h.
Porto Alegre também registrou temporais no final da tarde e início da noite, como na foto abaixo, de Fernando Mainar.
O mau tempo na quinta será causado em parte pelo contraste de temperaturas com o avanço de uma forte massa de ar polar para a época. O amanhecer terá neve na Patagônia e temperaturas tropicais no Sul do Brasil e Paraguai.
Dia começando com alagamentos em Blumenau/SC. Desde a noite de ontem choveu 153 mm na cidade.
Segundo a Defesa Civil, cerca de 60 casas foram afetadas por deslizamentos de terra.
Amanhã (dia 8) se formará na costa de uma SC uma baixa com potencial para evoluir para depressão subtropical.
Na próxima quinta (dia 12) o modelo europeu prevê uma baixa bem mais aprofundada, com valores entre 994/996hpa e suporte para desenvolvimento de um sistema tropical: ar quente e úmido, pouca influência de shear e águas entre 27º/29ºC. Esse cenário é suportado há alguns dias.
Um canal de umidade entre o Norte e o Sudeste do país tem provocado chuva intensa nos últimos dias.
A cidade de São Paulo registrou até ontem um acumulado de chuva de 302 mm. É o janeiro mais chuvoso desde 2012, quando choveu 332,6mm.
Última atualização do mapa do Monitor de Secas do Nordeste.
Pesquisadores preveem agravamento da seca no Nordeste entre fevereiro e abril
A seca na Região Nordeste, que já dura cinco anos, deve se agravar ainda mais no período de fevereiro a abril, de acordo com a Previsão Climática Sazonal. O documento foi elaborado pelo Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal (GTPCS), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
As previsões indicam que neste ano haverá menos chuvas na região, causando preocupação com o quadro hídrico. Segundo o documento, a tendência é que os reservatórios do Nordeste não tenham recuperação significativa durante a estação chuvosa, uma vez que as precipitações devem ficar abaixo da média histórica.
Os pesquisadores alertam para o "acentuado risco" de esgotamento da água armazenada em represas e açudes, entre os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco.
A primeira onda de frio de 2017 está entrando no sul do Brasil.
Há registros de diversos eventos de tempo severo neste momento, incluindo tornados.
Aqui na região metropolitana de Florianópolis, houve registro de ventos fortes, granizo e quedas de árvores.
No Paraná, fortes rajadas de vento provocaram o destelhamento de uma loja de material de construção em Palotina - PR. Crédito das imagens: Daniela Frana.
Em São Francisco de Paula há pelo menos duas mortes, uma dezena de desaparecidos e 70 feridos devido a um tornado.