Boas...a manhã ainda foi bem regada ,mais um aguaceiro forte a meio da tarde,com o final de tarde calmo e céu com boas abertas ,ontem foi uma boa rega ,com 14.7ºC e 11.0mm...em 48h chegou perto dos 132.0mm . Dados de ontem 14.4ºC / 18.0ºC e 103.0mm de .
Mais aguaceiros, sem conseguirem acumular algo mais significativo na maior parte das estações: Bragança teve registo de precipitação em todas as horas das últimas 24 horas: Penhas Douradas, à sombra das encostas Sul e Sueste da Estrela, não teve acumulados perto das estações desse lado da cordilheira:
Boas Hoje mais 12 mm Elevando para 82 mm. Fui espreitar a ribeira de Atrozela(nasce na serra, lagoa azul) aqui perto, e qual é o meu espanto que corre bem e água cristalina. Certamente que a zona da lagoa Azul terá tido acumulados totais bem superiores a 100 mm.
Boas, hoje ainda tivemos bons momentos, de chuva, sol, lindos arco-íris, com um acumulado nestes 3 dias de 158.1 mm, maravilha, venham mais Barbaras.
Final de tarde com aguaceiros no sudeste algarvio. Castro Marim acumulou ate agora 7,8 mm. Ayamonte passou dos 8 mm.
Boa noite, Em Alvalade do Sado no dia de ontem (20/10/2020) o acumulado de precipitação foi de 60 mm. Hoje acumulou 5,0 mm. Houve zonas aqui próximas quase a atingir os 80 mm. Sem dúvida uma excelente rega. Seria bom que a chuva continuasse, para o desagravamento da seca.
Boa noite, Hoje foi o dia da pós-frontal da Bárbara. Os aguaceiros seguiram-se durante a manhã, acumulando 2 mm. Aqui está o resumo dos acumulados dos últimos três dias: - Segunda: 41,4 mm - Terça: 40,1 mm - Quarta: 2 mm - Total: 83,5 mm Um ótimo evento, portanto! Mas o mais curioso é que parece que, mesmo com mais de 80 mm em três dias, os solos ainda não estão saturados e absorvem alguma água, o que demonstra o quão secos estavam os solos antes!
Mais alguns acumulados no dia de hoje, no Sotavento Algarvio. Ainda bem que tem chovido por lá! - Olhão: 2,2 mm - Tavira: 0,9 mm - Castro Marim: 8,5 mm - Martinlongo: 5,7 mm Não incluo os dados de Vila Real de Santo António porque já reparei que a estação não está a registar bem a precipitação, ainda por cima se tivermos em conta que a linha de instabilidade entrou exatamente pela zona.
Tem havido várias trovoadas, com incidência maior na Região Centro e Interior. Entre as descargas registadas pelo IPMA, esta foi a mais intensa que encontrei, de uma trovoada sobre Castelo de Vide que não terá durado mais de 20 minutos, associada a uma das raras células, neste pós-Barbara, que atingiu uma altitude dos topos superior a 10 Km:
Eu na minha estação em Manta Rota registrei aproximadamente 80mm de precipitação ontem. Hoje sigo nos 8mm.
Boa noite, Infelizmente compromissos profissionais não permitiram acompanhar o dia de ontem como gostaria. Felizmente que não se verificaram as piores previsões relativamente ao vento para esta zona. Não consegui perceber onde passou o centro da depressão... li algures aqui no fórum que as condições mais agrestes no que toca a vento e precipitação se localizavam no flanco sudeste da depressão. De acordo com os relatos, os efeitos da depressão foram mais sentidos no Alentejo e Algarve, teria o centro da depressão entrado em Portugal pela zona de Lisboa? Hoje o dia foi calmo, regime de aguaceiros fracos; céu tornou-se gradualmente pouco nublado a partir do meio da tarde. Vento moderado com rajadas, enfraquecendo ao final da tarde. Máxima de 23.0ºC Acumulado 1.78 mm não dou ainda como fechado, pois, a avaliar pelo radar, existem aguaceiros nas redondezas.
Sabugal e Covilhã com uns dos maiores totais acumulados no evento mostram que este foi um evento especialmente generoso para o Interior Centro e para o Sul: Mais acumulados horários deste terceiro dia ainda afecto à passagem da Barbara:
Aviso à Navegação Vamos dar por encerrado o seguimento especial referente à depressão Bárbara. Podemos voltar aos tópicos de seguimento habituais O tópico fica aberto para possíveis novos posts sobre dados, notícias, imagens, etc. que ainda venham a aparecer. Tirando isso, o seguimento meterológico volta ao sítio do costume. Obrigado
Ainda sobre os efeitos da chuva de ontem no Rio Caia: Algumas quedas de árvores, mas felizmente o vento não foi tão agressivo como o previsto. Acumulados totais destes 3 dias na zona: Portalegre (MeteoAlentejo): 178.7mm Portalegre: 161.6mm Netatmo: 78.7mm Elvas: 47mm Campo Maior (MeteoAlentejo): 40.4mm