Seguimento Especial BARBARA (19-21 Out 2020)

O centro da Barbara já terá passado nesta altura pela latitude de Lisboa?

A rotação do vento, a descida de temperatura, a precipitação fraca e o aspecto do movimento geral no radar e satélite parecem-me indicar que sim.

Vw0w8PV.jpg

SDw3GkD.jpg

aFkXQKT.jpg

Por Beja chove quase de forma interrupta à algumas horas. De acordo com a estação a 10 km da cidade, cerca de 50mm até agora. Finalmente vou ver os campos com algum verde nas próximas semanas.

Vila Viçosa prestes prestes a chegar aos 100mm. Neste momento com 98.4mm.. Estremoz já nos 104mm e o Redondo já nos 105mm. Imagino como devem estar as ribeiras na zona da Serra d'Ossa. :shocking:

Já vi vários vídeos da estradas na zona de Évora e parecem autenticas piscinas. Várias ribeiras e rios a galgar margens. Isto se tivesse acontecido com os solos já com alguma água seria problemático.

EDIT: entretanto Vila Viçosa já vai nos 104mm :shocking:

Quase 150mm em Portalegre e continua a chover imenso :eek: Que dia por lá e pelo radar ainda promete mais...

Vários estações do Alentejo Central também superam os 100mm.

60mm na netatmo.

Vamos ver se a EMA bate o recorde de 1986, onde registou 137.9mm/24h no dia 16 de setembro. Nestas situações os acumulados variam sempre um pouco geograficamente.

Continua a chover forte.
Não sabia que tinha registado esse valor. Nas normais do IPMA, o valor mais alto de todos os meses no período 71/2000 é 75.5mm em Outubro de 1979. No entanto, acredito que já tenha registado valores superiores...

Longe dos valores noutros lugares do país, mas Coimbra acumulou hoje 43,1 mm, nada mau! Já o pluviómetro na Figueira deve ter entupido ontem à tarde...
Não sabia que tinha registado esse valor. Nas normais do IPMA, o valor mais alto de todos os meses no período 71/2000 é 75.5mm em Outubro de 1979. No entanto, acredito que já tenha registado valores superiores...
Pois, também foi o meu pensamento, não está esse máximo nas normais

Longe dos valores noutros lugares do país, mas Coimbra acumulou hoje 43,1 mm, nada mau! Já o pluviómetro na Figueira deve ter entupido ontem à tarde...

Pois, também foi o meu pensamento, não está esse máximo nas normais
Ah, interessante. Então deve ter sido desconsiderado, e nesse caso seria recorde.

Hoje é um dia histórico de chuva no Alentejo.
Estou sem luz em casa.

Um jantar romântico à luz das velas com a Bárbara. :D :inocente: :malandro:

O Estádio do Algarve virou piscina :lol:

21931762_QVw7m.jpeg